Terceira ediçāo da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”

fonif-logo-120x120

Um dos focos do ano de 2021 foi a atualização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”. A terceira ediçāo do estudo, que teve a sua primeira versāo em 2016, apresenta as informações mais atualizadas sobre o setor da filantropia, a partir da compilaçāo e avaliaçāo de bases de dados oficiais disponibilizados, dentre representantes do governo, como Receita Federal, Ministérios da Cidadania, Ministério da Saúde e Ministério da Educaçāo, oferecendo uma ampla visāo dos aspectos quantitativos e qualitativos da atuaçāo das instituições filantrópicas nas áreas de Saúde, Educaçāo e Assistência Social. O trabalho é realizado pela consultoria DOM Strategy Partners, e todos os dados são auditados pela Audisa.

Coordenar este projeto foi uma oportunidade de conhecer detalhadamente todo o empenho e esforço da equipe em obter os dados dos Ministérios para análise, tratamento e validação. A engenharia por detrás do resultado alcançado tornou os dados acessíveis e compreensíveis, de maneira online, no site do FONIF”, afirma Pe. Antonio Tabosa, vice-presidente do Fórum.

Os resultados da terceira edição da pesquisa serão divulgados em março de 2022. Os dados de 2018 mostraram que a cada R$1,00 investido pelo Estado no setor com as imunidades fiscais, a contrapartida real é de R$7,39 em benefícios entregues à população nessas três áreas – ou seja, uma entrega que agrega seis vezes mais do que é recebido.