Dia Nacional da Filantropia é celebrado em encontro online

fonif-logo-120x120

Criado para mobilizar a sociedade em prol da filantropia no Brasil, o Dia Nacional da Filantropia foi celebrado em 20 de outubro com uma transmissão online que contou com a abertura do presidente do Fonif, Custódio Pereira. “Os números demonstram a nossa importância e, no entanto, vemos que há uma grande desvalorização do setor em nosso país. Com a comemoração desta data, podemos combater esse desconhecimento e contribuir para fortalecer o setor, favorecendo a sociedade por consequência”, destacou. Em seguida, o senador Eduardo Gomes (MDB/TO), defendeu a criação de um marco regulatório eficiente que dê segurança a todos aqueles que dedicam a sua vida à filantropia e em ajudar o próximo. Já o deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB/MG), que participou da preposição legislativa para o Dia Nacional da Filantropia, chamou a atenção sobre a importância e a capilaridade das entidades filantrópicas para a população, principalmente de baixa renda ou vulnerável. “Nosso trabalho tem rostos, mãos calejadas, obras, resultados e atendimentos. Tudo isso tem que ser cada vez mais visto por todos, desde ao Presidente da República até o cidadão comum” declarou Eduardo. O deputado federal Antônio Brito (PSD/BA), autor do projeto de lei do Dia Nacional da Filantropia, encerrou a fala dos parlamentares parabenizando os esforços do Fonif em unir as entidades, mas alertou que ainda existem muitos desafios pela frente para manter os serviços da educação, assistência social e saúde para a população que mais precisa.

O primeiro webinar foi mediado pelo Padre Antônio Tabosa, vice-presidente do Fonif, Superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas de Brasília/DF e Diretor Presidente da Fundação Fé e Alegria. O encontro abordou o papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil, e contou com a participação do Dr. Paulo Fossati, presidente da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil); Joer Batista, Gerente de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Mirocles Campos Véras Neto, presidente da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas); Vânia Bezerra, superintendente de responsabilidade social do Hospital Sírio-Libanês; Dr. Antônio Roberto Silva Pasin, presidente da Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) e Dr. Humberto Casagrande, CEO do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).
No fim do dia, o jornalista Emílio Sant’anna conduziu o webinar “Pessoas que transformam o mundo pela filantropia”. Participaram do bate-papo a professora Patrícia Razza, diretora da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho; Giovana Bertoldo Viveiros, ex-aluna da Fundação Antônio Antonieta e atualmente bolsista da PUC-Campinas e Roberto Ravagnani, jornalista, palestrante especializado em voluntariado.
Dr. Custódio Pereira, presidente do Fonif, participou do webinar e respondeu as perguntas do público relacionadas à imunidade tributária recebida pelas instituições filantrópicas e as contrapartidas que cada área – educação, saúde e assistência social – precisam retornar à sociedade brasileira.