Linha do Tempo

 
2019
novembro 12

Encontro de avaliação

Encontro de avaliação

Hoje as lideranças filantrópicas fizeram encontro de avaliação e definição de próximos passos.

Nas fotos estão: Custódio Pereira (FONIF), Silvio Iung e Carlos Silva (ABIEE), Irmão Paulo Fossatti e James Pinheiro (ANEC), João Otávio Bastos Junqueira (ABRUC) e Camila Koproski (ANUP).
novembro 5

Encontro com o Deputado Eduardo Barbosa

Encontro com o Deputado Eduardo Barbosa

Encontro no último dia 5 com o Deputado Eduardo Barbosa, autor do Dia Nacional da Filantropia juntamente com o Deputado Antonio Brito e idealizado pelo Fonif.

O encontro teve como finalidade de agradecer ao deputado pelo apoio e trâmite do projeto, além de conversar sobre os próximos passos do Projeto de Lei Complementar articulado pelo Fonif e entregue a ele.

novembro 5

Reunião com a Senadora Simone Tebet

Reunião com a Senadora Simone Tebet

O FONIF se reuniu no último dia 5 com a Senadora Simone Tebet, presidente da CCJ do Senado, que foi bastante receptiva e pode conhecer melhor a importância do setor filantrópico e dos indicadores apresentados pelo FONIF.

Na foto estão também o presidente do FONIF, Custódio Pereira, Airton Grazzioli e Pastor Robson Rodovalho.

outubro 24

A Voz da Filantropia no Terceiro Setor

A Voz da Filantropia no Terceiro Setor

O FONIF participou ontem do evento A Voz da Filantropia no Terceiro Setor, em São Paulo. O presidente do FONIF, Custódio Pereira, esteve ao lado do Deputado Federal Antônio Brito, Dr. Hugo Leonardo Zaponi Teixeira, José Eduardo Sabo Paes e Airton Grazzioli. Entres as discussões estava a imunidade tributária das filantrópicas e a agenda das instituições.

outubro 21

Homenagens no Dia Nacional da Filantropia

Homenagens no Dia Nacional da Filantropia

O dia 20 de outubro agora é reconhecido no calendário nacional como o Dia Nacional da Filantropia, criado para promover o reconhecimento sobre a importância da atividade filantrópica para o país.

Para marcar a data, o FONIF realizou, no dia 21 de outubro, uma homenagem a três pessoas que há anos se dedicam ao fortalecimento da causa filantrópica no Brasil: Dr Ives Gandra da Silva Martins, o Deputado Federal Antonio Brito e Dr Sergio Monello receberam das mãos do presidente do FONIF, Custódio Pereira, o título de personalidade emérita da filantropia, previsto no Estatuto Social do Fórum para reconhecer pessoas que se destacam na defesa do setor filantrópico.

Parabéns aos homenageados!

outubro 15

Senado aprova criação do Dia nacional da Filantropia

Senado aprova criação do Dia nacional da Filantropia

O Plenário aprovou no dia 15 de outubro o Projeto de Lei (PL) 2.117/2019, que institui o Dia Nacional da Filantropia, a ser comemorado anualmente dia 20 de outubro. A proposta segue para sanção presidencial. Na justificativa, os autores do projeto, os deputados federais Antonio Brito (PSD-BA) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG), dizem que a iniciativa pretende dar visibilidade à filantropia e à participação do cidadão na sociedade.

 

outubro 10

FONIF realiza reuniões em Brasília contra a PEC Paralela

FONIF realiza reuniões em Brasília contra a PEC Paralela

O FONIF realizou reuniões em Brasília com o objetivo de barrar a PEC Paralela da Reforma da Previdência, que tramita no Senado Federal e ameaça acabar com as imunidades das filantrópicas e, assim, prejudicar os serviços em Saúde, Educação e Assistência Social que prestam.

