Comite Jurídico

Advogado, especialista em Direito do Terceiro Setor, Administrativo e Civil. Presta assessoria jurídica para entidades de educação, assistência social e em direito público, no Brasil e no exterior.

Conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – COMAS –SP, como membro eleito pelos Segmentos Entidades e Organizações de Assistência Social, (2010 a 2012). Presidente do COMAS – SP pelo segmento das entidades (2013), Conselheiro do CONSEAS – SP (2013). Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2012 a 2014) segmento trabalhadores. Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2014 a 2016) segmento Entidades. Presidente da Sociedade Beneficente Rosália de Castro (2009 a 2013).

Advogada, Healthcare Compliance, Data Protection Officer - DPO, ISO Security Officer.

Executiva jurídica com mais de 20 anos de experiência. Atualmente é Gerente Jurídico e DPO da AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência, e já gerenciou departamentos de grandes organizações como Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Fundação Faculdade de Medicina da USP e Espro – Associação de Ensino Social Profissionalizante.

Professora e Palestrante em temas relacionados ao Terceiro Setor e a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, com diversos artigos publicados.

Membro do Comitê Jurídico do FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, Membro do Comitê Jurídico da Associação Nacional de Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD®), Membro da Comissão de Apoio à Departamentos Jurídicos da OAB/SP.

Executiva de saúde certificada e associada do CBEXs – Colégio de Executivos da Saúde.

Diretora Juridico e Regulatorio, Auditoria, Riscos Controles Internos, Compliance e Encarregado de Dados na Beneficência Portuguesa de São Paulo;

Membro efetivo da Comissao de Direito Sanitario da OAB-SP;

Membro do comitê estratégico de compliance da ANAHP

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Direito de São Paulo (FGV – Direito SP), Capacitação Executiva em Governança, Risco e Compliance pela Risk University da KPMG Brasil.

Atuação em escritórios de advocacia na área empresarial e em empresas do setor de educação. Atualmente ocupa o cargo de Diretoria Jurídica e de Compliance da Fundação Visconde de Porto de Seguro.

Bacharel em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU (2001), pós graduação em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Master of Business Administration – MBA no IBMEC. Cursos de educação continuada e especialização em Direito Empresarial do Trabalho – FGV/GVlaw e Direito do Terceiro Setor – FGVGVlaw. Com experiência nas áreas Empresarial e Terceiro Setor, atuou por aproximadamente nove anos como responsável por todo o Departamento Jurídico da Fundação Visconde de Porto Seguro e, nos últimos três anos, como prestador de serviços jurídicos em escritório próprio. Desde agosto de 2013 é consultor jurídico do FONIF, sendo que atualmente é membro integrante dos Comitês Jurídico e de Ética.

Graduado em Direito, Pós-Graduado em Gestão do Terceiro Setor, Especialista em Direito Educacional e Graduando em Filosofia.

Advogado na Universidade São Judas Tadeu (1997-1998), e na Federação de Obras Sociais (1999-2002). Responsável pelo jurídico da Fundação de Rotarianos de São Paulo – Colégios e Faculdade Rio Branco (2002 a 2014), e responsável pelo jurídico da Associação Santa Marcelina (2014 – atual).

É membro da Diretoria do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira. Foi   Conselheiro Municipal de Assistência Social - COMAS-SP e Membro da Comissão de Governança do Terceiro Setor do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Medalha de Mérito Comunitário da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Diretor Jurídico e Compliance do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE.

Cursou Direito, Administração de Empresas e Mestrado em Direito Tributário na PUC-SP.

Foi diretor de Relações Institucionais do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP. Atualmente é membro do Conselho Superior de Relações do Trabalho CORT/FIESP e integra o Comitê Jurídico do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF).

Pós-Graduado em Direito Público e Criminologia pela FMU - Instituto Metropolitano de Criminologia de São Paulo. Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso. Procurador Geral do Município de Cuiabá anos 1983 a 1985. Secretário de Justiça de Estado de Administração do Estado de Mato Grosso anos 1991 a 1994. Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Cuiabá - Unic, anos 1998 a 2002. Atualmente é responsável pelo setor jurídico do Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedor da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Advogado militante, atuando desde a primeira instância até às instâncias superiores, em grau de recurso. Consultor jurídico e parecerista. 

Graduada em Direito, possui MBA pela FGV e Insper, com especialização em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra e LLM Executive pelo CEU Law School.

É Diretora Jurídica da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein e coordenadora do Comitê de Proteção de Dados da ANAHP e ABRAMED.

Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da SBIBHAE.

Advogada. Sócia-Diretora da Borota Teixeira Sociedade de Advogados. Consultora Jurídica da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (FEBRAEDA) e de Organizações da Sociedade Civil com atuação na Política de Assistência Social.

Coordenadora da Comissão de Estudos sobre Legislação do Fórum Paulista da Aprendizagem Profissional (2010/2012). Conselheira Estadual de Assistência Social de São Paulo (2012/2014). Integrante do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (2012/2019). Conselheira Nacional de Assistência Social (2018/2022). Integrante da equipe de formadores do Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social. Membro do Conselho Científico da Federação Nacional das Associações Pestalozzi (FENAPESTALOZZI). Membro Consultor da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB SP.

Advogado da Associação Nacional das Instituições Educacionais Adventistas do Sétimo Dia. Mestrando em Direito do Terceiro Setor na Universidade Católica de Brasilia. Ex-conselheiro do CNAS.

Comite de Comunicação

Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista. É especialista em Comunicação Corporativa e mestre em Marketing Internacional pela Universidade de Ciências Econômicas de La Plata (Argentina). É graduada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É pós-graduada em Filosofia Política (UFPR) e tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Universidade Positivo), Gestão Executiva pela Dom Cabral e Gestão para Lideranças (Iesde). Já atuou como professora convidada para cursos de pós-graduação e MBA em Comunicação Corporativa para universidades paranaenses. Foi jornalista em veículos de imprensa como a Rádio CBN e o jornal Folha de Londrina. Desde 2002 atua na gestão de Comunicação e Relações Institucionais na iniciativa privada, tendo atuado nas empresas TIM, GRPCOM e, atualmente, Grupo Marista. 

Jornalista, especializada em comunicação corporativa, MBA em gestão em saúde, sócia da Agência Predicado Comunicação atuando como assessora de imprensa e relações públicas há 20 anos, especialmente no setor de saúde e filantropia.

Gerente de Marketing - Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Graduado em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi, Pós-graduado em Marketing pela ESPM e em Data Leadership for Business pela Tera, com MBA de Gestão Empresarial pela USP e Mestre pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua no mercado educacional por mais 19 anos, trabalhando em empresas de grande porte no setor. Experiência com marketing, captação, gestão, expansão de franquias, gestão de equipes e resultados.

Relações Públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Gestão de Negócios pela USP. 

Atua em comunicação corporativa desde 2002 e tem passagens por grandes empresas e agências de comunicação. Já atendeu organizações como Petrobras, BASF, Braskem, Danone, Fundação Dom Cabral, Grupo Cruzeiro do Sul, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, dentre outras. 

No Sírio-Libanês atua como RP da área de filantropia, incluindo atividades de endomarketing e engajamento, relações com mídia, eventos, crises, mídias sociais e marketing.

Jornalista, com 15 anos de experiência em comunicação de órgãos públicos e filantrópicos. Especialista em gerenciamento de crise e marca. Pós-graduada em Comunicação Pública Governamental pela ECA-USP, colaborou no lançamento de programas como o “Primeiríssima Infância” (Prêmios da Fundación América Latina en Acción Solidaria (Alas) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, atuando, ainda, na ampliação do Programa de Combate ao Crack do Estado.

 Atualmente, gestora de Comunicação da Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do Brasil, sendo responsável pela gestão estratégica e equipes de jornalistas nas mais diversas regiões do País, desde a região metropolitana de São Paulo até comunidades indígenas e ribeirinhas das regiões Norte e Centro-Oeste do País.

Secretário Executivo da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e da Asociación de Universidades Católicas de América Latina y el Caribe, Sub-região Brasil (ODUCAL Brasil), é contador, administrador e bacharel em direito, é pós graduado em Gestão Empresarial.

Mestre em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Possui Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Integrada, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Tem quase dez anos de experiência na área de comunicação e marketing em instituições educacionais sem fins lucrativos e filantrópicas, com passagens por Faculdade Santa Marcelina, Insper, Associação Santa Marcelina e Rede de Educação Santa Catarina.

Com mais de quinze anos de experiência nas áreas de captação de recursos, gestão de projetos, comunicação, relacionamento com a imprensa e articulação com as esferas de governo, atua na implantação de processos e desenvolvimento de ações estratégicas para organizações do terceiro setor. 

Atualmente, é Diretora de Relações Institucionais da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1975), Especialização/MBA em Gestão Universitária pela Universidade São Marcos, UNIMARCO (2004), Especialização em Avaliação a Distância pela Universidade de Brasília - UnB (1999), Especialização em Gestão Universitária pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1993) e Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela Faculdade Claretiano (1992). 

