Conselhos

Conselho de Especialistas

Bruno Orloski de Castro
Possui especialização em Aperfeiçoamento de Executivos do Mercado Editorial pelo Fundação Instituto de Administração(2008), especialização em Fundamentos e Princípios dos Contratos Empresariais pelo Fundação Getúlio Vargas - SP(2007), especialização em Direito Empresarial do Trabalho pelo Fundação Getúlio Vargas - SP(2008), especialização em Direito Tributário material e processual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2001), especialização em Direito Processual Civil - Recursos Cíveis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1998) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2003). Atualmente é Gerente Jurídico da Editora FTD S/A. Tem experiência na área de Direito. Atuando principalmente nos seguintes temas: Imunidade Tributária.
José Eduardo Sabo Paes
Graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Magister en Derecho Comparado - Universidad Complutense de Madrid (1996) e Doutorado em Direito Constitucional - Universidad Complutense de Madrid (1997) reconhecido pela UFPE. Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília e procurador de justiça do MINISTÉRIO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS. Tem experiência na área de Direito Constitucional, Terceiro Setor, Fundações, Direitos Fundamentais individuais e coletivos, Código Civil e Ministério Público. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Direito, Estado, Tributação e Desenvolvimento; Sociedade, Terceiro Setor, Ordem Internacional e Direito; Terceiro Setor e Tributação: parcerias público-privadas, suspensão das imunidades e holdings no Terceiro Setor.
José Roberto Covac
José Roberto Covac é advogado Sócio da Covac Sociedade de Advogados, Sócio da Covac Educação e Soluções, Sócio da Expertise Consultoria, Especialista em Direito Educacional, é coordenador e professor do Curso de Direito Educacional no Centro de Extensão Universitária (CEU); Consultor jurídico do SEMESP, ABMES e da ABRAFI. É também Sócio Fundador e Diretor Administrativo e Financeiro da Universidade Solidária (UNISOL); Presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE); Professor de Direito Educacional do MBA da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) Autor dos livros: Direito Educacional em Debate, pela Editora Holpe/2004: Prestação de Serviços Educacionais: Comentários, Legislação e Jurisprudência, pelo SEMESP/2002, e do Manual do Convenção Coletiva de Trabalho de Professor e Auxiliares de Administração Escolar, pelo SEMESP, Direito Educacional Aspectos Práticos e Jurídicos – Editora Quartier/2008.
Nilton Cesare Padredi
Advogado especializado em Gestão do Terceiro Setor.
Foi Conselheiro de Assistência Social do Município de São Paulo.
Vanderlei Vianna
Advogado em Brasília é consultor jurídico da IRLA – Associação Internacional de Liberdade Religiosa para a América do Sul - International Religious Liberty Association
Ricardo Roberto Monello
Contador, auditor e advogado, com pós-graduação em Direito Educacional e Direito Processual Tributário. Possui mais de 20 anos de experiência em atendimento e assessoria às entidades religiosas e beneficentes em todo o Brasil. Atualmente é membro da Advocacia Sergio Monello; sócio-fundador da Audisa Auditores Associados; editor e colunista da Revista Filantropia; membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do brasil – Regional São Paulo (OAB-SP); professor de Direito e Contabilidade do Terceiro Setor Diretor de Assuntos Legislativos e do Trabalho da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); diretor-secretário do Instituto Fenacon; membro da Diretoria da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Aescon-SP); professor voluntario no curso de Formação de Gestores (Educando para a transparência) da ONG Parceiros Voluntários; e palestrante em cursos, eventos e treinamentos em todo o País.
Roberto Quiroga Mosquera
Doutor e mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Direito Tributário na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Membro do IFA - International Fiscal Association e IBA - International Bar Association. Sócio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, com atuação destacada na área tributária. Autor de vários trabalhos publicados, incluindo os livros Direito Monetário e Tributação da Moeda, Tributação no Mercado Financeiro e de Capitais, Renda e Proventos de Qualquer Natureza. O Imposto e o Conceito Constitucional.
Roberto Tambelini
Pós-Graduado em Direito Público e Criminologia pela FMU - Instituto Metropolitano de Criminologia de São Paulo. Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso. Procurador Geral do Município de Cuiabá anos 1983 a 1985. Secretário de Justiça de Estado de Administração do Estado de Mato Grosso anos 1991 a 1994. Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Cuiabá - Unic, anos 1998 a 2002. Atualmente é responsável pelo setor jurídico do Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedor da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Advogado militante, atuando desde a primeira instância até às instâncias superiores, em grau de recurso. Consultor jurídico e parecerista.
Rubens Naves Santos Jr
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, onde foi professor de Teoria Geral do Estado e exerceu a chefia do Departamento de Teoria Geral do Direito. Autor de artigos, trabalhos e publicações no campo do Direito, também atua como consultor de empresas, associações e fundações, integrando grupos de trabalho na esfera governamental e delegações internacionais. Rubens Naves participou do Conselho Estadual do Meio Ambiente, da Superintendência Jurídica da SABESP e do Conselho Deliberativo do Tribunal Arbitral do Comércio. Foi diretor da CESP e presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Faz parte do Conselho de inúmeras entidades do terceiro setor. Esteve em exercício no Conselho da OAB-SP, no Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, no Conselho da Fundação SEADE. Fundador e conselheiro da Transparência Brasil membro do Conselho Consultivo da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e da Fundação Faculdade de Medicina, da USP, membro do conselho do Instituto Pro-Bono e membro do Conselho Editorial do Jornal Le Monde Diplomatique – Brasil.
José Carlos Etrusco
Graduado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco/USP) no ano de 1975, atua como advogado e consultor de empresas em geral, tanto na área consultiva como contenciosa administrativa e judicial, prestando serviços há mais de vinte e cinco anos, para entidades filantrópicas (3º setor), tanto de caráter confessional como não confessional, especialista em questões envolvendo as imunidades previstas constitucionalmente, como impostos e contribuições sociais. Foi membro titular da Comissão de Combate à Criminalidade Organizada, na Presidência da República do Governo Itamar Franco, que resultou na lei de interceptações telefônicas e telemáticas (lei nº 9296/96).

