Reunião discutiu o fortalecimento da filantropia como braço importante do Estado na oferta de direitos sociais à população

O Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (FONIF) participou hoje, 15 de janeiro, de uma reunião no Palácio do Planalto com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O encontro foi realizado com o objetivo de discutir a importância da filantropia como parceira do Estado na oferta de direitos sociais à população.

Durante a reunião, foi apresentada em primeira mão a atualização da pesquisa ‘A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil’, produzida pelo FONIF em parceria com a consultoria independente Dom Strategy Partners. A primeira versão da pesquisa, lançada em 2016, apurou, entre outros números, que a cada R$1 concedido pelo Estado como imunidade fiscal às entidades filantrópicas, o setor traz retorno de R$6 em benefícios para a sociedade.

“A segunda fase da pesquisa traz números ainda melhores que a anterior e mostram a força da atividade filantrópica no Brasil. Nosso objetivo foi demonstrar nesse encontro o quanto as atividades filantrópicas são fundamentais para o País, sempre favorecendo e beneficiando a população brasileira”, comenta o presidente do FONIF, Custódio Pereira.

Além da apresentação da pesquisa, a comitiva do FONIF também aproveitou o encontro para entregar ao Presidente a minuta do Projeto de Lei Complementar sobre Filantropia, elaborado conjuntamente pelo setor a partir de uma iniciativa encabeçada pela instituição, com a realização de fóruns realizados ao longo de 2017 e 2018.

O encontro teve também a participação dos vice-presidentes do FONIF, Dora Silvia Cunha Bueno, Caio Thomas, Edson Rogatti e Euler Pereira Bahia, além do Diretor Jurídico Thiago Cabral, do professor Antônio Veronezzi e de representantes da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda). Participaram também a Confederação das Santas Casas de Misericórdia Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), Congregação de Irmãs de Santa Marcelina e a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC).

 

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.