GOVERNANÇA

A estrutura organizacional do Fonif é constituída pela Assembleia Geral, pelos órgãos da Administração, que são a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, e pelos órgãos consultivos que são o Conselho de Notáveis, o Conselho de Especialistas e o Conselho de Organizações Representativas. Integram a estrutura de governança os comitês de Comunicação, de Relações Institucionais, de Fundraising e Linhas de Financiamento, o Comitê Jurídico e o Comitê de ética.
A entidade conta ainda com uma Secretária Executiva. Exceto a Secretária Executiva, todos os integrantes do Fonif participam como voluntários na defesa da causa da filantropia. A diretoria do Fonif é eleita a cada quatro anos e é responsável pela composição dos Comitês.

DIRETORIA:

Diretor-Geral da Associação Santa Marcelina. Também atua como conselheiro de diversas organizações.

Diretor Geral Executivo da Fundação Visconde de Porto de Seguro, rede de colégios Visconde de Porto Seguro e mantenedora do Instituto Martius-Staden de cultura alemã.Diretor Executivo da Fundação Visconde de Porto de Seguro, mantenedora da Rede de Colégios Visconde de Porto Seguro e do Instituto Martius-Staden.

Superior do Núcleo dos Jesuítas de Brasília e Diretor Presidente da Fundação Fé e Alegria.

Presidente da Associação Paulista de Fundações (APF), vice-presidente da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAFE) e diretora secretária adjunta da FEBRAEDA

Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP).

Vice-presidente para Relações Institucionais da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE)

Diretor-Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie e Presidente do Conselho Deliberativo MultiPensions Bradesco.

Advogado, especialista em Direito do Terceiro Setor, Administrativo e Civil. Presta assessoria jurídica para entidades de educação, assistência social e em direito público, no Brasil e no exterior.
Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista. Tem experiência como jornalista em veículos da grande imprensa, como Rádio CBN, e desde 2002 atua na gestão de Comunicação e Relações Institucionais na iniciativa privada.

Atuou como diretora de comunicação do Grupo Santander, coordenadora das Faculdades Integradas Rio Branco e diretora acadêmica da Faculdade Santa Marcelina, além de professora convidada em universidades paulistas.

CONSELHO DE NOTÁVEIS:

Presidente e CEO da Association for Healthcare Philantropy - AHP e membro do ATC - Advisory Committee on Tax Exempt and Government Entities.

Especialista em direito tributário e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Presidente da Association of Fundraising Professionals – AFP de 1998 a 2011 – larga experiência no Terceiro Setor.

Salesiano Cooperador, Advogado, Contabilista, Sócio da Advocacia Sergio Monello, Diretor da Monello Contadores, Membro da Academia Paulista de Contabilidade, da União dos Juristas Católicos do Estado de São Paulo e da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/SP.

CONSELHO FISCAL:

Contador de entidades do Terceiro Setor desde 1998.

Contador Geral da Sociedade Beneficente São Camilo, presidente do Conselho Fiscal da Fundação Zerbini.

Contador e Engenheiro Civil, Sócio do Monello Contadores, Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SP. Presidente do Conselho Fiscal da Escola Aberta do Terceiro Setor, Conselheiro Curador da Fundação José Silveira – BA.

Auditor fiscal e sócio-diretor da Paulicon Consultoria, com experiência na área financeira do serviço público e de instituições filantrópicas.

CONSELHO DE ESPECIALISTAS:

Diretor Jurídico do Grupo Marista, atua principalmente no tema Imunidade Tributária.

Advogado especialista em Direito do Terceiro Setor e Tributação de Entidades Sem Fins Lucrativos. Tem experiência no contencioso e consultivo tributário de entidades sem fins lucrativos (em âmbito administrativo e judicial).

Atua como advogado e consultor de entidades filantrópicas há mais de 20 anos.

Professor da Universidade Católica de Brasília e procurador de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Professor da Universidade Católica.

Sócio da Covac Sociedade de Advogados, é especialista em direito
educacional

Advogado, especialista em direito educacional, gestão e terceiro setor. Graduado em filosofia.

Membro da Monello Advogados, sócio fundador da Audisa Auditores Associados, diretor jurídico da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas- Fenacom.

Professor de direito tributário e sócio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

Consultor jurídico, parecerista e responsável pelo setor jurídico do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Autor de artigos e publicações no campo do Direito, atua como consultor, integrando grupos na esfera governamental e delegações internacionais.

Advogado Associação Nacional Instituições Educacionais Adventistas do Sétimo Dia. Mestrando em Direito do Terceiro Setor na Universidade Católica de Brasília. Ex-Conselheiro do CNAS.

CONSELHO DE ENTIDADES REPRESENTATIVAS:

Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas. Representa mais de 900 instituições, entre colégios, faculdades e universidades, 30 mil professores e funcionários e 523 mil estudantes.

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil. Atua em favor da educação de excelência e da promoção de uma educação cristã evangélico-libertadora.

Confederação Brasileira de Fundações. Entidade que representa suas associadas junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Difunde o movimento fundacional e incentiva a criação de novas federações e associações estaduais, reforçando a atuação das já existentes.

Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas.

Fundada em 1948, a Conib – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes.