Atualmente, é Coordenadora de Graduação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – Graduação e Coordenadora da Divisão de Marketing e Comunicação da Universidade de Ribeirão Preto da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

Jornalista, especialista em Jornalismo Institucional pela PUC-SP.  Gerente de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, atuando na organização desde 1991.

Head of Marketing da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, responsável pela estratégia de comunicação, marca e experiência do consumidor. Docente do MBA e demais cursos no Ensino Einstein.

Formada em Ciência da Computação, com Especialização e MBA em Marketing pela FIA/USP. Mais de 18 anos de experiência no mercado, com foco em estratégias digitais e data driven marketing, com passagens pela Multiplus, Rede e Webtrends.

Possui 5 prêmios ABEMD - Associação Brasileira de Marketing de Dados.

Administrador de Empresas, Filantropista, Autor e Palestrante

Presidente das Fundações Mary Harriet Speers e João Alves Galhardo

Diretor Estatutário da AEB – Associação Evangélica Beneficente

Idealizador do Programa Dom Aquiles de Disrupção de Carreira

Diretor e Fundador da FIT – Faustini, Inovação e Tecnologia

Autor de O Guia Definitivo das Gerações Brasileiras (entre outros)

Comitê de Relações Institucionais

Advogado em Brasília é consultor jurídico da IRLA – Associação Internacional de Liberdade Religiosa para a América do Sul - International Religious Liberty Association 

Possui graduação em Economia pela UniSant’Anna, Pós-Graduação em Auditoria pela Fundação de Comércio Alvares Penteado - FECAP/Audibra e MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente Executivo de Filantropia do Hospital Beneficência Portuguesa – SP, responsável pela área de Filantropia, Projetos Filantrópicos, e de Relações Institucionais e Governamentais 

Cristiane Claro é Coordenadora de Relacionamentos Institucionais na FIDI - Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem. Também é responsável pelas ações sociais realizadas na instituição, como campanhas de conscientização e implantação do projeto de humanização em hospitais do sistema público de saúde. Graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia, atua há 15 anos na área de projetos sociais e programas institucionais. 

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente atua como Diretor Corporativo de Relações Institucionais da Associação Congregação Santa Marcelina, além pesquisador convidado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e colaborador ad-hoc do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação com foco na Gestão de Áreas estratégicas no Ensino Superior. 

Engenheiro de Produção (UFRJ), com especialização na Harvard Law School (Negociação), London Business School (Inovação & Liderança) e George Washington University (Business in a Political Age). Doutorando em Administração (DBA) pela École Superieure de Commerce de Rennes, França. Autor de artigos publicados Brasil e no exterior, além dos livros Estratégia de Empresas e Relações Governamentais Estratégicas. Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o idealizador e coordenador em Brasília e no Rio de Janeiro do primeiro MBA em Relações Governamentais do Brasil. Membro da Diretoria da ABRIG (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais). 

Comitê de Ética

EulerMatemático. Iniciou sua carreira acadêmica na Rede Educacional Adventista, como docente, em Petrópolis, RJ. Atuou numa Instituição da mesma rede em Hortolândia, SP, como Docente, Diretor para Assuntos Estudantis e Diretor de Marketing. Diretor da Faculdade de Ciências, Diretor do Departamento de Extensão Cultural e Universitária e Diretor Geral de Campus. Atuou como Reitor do UNASP de 2001 a 2016, quando, a partir de então, assumiu a função de Chanceler do UNASP exercendo-a até 2018.

Foi Presidente da ABIEE - Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas por dois mandatos e atualmente é um dos Vice-Presidentes da ABIEE. É Presidente do Conselho de Associados Constituintes da ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. Membro do Conselho Fiscal da ABRUC - Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior.

Atuou também como Secretário da ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários, e Conselheiro da FUNADESP - Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.

Economista, pós-graduado em Finanças na Faculdade de Administração Armando Álvares Penteado-FAAP; Especialista em Ensino Superior e Mestre em Administração, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie ; Doutor em História Econômica na Universidade de São Paulo-USP. Possui Cursos de Extensão nas Universidades de Salamanca na Espanha; da Universidade da Califórnia em Berkeley; da School of Business and International Studies da Dominican University na Califórnia e da Robins School of Business do Management Institute da University of Richmond, na Virginia.

