Linha do Tempo

 
2018
outubro 25

Reunião com Instituto Bandeirantes

A parceria do FONIF com o Grupo Bandeirantes, iniciada em 2017, deu mais um passo importante com a realização de um encontro com a direção do Instituto Bandeirantes – IB. A reunião, realizada com o objetivo de alinhar iniciativas de apoio do IB às ações promovidas pelo FONIF em defesa da filantropia, teve a participação de Denise Arbex, Catarina Casanova e Shirlei Figueiredo Alves, do IB, além de representantes do FONIF – Custódio Pereira, presidente; Euler Pereira Bahia, vice-presidente; Thiago Cabral, diretor jurídico; e Suli Moreira, secretária executiva. Clique para ver mais detalhes.

outubro 20

Dia Nacional da Filantropia

A campanha pelo Dia Nacional da Filantropia teve ampla visibilidade em 2018. A filantropia foi pauta de diversos sites de instituições filantrópicas altamente reconhecidas e respeitadas, além de destaque em importantes veículos da mídia.

setembro 26

IV Fórum das Entidades Filantrópicas

O IV Fórum das Entidades Filantrópicas, mediado pelo FONIF, foi organizado com o objetivo de concluir o Projeto de Lei Complementar (PLC) das Entidades Filantrópicas. Nele foi abordado o tema da contrapartida e sanções em caso de descumprimento da mesma. O encontro contou com a presença de quase 150 representantes de entidades beneficentes que construíram coletivamente a proposta de projeto de lei para o setor.

setembro 21

Lançamento do portal Dia Nacional da Filantropia

O FONIF apresentou aos seus associados o projeto do Dia Nacional da Filantropia, data que visa estimular ações relacionadas ao setor filantrópico em três eixos principais: 1) Voluntariado, 2) Conhecimento, e 3) Transparência. Todas as atividades tem como ponto de convergência o portal do Dia Nacional da Filantropia (www.dnf.org.br), no qual os participantes podem cadastrar as atividades realizadas em todo o País, contribuindo para a consolidação de um grande mapa da filantropia e da solidariedade no Brasil.

setembro 21

FONIF em Ação

O FONIF em Ação reuniu associados para apresentar a prestação de contas das principais atividades desenvolvidas pela instituição. Na programação do evento, destaque para o lançamento da campanha do Dia Nacional da Filantropia e a atualização da pesquisa “Contrapartida das Filantrópicas”, realizada pela instituição em 2018.

agosto 10

Suli de Moura é contratada como Secretária Executiva do FONIF

O FONIF contratou Maria Ursulina de Moura – Suli como Secretária Executiva. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Mackenzie, Suli conta com mais de 17 anos de experiência nas áreas de educação e saúde, além de 23 anos de atuação no mercado financeiro. Suli chega para agregar às ações promovidas pelo Fórum e ampliar as ações do FONIF. A tarefa da Secretária Executiva será intensificar os planos de expansão do Fórum e reforçar as estratégias de crescimento e reconhecimento.

2017
julho 12

Apoio Rede Bandeirantes

O presidente do FONIF, Custódio Pereira, apresentou o projeto do Dia Nacional da Filantropia ao presidente da Rede Bandeirantes, Johnny Saad, com o objetivo de angariar o relevante apoio da emissora para a causa. “O resultado deste encontro foi muito positivo. Tivemos uma ótima receptividade e apoio total à nossa iniciativa”, relatou Pereira.

2018
junho 26

Sustentabilidade financeira de hospitais filantrópicos é tema de audiência pública no Senado

O Senado Federal promoveu audiência para debater a “Política de Atenção Hospitalar e da Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no Sistema Único de Saúde”. A audiência contou com a presença do FONIF, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), representantes de Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, das Santas Casas de Misericórdia e de instituições filantrópicas parceiras.

junho 18

III Fórum das Entidades Filantrópicas

Aconteceu nos dias 18 e 19 de junho o III Fórum das Entidades Filantrópicas, em Brasília/DF. O encontro foi articulado pelo FONIF para as instituições debaterem demandas do setor, além de votarem os acordos e artigos propostos nos fóruns anteriores para a elaboração da Lei Complementar.

