Ipespe conduz pesquisa de diagnóstico de imagem e posicionamento sobre o setor filantrópico

fonif-logo-120x120

Por iniciativa do Fonif e apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Semesp), o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), conduziu uma pesquisa de diagnóstico de imagem e posicionamento sobre o setor filantrópico. Fundada em 1986, a empresa é uma das mais respeitadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública.

O estudo qualitativo, realizado entre janeiro e março de 2020, ouviu profissionais do setor filantrópico; técnicos do Governo Federal com atuação voltada às áreas de Assistência Social, Saúde e Educação; jornalistas com atuação relacionadas às áreas e Deputados Federais com atuação e/ou membros de comissões relacionadas às áreas. Além disso, a pesquisa contemplou grupos focais com população de classe AB e C e beneficiários dos serviços das entidades filantrópicas das cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

“Os resultados do estudo conduzido pelo Ipespe comprovam que precisamos explicar à população a natureza filantrópica das nossas instituições e o impacto da contrapartida dos serviços que prestamos em todas as áreas”, ressalta Custódio Pereira, presidente do Fonif.

A pesquisa destacou quatro grandes desafios para as instituições filantrópicas:

1) atrelar credibilidade à imagem do setor, sanando dúvidas quanto à transparência e idoneidade; 
2) mostrar que o retorno é superior ao que recebem em isenção; 
3) mobilizar a sociedade civil em busca de apoiadores, sobretudo empresários;
4) organizar-se politicamente para defender seus interesses e garantir sua sustentabilidade (sem perder de vista a atividade fim).

Os resultados do estudo foram apresentados aos associados e ao Comitê de Comunicação do Fonif, que liderou uma ampla campanha de conscientização sobre a importância dos serviços das filantrópicas durante a pandemia causada pelo Covid-19. “A campanha Proteja quem sempre cuidou de você foi uma das iniciativas pautadas no diagnóstico da pesquisa, e reuniu cases das nossas associadas para evidenciar o alcance e impacto na vida das pessoas áreas de saúde, educação e assistência social, valorizando o potencial de transformação social”, destaca Carmem Murara, diretora de Comunicação do Fonif.