Representantes do FONIF, dos associados e de entidades representativas estiveram no Congresso Nacional de 8 a 11 de maio para uma série de encontros com o objetivo de sensibilizar os parlamentares sobre a importância do trabalho do setor filantrópico no Brasil.

Custódio Pereira, presidente do FONIF, em reunião em Brasília

“Participamos de reuniões com Presidentes de Frentes Parlamentares, Bancadas, Comissões e outros representantes do Congresso Nacional. Foi uma experiência muito gratificante, pois fomos muito bem recebidos em todas as ocasiões e pudemos apresentar os dados do setor filantrópico, mostrando a sua importância para o país. Além disso, conseguimos abrir possibilidades para audiências públicas e divulgar o nosso trabalho a outras Frentes, tanto no Senado quanto na Câmara. Acredito que essas reuniões foram fundamentais para fortalecer o diálogo entre o setor filantrópico e os congressistas”. 

 

 

Confira os principais destaques dos encontros no Congresso:

 

  • No gabinete do Deputado André Fufuca (PP-MA), Renato Marques, Chefe de Gabinete, reforçou o compromisso do deputado em qualquer intervenção necessária pelo setor filantrópico, assim como uma futura reunião diretamente com o parlamentar, que estava fora.
  • Comitiva na reunião da Frente Parlamentar pelo Empreendedorismo – FPE, liderada pelo Deputado Marco Bertaioli (PSD-SP), que recomendou uma reunião com a Frente Parlamentar do Empreendedorismo com a pauta a Filantropia e o Empreendedorismo Social, a partir do final de junho.
  • No gabinete do Senador Renan Calheiros (MDB-AL), o grupo foi recebido pela secretária Jussanan Santos, que se comprometeu a levar o tema da filantropia para a Comissão de Direitos Humanos.
  • Myrian Violeta, chefe de Gabinete do Senador Ciro Nogueira (PP-PI), compreendeu o problema gerado pelas sucessivas mudanças no Prouni e vai direcionar um profissional técnico para analisar o processo.
  • O Deputado Cezinha Madureira (PSD/SP) se colocou à disposição para abraçar a causa da filantropia, além de sugerir a realização de uma audiência pública no dia Dia Nacional da Filantropia, em 20 de outubro para divulgarmos as ações e a importância do setor.
  • No culto da Frente Parlamentar Evangélica, Custódio Pereira entregou uma cópia da Carta Aberta e a pesquisa “A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil” para os deputados Pr. Eli Borges (PL-TO) ePastor Eurico (PL-PE).
  • O presidente do FONIF participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ). Com a liderança do Deputado Eduardo Bisrmarck (PDT-CE), a frente reúne diversos partidos, além da participação de representantes do segmento.
  • O Deputado Baleia Rossi (MDB-SP)recebeu os membros da comitiva e se comprometeu a apoiar a audiência pública sobre filantropia.
  • Outro encontro foi com Rubens Nunes, assessor técnico do Deputado Elmar Nascimento (União-BA), que vaianalisar o relatório da pesquisa sobre o setor com mais detalhes. Rubens conhece o processo da LC 187 e vai reforçar com o deputado a preocupação com a regulamentação da lei.
  • Lis de Oliveira, assessora parlamentar da Deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) colocou o gabinete e a deputada à disposição para apoiar a causa da filantropia.
  • Paulo Socha, chefe de gabinete do Senador Izalci Lucas (PSDB-DF)pediu o encaminhamento de ofício solicitando audiência pública para a Comissão de Educação para o segundo semestre, com sugestão de participantes e temas a serem debatidos.
  • A comitiva participou ainda da Sessão solene em homenagem ao Estado de Israel, com a presença de líderes políticos, diplomatas e parlamentares.

 

Participantes da Caravana

Entre os participantes da comitiva estavam: Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro; Andriele Rodrigues, Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista; Carmem Murara – diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista e Diretora de Comunicação FONIF; Custódio Pereira, presidente FONIF; Daniela Ribeiro, assessora de Imprensa do FONIF; Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da APF e vice-Presidente do FONIF; Eduardo Spinussi, CEO da Fundação Zerrenner; Fabiane Luz, secretária da Presidência do FONIF; José Carlos Silva, secretário Executivo ABIEE; José Luis Turiani, secretário Executivo do FONIF; Marcos Zimmer, presidente da ABIEE; Nicolas Schmitt-Prym Escher, assessor Legislativo CBPI e da ABMES; Ricardo Melantonio, superintendente institucional, jurídico e compliance do CIEE; Vanderlei Vianna – advogado da Divisão Sul-Americana da IASD; Rozangela Borota, consultora jurídica da Febraeda e do FONIF.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.