Diretoria e Conselhos

Diretoria

CUSTÓDIO PEREIRA - PRESIDENTE
Economista, pós-graduado em Finanças (FAAP), especialista em Ensino Superior, Mestre em Administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Doutor em Economia (Universidade de São Paulo). Possui cursos de Extensão nas Universidades de Salamanca, Espanha, Berkeley, Dominican University of Califórnia, Robins School of Business e University of Richmond, estas quatro últimas nos Estados Unidos.

É Diretor Geral da Associação Santa Marcelina, mantenedora dos Colégios e das Faculdades Santa Marcelina. Conselheiro do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Diretor da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Integrante do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, da FIESP. Membro do Conselho Superior da Fundação Educacional Presbiteriana. Presidente-Fundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Conselheiro Independente do Conselho de Administração (CAD) do Grupo Marista, mantenedor da PUC-PR, Faculdades, Colégios, Hospitais entre outras organizações.

Ocupou vários cargos na gerência geral em bancos e instituições financeiras, bem como de Diretor Administrativo e Financeiro na multinacional Gotaverken Industria e Comércio SA, Controller do Grupo A. Araújo S/A Engenharia e Montagens, Sócio e Diretor Administrativo Financeiro da Gasa Gurgel Araújo S/A. Diretor Financeiro e Diretor-Presidente do Instituto Mackenzie, mantenedor dos Colégios Mackenzie e da Universidade Mackenzie (1997 a 2005). Diretor-Geral das Faculdades Integradas Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo (2005 a 2010). Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE), da Câmara de Educação Superior e Presidente da Comissão de Planejamento do CEE (2005 a 2011). Membro do Conselho Fiscal da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP (2008 e 2012). Diretor do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura). Foi por três mandatos ( 9 anos) do Conselho Diretor da ACM – Associação Cristã de Moços de São Paulo.

Primeiro professor em fundraising no Brasil, credenciado internacionalmente pela Association of Fundraising Professionals Faculty Training Academy – Master Teacher.

É também autor do livro “Captação de Recursos (Fund Raising): Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem”, Editora Mackenzie e “Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil “, Editora Saraiva em co-edição com a Editora Mackenzie, primeiros livros sobre o assunto publicados no Brasil. Co-autor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira”, Editora Humus e “Empreendedorismo e Inovação no Ensino Superior”, Editora de Cultura – SEMESP.
CAIO EDUARDO THOMAS - VICE-PRESIDENTE
Diretor Geral Executivo da Fundação Visconde de Porto de Seguro, rede de colégios Visconde de Porto Seguro e mantenedora do Instituto Martius-Staden de cultura alemã.

Com formação em Administração, possui MBA em Finanças (FIA-USP) e diversos cursos de especialização: Management Living (Instituto Maalik, na Alemanha, e Saint Gallen University, na Suíça); MGL – Making Great Leaders (Hay Group); Gestão de Conflitos e Negociação (Fundação Dom Cabral); Comunicação Institucional (FIA-USP) e Planejamento Orçamentário (FGV).

Durante 23 anos ocupou vários cargos em empresas multinacionais: Diretor Financeiro na Nobel Biocare, Diretor Administrativo-Financeiro na Drager Medical do Brasil, Coordenador Financeiro na Pepsico do Brasil e auditor na KPMG Peat Marwick.
DORA SILVIA CUNHA BUENO - VICE-PRESIDENTE
Presidente da Diretoria Executiva da Associação Paulista de Fundações – APF (2004 a 2016). Presidente da Confederação Brasileira de Fundações – CEBRAF (2007 a 2016). Assessora para Assuntos Parlamentares da Federação Brasileira de Associações Sócio Educacionais de Adolescentes – FEBRAEDA (2008 a 2015). Assessora de Assuntos Fundacionais da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Membro do Conselho Superior do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, da FIESP. Membro da Diretoria da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – (2004/2007). Representante como Diretora da Fundação de Rotarianos de São Paulo – Conselho da Comunidade Solidária na Comissão I – Recursos e Financiamentos, e Comissão 3 – Sistema Classificatório e Auto-Regulação, da Reforma do Marco Legal do 3º Setor. Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social – Brasília/DF. Conselheira suplente representando a Confederação Israelita do Brasil – CONIB (1995). Conselheira suplente representando a Federação Brasileira de Patrulheirismo – (1996/2000). Conselheira titular representando a Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços (2000/2002). Vice Coordenadora do Fórum Municipal de Entidades Beneficentes de Assistência Social de São Paulo – FEBAS (desde 2008). Diretora da Plano Estratégia Consultoria Ltda.
EDSON ROGATTI - VICE-PRESIDENTE
Presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), presidente da Santa Casa de Misericórdia de Palmital, pós-graduado em Administração Hospitalar, ex-secretário e vereador da Câmara Municipal de Palmital, ex-chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Palmital.
EULER PEREIRA BAHIA - VICE-PRESIDENTE
Matemático. Iniciou sua carreira acadêmica na Rede Educacional Adventista, como docente, em Petrópolis, RJ. Atuou numa Instituição da mesma rede em Hortolândia, SP, como Docente, Diretor para Assuntos Estudantis e Diretor de Marketing. Diretor da Faculdade de Ciências, Diretor do Departamento de Extensão Cultural e Universitária e Diretor Geral de Campus. Atua como Chanceler do UNASP (desde abril de 2001) e foi reeleito recentemente para mais um mandato administrativo.

