Diretoria e Conselhos

Diretoria

CUSTÓDIO PEREIRA - PRESIDENTE
Economista, pós-graduado em Finanças (FAAP), especialista em Ensino Superior, Mestre em Administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Doutor em História Econômica (Universidade de São Paulo). Possui cursos de Extensão nas Universidades de Salamanca, Espanha, Berkeley, Dominican University of Califórnia, Robins School of Business e University of Richmond, estas quatro últimas nos Estados Unidos.

É Diretor Geral da Associação Santa Marcelina, mantenedora dos Colégios e das Faculdades Santa Marcelina. Conselheiro do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Diretor da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Integrante do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, da FIESP. Presidente-Fundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Conselheiro Independente do Conselho de Administração do Grupo Santa Catarina, mantenedor de Colégios, Organizações de Assistência Social e Hospitais.

Ocupou vários cargos na gerência geral em bancos de porte e instituições financeiras, bem como de Diretor Administrativo e Financeiro na multinacional Gotaverken Industria e Comércio SA, Controller do Grupo A. Araújo S/A Engenharia e Montagens, Sócio e Diretor Administrativo Financeiro da Gasa Gurgel Araújo S/A. Diretor Financeiro e Diretor-Presidente do Instituto Mackenzie, mantenedor dos Colégios Mackenzie e da Universidade Mackenzie (1997 a 2005). Diretor-Geral das Faculdades Integradas Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo (2005 a 2010). Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE), da Câmara de Educação Superior e Presidente da Comissão de Planejamento do CEE (2005 a 2011). Membro do Conselho Fiscal da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP (2008 e 2012). Foi também Membro do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV Cultura (2013 a 2019).
Foi por três mandatos (9 anos) do Conselho Diretor da ACM – Associação Cristã de Moços de São Paulo.

Primeiro professor em fundraising no Brasil, credenciado internacionalmente pela Association of Fundraising Professionals Faculty Training Academy – Master Teacher.

É também autor do livro “Captação de Recursos (Fund Raising): Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem”, Editora Mackenzie e “Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil “, Editora Saraiva em co-edição com a Editora Mackenzie, primeiros livros sobre o assunto publicados no Brasil. Co-autor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira”, Editora Humus e “Empreendedorismo e Inovação no Ensino Superior”, Editora de Cultura – SEMESP.
CAIO EDUARDO THOMAS - VICE-PRESIDENTE
Diretor Geral Executivo da Fundação Visconde de Porto de Seguro, rede de colégios Visconde de Porto Seguro e mantenedora do Instituto Martius-Staden de cultura alemã.

Com formação em Administração, possui MBA em Finanças (FIA-USP) e diversos cursos de especialização: Management Living (Instituto Maalik, na Alemanha, e Saint Gallen University, na Suíça); MGL – Making Great Leaders (Hay Group); Gestão de Conflitos e Negociação (Fundação Dom Cabral); Comunicação Institucional (FIA-USP) e Planejamento Orçamentário (FGV).

Durante 25 anos ocupou vários cargos em empresas multinacionais: Diretor Financeiro na Nobel Biocare, Diretor Administrativo-Financeiro na Drager Medical do Brasil, Coordenador Financeiro na Pepsico do Brasil e auditor na KPMG Peat Marwick.
DORA SILVIA CUNHA BUENO - VICE-PRESIDENTE
Presidente da Diretoria Executiva da Associação Paulista de Fundações – APF (2004 a 2022). Presidente da Confederação Brasileira de Fundações – CEBRAF (2007 a 2019) e Vice-Presidente (2019 a 2022). Diretora Secretária Adjunta da FEBRAEDA – Federação Brasileira de Associações Sócio Educacionais de Adolescentes – de 2019 a 2021 e Assessora para Assuntos Parlamentares – de 2008 a 2021. Assessora de Assuntos Fundacionais da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Membro do Conselho Superior do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, da FIESP. Vice Coordenadora do Fórum Municipal de Entidades Beneficentes de Assistência Social de São Paulo – FEBAS (desde 2008 até atual). Membro da Diretoria da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – (2004/2007). Representante como Diretora da Fundação de Rotarianos de São Paulo – Conselho da Comunidade Solidária na Comissão I – Recursos e Financiamentos, e Comissão 3 – Sistema Classificatório e Auto Regulação, da Reforma do Marco Legal do 3º Setor. Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social – Brasília/DF. Conselheira suplente representando a Confederação Israelita do Brasil – CONIB (1995). Conselheira suplente representando a Federação Brasileira de Patrulheirismo – (1996/2000). Conselheira titular representando a Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços (2000/2002).
EDSON ROGATTI - VICE-PRESIDENTE
Diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), presidente da Santa Casa de Misericórdia de Palmital, pós-graduado em Administração Hospitalar, Presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) (2014 a 2010), ex-secretário e vereador da Câmara Municipal de Palmital, ex-chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Palmital.
EULER PEREIRA BAHIA - VICE-PRESIDENTE
Matemático. Iniciou sua carreira acadêmica na Rede Educacional Adventista, como docente, em Petrópolis, RJ. Atuou numa Instituição da mesma rede em Hortolândia, SP, como Docente, Diretor para Assuntos Estudantis e Diretor de Marketing. Diretor da Faculdade de Ciências, Diretor do Departamento de Extensão Cultural e Universitária e Diretor Geral de Campus. Atuou como Reitor do UNASP de 2001 a 2016, quando, a partir de então, assumiu a função de Chanceler do UNASP exercendo-a até 2018.