Conselho de Notáveis

Ives Gandra da Silva Martins
Doutor em Direito pela Universidade Mackenzie, 14 de dezembro de 1982, apresentando a tese: Uma contribuição ao estudo da imposição tributária. Especialização em Ciência das Finanças, 25 de maio de 1971, com a tese: A teoria do limite crítico nas despesas de segurança - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Especialização em Direito Tributário em 11 de abril de 1970, com a tese: "A apropriação indébita no direito tributário brasileiro" - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Paulette Maehara
Presidente e Diretora Executiva da Associação de Profissionais de Mobilização de Recursos (Association of Fundraising Professionals – AFP), Paulette Maehara é considerada hoje um dos maiores nomes em mobilização de recursos no mundo. Sua carreira teve início há muitos anos, durante uma campanha de voluntários feita boca a boca, no Havaí realizada pela (March of Dimes Birth Defects Foundation).
Sergio Roberto Monello
Contabilista com 40 anos de atuação, professor e advogado com 30 anos de experiência no Terceiro Setor. É sócio-diretor do Escritório Contábil Dom Bosco; sócio-diretor da Advocacia Sérgio Monello; especialista em Direito Educacional, Direito Assistencial Filantrópico, Direito Tributário e Previdenciário; professor na Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e no Centro de Extensão Universitária (CEU); coordenador e professor dos cursos de Administração, Direito e Contabilidade da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional São Paulo (CRB-SP). Já atuou como consultor mundial dos Salesianos Cooperadores, coordenador inspetorial dos Salesianos Cooperadores de São Paulo e foi membro do Conselho para Assuntos Econômicos da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo.
Andrew Watt
A área social tem sido um dos principais interesses na vida de Andrew. Nos últimos 25 anos, ele tem atuado junto a várias entidades de captação de recursos, representando-as globalmente em locais tais como Bruxelas, Westminster, Washington e Ottawa.

