Linha do Tempo

 
2017
outubro 20

Logomarca Dia Nacional da Filantropia

Logo Dia da Filantropia_FONIF

Em outubro de 2017, o Dia Nacional da Filantropia ganha uma logomarca exclusiva, desenvolvida pelo designer Antônio Roberto de Oliveira, que traduz em imagem os conceitos que dão sentido à causa filantrópica: o acolhimento e o amor à humanidade. Neste mesmo mês, o FONIF promove uma campanha com instituições do setor, com o objetivo de divulgar a iniciativa e conquistar aderência e apoio à instituição da data.

setembro 21

Dia Nacional da Filantropia

Em setembro de 2017, a Câmara dos Deputados aprovou requerimento de autoria do Deputado Antônio Brito para realização de Audiência Pública que discutiu a instituição do Dia Nacional da Filantropia. Na sessão histórica de 21/9, que constituiu o primeiro passo para essa conquista, foi aprovado o andamento dos processos para a instituição oficial da data no calendário nacional, o que deve ser finalizado em 2018. Clique aqui para conferir o requerimento.

agosto 18

Revisão do Planejamento Estratégico

FONIF_Revisão do Planejamento Estratégico

Membros do FONIF se reuniram em 18 de agosto de 2017 para a revisão do Planejamento Estratégico da Instituição, conduzido mais uma vez pelo Prof. Eliezer Arantes da Costa. A revisão visa à melhoria continua e maior efetividade das ações do FONIF em favor do setor filantrópico brasileiro.

agosto 4

Jornal da Band

FONIF é destaque no Jornal da Band

A contrapartida da filantropia em benefícios nas áreas da saúde, educação e assistência social e a atuação do FONIF na defesa do setor foram destaque em duas reportagens realizadas pelo Jornal da Band, nos dias 04 e 05 de agosto, sobre a filantropia no Brasil. Confira na nossa página de vídeos.

julho 1

Parceria com o IBGC

O FONIF firma parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para oferecer cursos customizados na área de governança para instituições filantrópicas.

março 14

Caravana da Filantropia

Caravana da Filantropia

Mais de cem líderes de entidades filantrópicas de todo o Brasil reuniram-se em Brasília em um encontro histórico, organizado pelo FONIF. A Caravana da Filantropia dialogou com o poder público a respeito da contribuição do setor para a sociedade e a importância de manter garantidos os seus direitos no projeto de Reforma da Previdência discutido atualmente. O movimento uniu o setor e conquistou importantes aliados na luta da filantropia para continuar atendendo as pessoas mais pobres do nosso país.

março 2

STF reconhece que a regulamentação das imunidades tributária das instituições filantrópicas cabe apenas à Lei Complementar

STF reconhece que a regulamentação das imunidades tributária das instituições filantrópicas cabe apenas à Lei Complementar

Inaugurada em 1999, sob o patrocínio do Prof. Dr. Ives Gandra Martins, membro do Conselho de Notáveis do FONIF, presente neste julgamento, o STF declarou inconstitucional os dispositivos objeto das ADIn’s,  com efeito vinculante em todas as instâncias, e assegurou a imunidade tributária às instituições filantrópicas, garantindo que o setor possa continuar sua missão em todo o país. Uma conquista histórica para a filantropia no Brasil.

janeiro 16

Editorial do Estadão apoia instituições filantrópicas

Editorial do Estadão apoia instituições filantrópicas

Editorial defende que o incentivo às filantrópicas resulta em expressivo ganho para o Brasil, conforme demonstra pesquisa inédita do FONIF que mensura a contrapartida do setor para o País.