junho 5

Receita Federal recebe comitiva do FONIF para audiência

O impacto da atuação das filantrópicas no Brasil foi tema de audiência realizada com o Subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal do Brasil, Luiz Fernando Teixeira Nunes, em Brasília. Foram apresentados, por membros do FONIF, aspectos tributários das imunidades garantidas ao setor filantrópico pela Constituição Federal.

maio 28

Setor filantrópico é tema de audiência no Tribunal de Contas da União

No dia 28 de maio, representantes do FONIF foram recebidos em Brasília pelo Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Raimundo Carreiro, para audiência que teve o objetivo de apresentar a abrangência e relevância das instituições filantrópicas no cenário nacional.

abril 5

Audiência pública no Senado debate a importância da filantropia

Atendendo a uma solicitação do FONIF, aconteceu no Senado Federal, em Brasília, uma audiência pública para debater a relevância das instituições filantrópicas no cenário nacional. A audiência foi requerida pela senadora Ana Amélia (PPS/RS), presidente da Comissão de Assuntos Sociais.

abril 4

Proposta de alteração na PEC 287 para a área da saúde

O FONIF participou de um encontro promovido pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), em conjunto com a Frente Parlamentar das Santas Casas e representantes de federações e hospitais filantrópicos do Brasil, presidido pelo Deputado Antônio Brito. Na ocasião, foi apresentada a proposta de alteração do texto da PEC da Reforma da Previdência, com inclusão do termo “imunidade tributária” no texto do Art. 195, parágrafo 11-B, proposta pelo FONIF.

janeiro 23

Almoço para voluntários

O FONIF realizou um almoço em homenagem àqueles que doam tempo e talento por amor à causa das filantrópicas: os voluntários. “Nossos voluntários demonstram total competência, qualificação e engajamento no trabalho, formando uma rede extremamente compromissada”, disse o presidente Custódio Pereira.

2017
outubro 20

Logomarca Dia Nacional da Filantropia

Logo Dia da Filantropia_FONIF

Em outubro de 2017, o Dia Nacional da Filantropia ganha uma logomarca exclusiva, desenvolvida pelo designer Antônio Roberto de Oliveira, que traduz em imagem os conceitos que dão sentido à causa filantrópica: o acolhimento e o amor à humanidade. Neste mesmo mês, o FONIF promove uma campanha com instituições do setor, com o objetivo de divulgar a iniciativa e conquistar aderência e apoio à instituição da data.

setembro 21

Dia Nacional da Filantropia

Em setembro de 2017, a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de autoria do Deputado Antônio Brito para realização de Audiência Pública que discutiu a instituição do Dia Nacional da Filantropia. Na sessão histórica de 21/9, que constituiu o primeiro passo para essa conquista, foi aprovado o andamento dos processos para a instituição oficial da data no calendário nacional, o que deve ser finalizado em 2018. Clique aqui para conferir o requerimento.

agosto 18

Revisão do Planejamento Estratégico

FONIF_Revisão do Planejamento Estratégico

Membros do FONIF se reuniram em 18 de agosto de 2017 para a revisão do Planejamento Estratégico da Instituição, conduzido mais uma vez pelo Prof. Eliezer Arantes da Costa. A revisão visa à melhoria continua e maior efetividade das ações do FONIF em favor do setor filantrópico brasileiro.

agosto 4

Jornal da Band

FONIF é destaque no Jornal da Band

A contrapartida da filantropia em benefícios nas áreas da saúde, educação e assistência social e a atuação do FONIF na defesa do setor foram destaque em duas reportagens realizadas pelo Jornal da Band, nos dias 04 e 05 de agosto, sobre a filantropia no Brasil. Confira na nossa página de vídeos.

julho 1

Parceria com o IBGC

O FONIF firma parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para oferecer cursos customizados na área de governança para instituições filantrópicas.

março 14

Caravana da Filantropia

Caravana da Filantropia

Mais de cem líderes de entidades filantrópicas de todo o Brasil reuniram-se em Brasília em um encontro histórico, organizado pelo FONIF. A Caravana da Filantropia dialogou com o poder público a respeito da contribuição do setor para a sociedade e a importância de manter garantidos os seus direitos no projeto de Reforma da Previdência discutido atualmente. O movimento uniu o setor e conquistou importantes aliados na luta da filantropia para continuar atendendo as pessoas mais pobres do nosso país.

© Copyrights 2015 FONIF

Desenvolvido por: AW Digital