O presidente do FONIF, Custódio Pereira, a irmã Marinez Rossato, Delegada Geral para o Brasil das Irmãs de Santa Marcelina, e o padre Antonio Tabosa, vice-presidente do FONIF, se reuniram com a senadora Daniela Ribeiro da Paraíba, o senador Lasier Martins, o senador Anastasia, o senador Eduardo Gomes, o assessor da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senador Dário Berger, Yuri Santos, e com o senador Jorginho.

outubro 1

Entidades defendem filantropia em audiência pública no Senado

Entidades defendem filantropia em audiência pública no Senado

A Comissão de Educação do Senado Federal promoveu uma audiência pública com o objetivo de debater os impactos para o país da PEC Paralela da Reforma da Previdência (PEC 133/2019). O Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) marcou presença na audiência pública por meio de seu presidente, Custódio Pereira, que fez uma apresentação sobre a importância da atividade filantrópica para o Brasil, tendo como base uma pesquisa realizada pelo próprio FONIF que mostra que o valor que o setor retorna à sociedade é muito maior do que as imunidades recebidas.

setembro 27

Aula de Filantropia no Hospital Sírio-Libanês

Aula de Filantropia no Hospital Sírio-Libanês

O presidente do FONIF, Custódio Pereira, deu uma aula sobre Filantropia para alunos de Pós-graduação do Hospital Sírio-Libanês. Na ocasião ele aproveitou para falar do trabalho e das ações do FONIF.

setembro 20

Entidades filantrópicas levam aos parlamentares informações sobre os riscos da PEC Paralela

Entidades filantrópicas levam aos parlamentares informações sobre os riscos da PEC Paralela

Desde o final de agosto, o FONIF está engajado na luta contra a PEC Paralela (133) que propõe o fim das imunidades tributárias garantidas ao setor filantrópico na Constituição Federal. Para evitar que esse proposta prospere, o FONIF, em articulação com diversas entidades do setor, vem fazendo um amplo trabalho que visa levar entendimento aos parlamentares e à sociedade sobre o impacto negativo dessa decisão, sobretudo para a população de baixa renda.

setembro 18

Reunião com assessoria do senador Tasso Jereissati

Reunião com assessoria do senador Tasso Jereissati

Uma comitiva formada por membros do FONIF e representantes de entidades filantrópicas estiveram em reunião no dia 18 de setembro com a assessoria do senador Tasso Jereissati para tratar de aspectos técnicos da PEC Paralela da Reforma da Previdência. Apesar da receptividade, o gabinete não se mostrou flexível para retirar o fim da imunidade das filantrópicas da relatoria.

Desta forma, a luta das entidades filantrópicas pela continuidade de seus serviços de Saúde, Educação e Assistência Social continua.

Estiveram na reunião o assessor técnico do senador, Sylvio Kelsen Coelho; Dom Joaquim Mol, da PUC-MG; presidente do FONIF, Dr. Custódio Pereira; João Carlos Lima, sócio da Patri Assessoria Parlamentar; Vanderlei Vianna, relator do Comitê de Relações Institucionais do FONIF; e do advogado Hugo Cysneiros.

setembro 17

Reunião de articulação entre as entidades filantrópicas

Reunião de articulação entre as entidades filantrópicas

No último dia 11 de setembro, o FONIF se reuniu na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo foi tratar da articulação das áreas de comunicação das entidades.

Participaram da reunião o presidente do FONIF, Dr. Custódio Pereira; secretário executivo da ANEC, James Pinheiro dos Santos; Irmã Tânia Cruz, vice-presidente da Associação Santa Marcelina; Padre Paulo Renato, assessor político da CNBB; e Carlos Silva, secretário-executivo da ABIEE.

setembro 16

Reunião com o senador Otto Alencar

Reunião com o senador Otto Alencar

Representantes do FONIF e de entidades filantrópicas fizeram reunião com o senador Otto Alencar, que encabeçou a emenda supressiva para retirar a questão da Filantropia da PEC Paralela da Reforma da Previdência que tramita no Senado.

setembro 16

Reunião com senador Tasso Jereissati

Reunião com senador Tasso Jereissati

Representantes do FONIF e de entidades filantrópicas estiveram no Senado para se reunir com o senador Tasso Jereissati sobre a questão das imunidades tributárias na PEC Paralela da reforma da Previdência, que tramita no Senado.