2016
novembro 7

Entrevista ao Jornal Record News

Entrevista ao Jornal Record News

Custódio Pereira, presidente do FONIF, foi convidado para participar do Jornal Record News, ancorado pelo jornalista Heródoto Barbeiro, para explicar como funciona a questão de recolhimento da previdência na área filantrópica e como a reforma previdenciária pode afetar esse setor.

outubro 24

Reunião com Geraldo Alckmin

Reunião com Geraldo Alckmin

A reunião com o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, teve o objetivo de apresentar os resultados da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, realizada pelo FONIF.

setembro 10

Pesquisa sobre o setor filantrópico entregue ao STF

Pesquisa sobre o setor filantrópico entregue ao STF

Dr. Ives Gandra, membro do Conselho de Notáveis do FONIF, utilizou os dados da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil” para embasar o Memorial entregue a todos os ministros do STF para o julgamento da ADIn 2028.

agosto 10

Audiência com ministro da Casa Civil

Audiência com ministro da Casa Civil

Audiência com o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha para apresentar a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o País”.

agosto 8

Lançamento de pesquisa inédita sobre o setor filantrópico

Lançamento de pesquisa inédita sobre o setor filantrópico

O FONIF divulga pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o País” em Brasília na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a presença de representantes de instituições filantrópicas e imprensa.

junho 16

Lançamento da Agenda Político-Institucional

Lançamento da Agenda Político-Institucional

O Comitê Legal e Regulatório realizou um mapeamento de Projetos de Lei em tramitação no Congresso relacionados à filantropia, emitindo parecer do FONIF a respeito.

2015
novembro 9

Lançamento oficial do documento “Submissão ao Congresso Nacional de Sugestões de Ementas para a Lei 13.019/2014”

Submissão ao Congresso Nacional de sugestões de ementas para a Lei 13.019/2014, mais conhecida como Marco Regulatório do Terceiro Setor, elaboradas pelo Comitê Legal e Regulatório do FONIF e entidades parceiras, como a CEBRAF.

setembro 9

Site do FONIF

Site do FONIF

Desenvolvido em parceria com a Agency.

julho 31

Audiência pública sobre Lei n° 13.019

Audiência pública sobre Lei n° 13.019

FONIF participa da audiência pública sobre Lei n° 13.019 a convite do Deputado Eduardo Barbosa (PSDB /MG), defendendo a posição das filantrópicas e obtém resultados favoráveis ao setor.

julho 1

Lei Rouanet da Educação

FONIF apresenta projeto da Lei Rouanet da Educação

Como parte da atuação em defesa das entidades benefi­centes sem fins lucrativos, o FONIF apresentou um anteprojeto de lei que propõe a criação de incentivos fiscais a pessoas físicas e jurídicas que fizerem doações à área da educação. Apresentada como a ‘Lei Rouanet da Educação’, o objetivo é a captação e o direcionamento de recursos privados a políticas de am­pliação dos investimentos, melhoria da qualidade e da rede de escolas públicas e privadas, além de estimular a construção ou ampliação de unida­des escolares, financiar programas de atualização e aperfeiçoamen­to de profissionais da educação escolar, propiciar a concessão de bolsas de estudo, dentre outros.

maio 22

Constituição jurídica do FONIF

Formalização do fórum como entidade associativa em reunião realizada na sede do Instituto Presbiteriano Mackenzie. As instituições fundadoras foram: ANEAS (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social), APF (Associação Paulista de Fundações), Associação Santa Marcelina, CEBRAF (Confederação Brasileira de Fundações), Instituto Adventista de Ensino e Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Membros da Diretoria: Custódio Pereira (presidente); Carlos Fritzen, Dora Silvia Cunha Bueno, Euler Pereira Bahia, Maurício Melo de Meneses (vice-presidentes); Liliane Pellegrini (Diretora de Comunicação) e Thiago Ferreira Cabral (Diretor Jurídico).

maio 7

Comitiva à Brasília

Comitiva à Brasília

Durante três dias, 23 representantes do setor filantrópico dialogaram com Senadores e Deputados no Congresso Nacional, expondo as dificuldades enfrentadas pelas instituições filantrópicas nos últimos anos. O FONIF se comprometeu a realizar levantamento de dados e apresentar números referente aos benefícios gerados pela filantropia.

© Copyrights 2015 FONIF

Desenvolvido por: AW Digital