FONIF, CMB e AHP discutem termo de cooperaçāo internacional para o setor filantrópico de saúde

fonif-logo-120x120

Parceria vai possibilitar o compartilhamento das melhores práticas e técnicas de captação de recursos (fundraising) para as entidades filantrópicas da saúde. Durante encontro online realizado na segunda-feira, 13/09, foi firmada uma intenção de cooperação e troca de experiências entre o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – Fonif; Confederação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, e a Association for Healthcare Philanthropy – AHP. Fundada em 1967, a organização é fonte de educação, networking, informação e pesquisa em filantropia para profissionais e instituições de saúde, contando com mais de seis mil captadores, pessoas físicas e mais de 700 organizações no mundo. Muitas das organizações filiadas tem dezenas de instituiçoes de saude vinculadas.

Durante a reunião, foi destacado o impacto dos serviços prestados pelas instituições filantrópicas no Brasil, especialmente a atuação do setor de saúde no enfrentamento à pandemia do Covid-19. A aproximação com a AHP vem de encontro a um dos grandes objetivos do Fonif em criar pontes entre o setor filantrópico brasileiro e o mundo, o que possibilita um intercâmbio de conhecimento e boas práticas.

Para Alice Ayres, presidente da AHP, a parceria abre muitas possibilidades de cooperação. “Será muito produtiva essa troca e conhecer a força do setor filantrópico no Brasil e na América Latina. Estou ansiosa por essa cooperação”, conclui.

Custódio Pereira, presidente do Fonif, falou sobre o desejo em somar esforços para oferecer formação para as instituições filantrópicas brasileiras, enquanto Mirócles Véras, presidente da CMB, destacou os benefícios de se inspirar em organizações profissionais internacionais em um momento em que as entidades filantrópicas são tão importantes para o Brasil.

O acordo deve ser assinado nos próximos dias, e as entidades vão começar a discutir as primeiras iniciativas conjuntas. Além de Custódio Pereira, representaram o Fonif no encontro Solano Portela, Relator do Comitê de Relações Internacionais; e Jose Luís Turiani, Secretário-Executivo.