É Diretor Geral da Associação Santa Marcelina, mantenedora dos Colégios e das Faculdades Santa Marcelina. Conselheiro do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Diretor da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Integrante do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, da FIESP. Presidente-Fundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Conselheiro Independente do Conselho de Administração do Grupo Santa Catarina, mantenedor de Colégios, Organizações de Assistência Social e Hospitais.

Ocupou vários cargos na gerência geral em bancos de porte e instituições financeiras, bem como de Diretor Administrativo e Financeiro na multinacional Gotaverken Industria e Comércio SA, Controller do Grupo A. Araújo S/A Engenharia e Montagens, Sócio e Diretor Administrativo Financeiro da Gasa Gurgel Araújo S/A. Diretor Financeiro e Diretor-Presidente do Instituto Mackenzie, mantenedor dos Colégios Mackenzie e da Universidade Mackenzie (1997 a 2005). Diretor-Geral das Faculdades Integradas Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo (2005 a 2010). Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE), da Câmara de Educação Superior e Presidente da Comissão de Planejamento do CEE (2005 a 2011). Membro do Conselho Fiscal da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP (2008 e 2012). Foi também Membro do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV Cultura (2013 a 2019).

Foi por três mandatos (9 anos) do Conselho Diretor da ACM – Associação Cristã de Moços de São Paulo.

Primeiro professor em fundraising no Brasil, credenciado internacionalmente pela Association of Fundraising Professionals Faculty Training Academy- Master Teacher, USA.

É autor dos livros “Captação de Recursos (Fund Raising): Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem”, Editora Mackenzie e “Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil”, Editora Saraiva em co-edição com a Editora Mackenzie, ambos primeiros livros sobre o assunto publicados no Brasil. É co-autor dos livros “Nos Bastidores da Educação Brasileira”, Editora Humus e “Empreendedorismo e Inovação no Ensino Superior”, Editora de Cultura – Semesp.

Bacharel em Direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU (2001), pós graduação em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Master of Business Administration – MBA no IBMEC. Cursos de educação continuada e especialização em Direito Empresarial do Trabalho – FGV/GVlaw e Direito do Terceiro Setor – FGVGVlaw. Com experiência nas áreas Empresarial e Terceiro Setor, atuou por aproximadamente nove anos como responsável por todo o Departamento Jurídico da Fundação Visconde de Porto Seguro e, nos últimos três anos, como prestador de serviços jurídicos em escritório próprio. Desde agosto de 2013 é consultor jurídico do FONIF, sendo que atualmente é membro integrante dos Comitês Jurídico e de Ética.

Maria Ursulina de Moura - Suli é Graduada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, Licenciada em Letras, Pós graduada em Marketing e Mestre em Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Foi Diretora de Comunicação do Grupo Santander, foi Coordenadora de cinco Cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Foi Diretora Acadêmica da Faculdade Santa Marcelina de onze cursos de graduação e de quinze cursos de Pós Graduação, sendo um deles o Curso de Medicina. Foi professora convidada dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação da Faculdade Armando Álvares Penteado-FAAP e da Universidade Anhembi-Morumbi. Atualmente é Secretaria Executiva do Fonif.

Comitê de Fundraising e Linhas de Financiamento

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Guarulhos (1975), mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992 e 2001, respectivamente). Diretor Geral do Colégio Batista Brasileiro (Perdizes e Bauru); Consultor Jurídico e Sócio Titular e Fundador do Gézio Medrado, Marli Baptista Adv Associados; Professor Assistente Doutor da PUC-SP/FEA. É conselheiro do Conselho Superior das Ralações de Trabalho (CORT) da FIESP; Foi Professor da Escola Judicial do TRT/II Região. Leciona em cursos de pós-graduação (Relações Individuais e Coletivas de Trabalho; Processo do Trabalho). É Juiz do Trabalho aposentado. Foi V. Presidente e Diretor Cultural da Amatra-SP. É Diretor Social e Cultural da AMAJUST - Associação dos Magistrados Aposentados da Justiça do Trabalho; Palestrante nos Congressos da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social da qual é membro. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo; Associado a AMB - Associação dos Magistrados do Brasil; da ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados Trabalhista; do Instituto de Direito Social Cesarino Júnior; da Associação Internacional de Direito do Trabalho e Seguridade Social; da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT-SP (São Paulo, Br), no grau de Comendador. 

Regulamentos e Regimentos internos

Regulamento

Regulamento de Funcionamento dos Comitês do Fonif

Jurídico

Regimento interno do comitê jurídico

Comunicação

Regimento interno do comitê de comunicação