Assembleia virtual reúne associados e parceiros

fonif-logo-120x120

Durante o encontro, os associados acompanharam o balanço de 2019, com o apontamento das atividades realizadas e dos resultados obtidos, e puderam debater temas importantes da filantropia para esse período.

“Grandes vitórias exigem grandes lutas. Tivemos um ano difícil, mas a força e o foco na causa nos fizeram prosperar em diversas iniciativas, como na questão da PEC Paralela da Reforma da Previdência. Vencemos porque estivemos unidos”, afirmou Custódio Pereira, presidente do Fórum.

Dentre os destaques, a apresentação dos resultados do Comitê de Comunicação, em que a relatora Carmem Murara mostrou um aumento de 46% no volume de publicações sobre filantropia na imprensa em relação a 2018, além das ações de relacionamento com os associados por meio de recursos digitais. Thiago Ferreira Cabral, diretor jurídico do Fonif, apresentou a lista de novos associados em 2019, cujo número total mostrou-se 43% maior do que ano anterior. Também foi debatida a questão jurídica ligada à imunidade do terceiro setor no que tange a interpretação do julgamento das ADI’s 2028, 2036, 2228, 2621 e RE 566.622, conduzida pela Dra. Cláudia Pavan.

Na sequência, Márcio Sanches apresentou e discutiu o projeto de criação da Universidade Corporativa FONIF, cuja ideia se embasa na implantação de uma instituição de ensino para atender a demandas específicas do setor filantrópico. Também foi apresentada a pesquisa qualitativa “Diagnóstico de imagem e posicionamento: o setor filantrópico no Brasil”, realizada pelo Ipespe.