COMITE JURÍDICO

Advogado, especialista em Direito do Terceiro Setor, Administrativo e Civil. Presta assessoria jurídica para entidades de educação, assistência social e em direito público, no Brasil e no exterior.

Advogada, Healthcare Compliance, Data Protection Officer - DPO, ISO Security Officer.

Diretora Juridico e Regulatorio, Auditoria, Riscos Controles Internos, Compliance e Encarregado de Dados na Beneficência Portuguesa de São Paulo;

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Direito de São Paulo (FGV – Direito SP), Capacitação Executiva em Governança, Risco e Compliance pela Risk University da KPMG Brasil.

Bacharel em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU (2001), pós graduação em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Master of Business Administration – MBA no IBMEC.

Graduado em Direito, Pós-Graduado em Gestão do Terceiro Setor, Especialista em Direito Educacional e Graduando em Filosofia.

Diretor Jurídico e Compliance do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.

Pós-Graduado em Direito Público e Criminologia pela FMU - Instituto Metropolitano de Criminologia de São Paulo. Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso. Procurador Geral do Município de Cuiabá anos 1983 a 1985.

Graduada em Direito, possui MBA pela FGV e Insper, com especialização em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra e LLM Executive pelo CEU Law School.

Advogada. Sócia-Diretora da Borota Teixeira Sociedade de Advogados. Consultora Jurídica da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (FEBRAEDA) e de Organizações da Sociedade Civil com atuação na Política de Assistência Social.

Advogado da Associação Nacional das Instituições Educacionais Adventistas do Sétimo Dia. Mestrando em Direito do Terceiro Setor na Universidade Católica de Brasilia. Ex-conselheiro do CNAS.

COMITÊ DE COMUNICAÇÃO

Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista. É especialista em Comunicação Corporativa e mestre em Marketing Internacional pela Universidade de Ciências Econômicas de La Plata (Argentina).

Jornalista, especializada em comunicação corporativa, MBA em gestão em saúde, sócia da Agência Predicado Comunicação atuando como assessora de imprensa e relações públicas há 20 anos, especialmente no setor de saúde e filantropia.

Gerente de Marketing - Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Graduado em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi, Pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Data Leadership for Business pela Tera, com MBA de Gestão Empresarial pela USP e Mestre pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Relações Públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Gestão de Negócios pela USP.

Jornalista, com 15 anos de experiência em comunicação de órgãos públicos e filantrópicos. Especialista em gerenciamento de crise e marca.

Secretário Executivo da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e da Asociación de Universidades Católicas de América Latina y el Caribe, Sub-região Brasil (ODUCAL Brasil), é contador, administrador e bacharel em direito, é pós graduado em Gestão Empresarial.

Mestre em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Possui Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Integrada, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pelas Faculdades Integradas Rio Branco.

Com mais de quinze anos de experiência nas áreas de captação de recursos, gestão de projetos, comunicação, relacionamento com a imprensa e articulação com as esferas de governo, atua na implantação de processos e desenvolvimento de ações estratégicas para organizações do terceiro setor.

Coordenadora de Graduação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – Graduação e Coordenadora da Divisão de Marketing e Comunicação da Universidade de Ribeirão Preto da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

Jornalista, especialista em Jornalismo Institucional pela PUC-SP.  Gerente de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, atuando na organização desde 1991.

Head of Marketing da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, responsável pela estratégia de comunicação, marca e experiência do consumidor. Docente do MBA e demais cursos no Ensino Einstein.

Administrador de Empresas, Filantropista, Autor e Palestrante. Presidente das Fundações Mary Harriet Speers e João Alves Galhardo.

COMITÊ DE ÉTICA

EulerMatemático. Iniciou sua carreira acadêmica na Rede Educacional Adventista, como docente, em Petrópolis, RJ. Atuou numa Instituição da mesma rede em Hortolândia, SP, como Docente, Diretor para Assuntos Estudantis e Diretor de Marketing. Diretor da Faculdade de Ciências, Diretor do Departamento de Extensão Cultural e Universitária e Diretor Geral de Campus.

Diretor-Geral da Associação Santa Marcelina. Também atua como conselheiro de diversas organizações.

Bacharel em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU (2001), pós graduação em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Master of Business Administration – MBA no IBMEC. Desde agosto de 2013 é consultor jurídico do FONIF, sendo que atualmente é membro integrante dos Comitês Jurídico e de Ética.

Maria Ursulina de Moura - Suli é Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, Licenciada em Letras, Pós graduada em Marketing e Mestre em Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Secretaria Executiva do Fonif.

COMITÊ DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Advogado em Brasília é consultor jurídico da IRLA – Associação Internacional de Liberdade Religiosa para a América do Sul - International Religious Liberty Association 

Possui graduação em Economia pela UniSant’Anna, Pós-Graduação em Auditoria pela Fundação de Comércio Alvares Penteado - FECAP/Audibra e MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Cristiane Claro é Coordenadora de Relacionamentos Institucionais na FIDI - Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007).

Engenheiro de Produção (UFRJ), com especialização na Harvard Law School (Negociação), London Business School (Inovação & Liderança) e George Washington University (Business in a Political Age).

COMITÊ DE FUNDRAISING E LINHAS DE FINANCIAMENTO

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Guarulhos (1975), mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992 e 2001, respectivamente).