Acima de tudo, ele tem sido um grande parceiro e líder para as comunidades de captação de recursos em todo o mundo.

Andrew é um influenciador e gerador de opiniões nato, seja na cultura, na compreensão, na regulamentação ou na avaliação de risco. Ele trabalhou para desenvolver uma maior compreensão do que impulsiona nosso setor e o que é preciso para alcançar o impacto em um ambiente cada vez mais volátil e em rápida mudança.

Mais recentemente, Andrew foi presidente e CEO da AFP - Association for Foundraising Professionals (associação para profissionais de captação de recursos) de 2011 a 2016. Um dos seus maiores orgulhos, foi ter ajudado a fortalecer a network dos “fundraisers” e os membros com a AFP, garantindo que todos membros sejam ouvidos e valorizados, colocando as qualidades de honestidade, receptividade e integridade na vanguarda das relações da AFP com o mundo.

Atualmente, Andrew está se reconectando com os valores que o levaram a trabalhar pela causa social; advogando por uma sociedade justa na qual a igualdade de oportunidade e de escolha, para todos, sejam vistas como elementos críticos para nosso mundo.

Andrew atua como membro do ATC- Advisory Committee on Tax Exempt and Government Entities (comitê consultivo de impostos e instituições governamentais); membro da diretoria da National Philanthropic Trust (no Reino Unido; membro do Comitê de Políticas Públicas do Setor Independente e presidente da American Friends da Faculdade de Winchester.

É formado pela Universidade de Edimburgo e é casado, com duas filhas adultas.

Conselho das Organizações Representativas

ABIEE – Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas
ANEC - Associação Nacional de Educação Católica do Brasil
CEBRAF – Confederação Brasileira de Fundações
CMB - Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas
Febraeda - Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes

Conselho Fiscal

Fabio Aparecido Oliveira dos Santos
Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FIEO (2003) e Pós-Graduado pela Universidade Mackenzie em Gestão de Entidades do Terceiros Setor (2008). Contador de Entidades do Terceiro Setor desde 1998, exerceu a função de Coordenador Contábil no Mosteiro São Geraldo de São Paulo, e atualmente exerce o cargo de Superintendente de Controladoria e Filantropia na mesma instituição. Foi docente na Associação Taboão da Serra de Educação e Cultura ATSEC. Atualmente participa do Grupo de Trabalho e Estudo da Associação Nacional de Educação Católica - SP, entidade sem fins lucrativos que representa o ensino católico no Brasil. Participa do Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas - FONIF
Jair Gomes de Araújo
Bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração de Empresas; Contador Geral da Sociedade Beneficente São Camilo; Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP na gestão 2014-2016; Vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo - Sindcont-SP na gestão 2011-2013; Colaborador da Comissão de Projetos Sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC SP; Professor da Escola Aberta do Terceiro Setor na área do Terceiro Setor; Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – Comas-SP, nos períodos de 04/2009-03/2010 e 05/2011-05/2012; Vice-Presidente do Comas-SP, nos períodos de 04/2008-03/2009 e 04/2010-04/2011; Conselheiro efetivo do CRC SP, no período de 1998-2005; Coautor do livro “Dicionário do Terceiro Setor”, editado pela Editora Plêiade; Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Zerbini.
Marcelo Roberto Monello
Membro da Comissão do 3º Setor da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP) e colaborador da Comissão CRCSP Melhor Idade.
Suplente - Antonio Luiz de Queiroz Silva
Economista, auditor fiscal e sócio diretor da Paulicon Consultoria.
Atuou na área financeira do serviço público e de instituições filantrópicas. Participou como observador econômico de missões internacionais para EUA, Rússia, Reino Unido, Índia, Egito e Turquia. Foi Presidente do CORECON/SP – Conselho Regional de Economia.



© Copyrights 2015 FONIF

Desenvolvido por: AW Digital