Presidente por dois mandatos e Vice-Presidente da ABIEE. Presidente do Conselho de Associados Constituintes da ABLIRC. Membro do Conselho Fiscal da ABRUC. Secretário da ANACEU. Conselheiro da FUNADESP.
JOSÉ INÁCIO RAMOS - VICE-PRESIDENTE
Graduado em Administração pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em Brasília – DF e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral – MG.
Sua carreira profissional foi construída no Banco do Brasil, onde entrou em dezembro de 1976 e permaneceu por 35 anos, aposentando-se em julho de 2011. Em 2008 passou a compor o Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, onde, no período de janeiro de 2013 a junho de 2016, atuou como Presidente. Foi membro titular no Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro da Diretoria da Associação Mackenzie de Educação, Pesquisa e Cultura-AMEPEC; membro do Conselho de Curadores da Fundação Reverendo José Manoel da Conceição (Fundação JMC), onde exerce a função de Secretário (estatutário) da Diretoria; e membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBC), na qualidade de vogal. É também conselheiro certificado no Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS (Previdência Complementar); Presidente do Conselho Deliberativo do Bradesco MultiPensions, que administra 37 fundos de pensão, dentre eles, o MackPrevi I e II; Presbítero na Igreja Presbiteriana Nacional em Brasília – DF, desde setembro de 1989. Casado com Angela, com quem tem 3 filhos: Rodrigo, Felipe e Marcelo.
PE.ANTÔNIO TABOSA GOMES - VICE-PRESIDENTE
Formado em Filosofia e Teologia pela FAJE (Faculdade Jesuíta). Especialista em Gestão Empresarial – FGV. Foi Diretor do Colégio Santo Inácio (Fortaleza), Diretor do Mosteiro dos Jesuítas (Baturité-CE), Administrador Paroquial (Capim Grosso-BA) e Superior da Plataforma Apostólica do Nordeste II. Atualmente é Superior da Plataforma Apostólica do Centro Oeste.
LILIANE PELLEGRINI - DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
Psicóloga (Mackenzie), pós-graduada em Marketing (Mackenzie), Gestão de Projetos (USP) e Administração de Organizações sem Fins Lucrativos (FGV). MBA em Gestão e Empreendedorismo (FIA/USP). Mestre em Comunicação (Cásper Líbero).

Pesquisadora acadêmica nos grupos “Tecnologias digitais: tempo e linguagem” e “Imagem e Inserção Social” (Cásper Líbero). Autora do blog “Think green before you print” sobre sustentabilidade, comunicação e tecnologia.

Atuação profissional na área de filantropia, sustentabilidade e relações institucionais: Mackenzie, Hospital Albert Einstein, BASF e Santa Marcelina. Conselheira de Assistência Social do Município de São Paulo 2006/2007. Consultora em Sustentabilidade, Filantropia e Terceiro setor. Palestrante em Congressos Internacionais.

Foi presidente de associações da sociedade civil e atuou no movimento estudantil.
THIAGO FERREIRA CABRAL - DIRETOR JURÍDICO
Bacharel em Direito. Especialista em Direito Imobiliário (FMU). Especialista em Direitos Autorais (CBL – Câmera Brasileira do Livro). Pós-Graduado em Direito Civil (FMU) e em Direito Civil com matiz Filosófica (Faculdade de São Bento).

Conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – COMAS –SP, como membro eleito pelos Segmentos Entidades e Organizações de Assistência Social, em 2010/2012. Presidente do COMAS – SP pelo segmento das entidades em 2013. Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, gestão 2012/2014 segmento trabalhadores. Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, gestão 2014/2016 segmento Entidades. Sócio proprietário da Ferreira Cabral, Raguza, Monteiro & Patah Sociedade de Advogados, sociedade de advogados desde 1993 especializada em assessoria a Instituições de Ensino e de Assistência Social.

Presta assessoria empresarial jurídica para Entidades de educação, assistência social e em direito público. Possui parceiros comerciais na Cidade do Porto – Portugal, Macau - China e Barcelona - Espanha onde conta com profissionais associados.



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