Estiveram presentes o presidente da ABRUC, João Otávio Bastos Junqueira; o ex-presidente da ABRUC, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; o secretário-executivo da ABIEE, Carlos Silva; o presidente da UNE, Iago Montalvão; e o presidente do FONIF, Dr. Custódio Pereira.

agosto 23

Entidades filantrópicas e líderes políticos discutem os Rumos da Filantropia

Entidades filantrópicas e líderes políticos discutem os Rumos da Filantropia

Representantes de entidades filantrópicas e líderes políticos estiveram reunidos na manhã do dia 23 de agosto no debate “Rumos da Filantropia”, para uma reflexão sobre os impactos que a aprovação da reforma tributária pode exercer sobre as entidades do setor. Todos os especialistas foram unânimes e apontaram a importância da articulação do setor junto ao Congresso Nacional. O evento realizado pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) contou com a presença de mais de 800 pessoas no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) e foi transmitido para mais de 1.500 pessoas, em todo o País.

agosto 6

Visita do FONIF ao Ministério da Cidadania

O presidente do FONIF, Dr. Custódio Pereira e Pedro Mello estiveram no Ministério da Cidadania. para a presentar a pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico no Brasil”, levantamento realizado pelo FONIF que mostra a atuação do setor e a contrapartida oferecida à sociedade pelas organizações filantrópicas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Estiveram presentes na reunião o diretor do DRSP do Ministério da Cidadania, Alberto Alegre; a assessora SNAS, Thais Vasconcellos; e a chefe de gabinete Renata Cardoso Furtado.

agosto 1

FONIF discute PROADI-SUS no Hospital Albert Einstein

FONIF discute PROADI-SUS no Hospital Albert Einstein

A diretoria do FONIF se reuniu no dia 1º de agosto na sala de reuniões do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O objetivo foi a apresentação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O Fórum foi muito bem recebido na reunião.

maio 30

Caravana da Filantropia impacta mais de 300 parlamentares e conquista apoios importantes para a causa

A iniciativa, liderada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF, foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de maio, com o objetivo de promover aproximação e diálogo com os parlamentares, informar sobre a relevância do setor e garantir às suas entidades os direitos que lhes são reservados na Constituição Federal.

maio 10

FONIF acompanha julgamento de ações sobre imunidade das entidades filantrópicas que tramitam há duas décadas no STF

FONIF acompanha julgamento de ações sobre imunidade das entidades filantrópicas que tramitam há duas décadas no STF

Representantes do FONIF estiveram em Brasília no dia 8 de maio para assistir a continuidade do julgamento dos embargos de declaração apresentados nos autos das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 2028, 2036, 2228 e 2621 e no Recurso Extraordinário (RE) 566622 no Supremo Tribunal Federal (STF).

abril 25

FONIF marca presença no 28º Congresso da Fehosp

Suli de Moura e Edson Rogatti

Representado pela secretária executiva Suli de Moura, o FONIF marcou presença nesta terça-feira (23) no 28º Congresso da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp). O evento, o maior da área de saúde no país, acontece no Hotel Tauá, em Atibaia (SP) e promove encontros e debates para o fortalecimento de novas parcerias. O presidente da Fehosp e vice-presidente do FONIF, Edson Rogatti, foi muito elogiado no discurso de abertura feito pelo deputado federal Antonio Brito (PSD-BA).

© Copyrights 2015 FONIF

Desenvolvido por: AW Digital