Foi Presidente da ABIEE por dois mandatos e atualmente é um dos Vice-Presidentes da ABIEE. É Presidente do Conselho de Associados Constituintes da ABLIRC. Membro do Conselho Fiscal da ABRUC. Atuou também como Secretário da ANACEU. E Conselheiro da FUNADESP
JOSÉ INÁCIO RAMOS - VICE-PRESIDENTE
Graduado em Administração pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em Brasília – DF, e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral – MG.
Sua carreira profissional foi construída no Banco do Brasil, onde entrou em dezembro de 1976, e permaneceu por 35 anos aposentando-se em julho de 2011. Em agosto de 2008, passou a compor o Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, onde, no período de janeiro de 2013 a junho de 2016, atuou como seu Presidente. Desde junho de 2016, ocupa o cargo de Diretor-Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdades Presbiterianas Mackenzie, Colégios Presbiterianos Mackenzie e Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEM). Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Douradense (Dourados – MS) que mantém o Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King e a Escola Técnica de Enfermagem Vital Brasil (EVB). Presidente do Conselho Deliberativo da Associação do Instituto Cristão (Castro PR), que mantém o Colégio Agrícola Instituto Cristão. Presidente do Conselho Deliberativo do Bradesco MultiPensions, que administra mais de 30 fundos de pensão, dentre eles, o MackPrev I e II. Membro do Conselho de Curadores da Fundação Reverendo José Manoel da Conceição (Fundação JMC, mantenedora do Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição – São Paulo - SP), onde exerce a função de Secretário (estatutário) da Diretoria. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Contabilidade (IBC), na qualidade de vogal. Conselheiro certificado pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social - ICSS (Previdência Complementar). Casado com Angela, com quem tem 3 filhos: Rodrigo, Felipe e Marcelo.
PE.ANTÔNIO TABOSA GOMES - VICE-PRESIDENTE
Formado em Filosofia e Teologia pela FAJE (Faculdade Jesuíta) e MBA Gestão Empresarial – FGV. Foi Diretor do Colégio Santo Inácio (Fortaleza), Diretor do Mosteiro dos Jesuítas (Baturité-CE), Administrador Paroquial (Capim Grosso-BA), Superior da Plataforma Apostólica do Nordeste II, Superior da Plataforma Apostólica do Centro Oeste. Atualmente é Superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas em Brasília, Diretor do Centro Cultural de Brasília e Diretor-Presidente da Fundação Fé e Alegria.
THIAGO FERREIRA CABRAL - DIRETOR JURÍDICO
Advogado, especialista em Direito do Terceiro Setor, Administrativo e Civil. Presta assessoria jurídica para entidades de educação, assistência social e em direito público, no Brasil e no exterior.
Conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – COMAS –SP, como membro eleito pelos Segmentos Entidades e Organizações de Assistência Social, (2010 a 2012). Presidente do COMAS – SP pelo segmento das entidades (2013), Conselheiro do CONSEAS – SP (2013). Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2012 a 2014) segmento trabalhadores. Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2014 a 2016) segmento Entidades. Presidente da Sociedade Beneficente Rosália de Castro (2009 a 2013).
CARMEM MURARA - DIRETORA DE COMUNICAÇÃO
Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista. É especialista em Comunicação Corporativa e mestre em Marketing Internacional pela Universidade de Ciências Econômicas de La Plata (Argentina). É graduada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É pós-graduada em Filosofia Política (UFPR) e tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Universidade Positivo), Gestão Executiva pela Dom Cabral e Gestão para Lideranças (Iesde). Já atuou como professora convidada para cursos de pós-graduação e MBA em Comunicação Corporativa para universidades paranaenses. Foi jornalista em veículos de imprensa como a Rádio CBN e o jornal Folha de Londrina. Desde 2002 atua na gestão de Comunicação e Relações Institucionais na iniciativa privada, tendo atuado nas empresas TIM, GRPCOM e, atualmente, Grupo Marista.
SULI DE MOURA - SECRETÁRIA EXECUTIVA
Maria Ursulina de Moura - Suli é Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, Licenciada em Letras, Pós graduada em Marketing e Mestre em Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foi Diretora de Comunicação do Grupo Santander, foi Coordenadora dos Cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco, foi Diretora Acadêmica das duas unidades da Faculdade Santa Marcelina dos cursos de Graduação e Pós Graduação. Atuou como professora convidada dos cursos de Pós Graduação da Faculdade FAAP e Universidade Anhembi Morumbi.



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