Comitê Jurídico
Comitê de Comunicação
Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista. É especialista em Comunicação Corporativa e mestre em Marketing Internacional pela Universidade de Ciências Econômicas de La Plata (Argentina). É graduada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É pós-graduada em Filosofia Política (UFPR) e tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Universidade Positivo), Gestão Executiva pela Dom Cabral e Gestão para Lideranças (Iesde). Já atuou como professora convidada para cursos de pós-graduação e MBA em Comunicação Corporativa para universidades paranaenses. Foi jornalista em veículos de imprensa como a Rádio CBN e o jornal Folha de Londrina. Desde 2002 atua na gestão de Comunicação e Relações Institucionais na iniciativa privada, tendo atuado nas empresas TIM, GRPCOM e, atualmente, Grupo Marista.
Jornalista, especializada em comunicação corporativa, MBA em gestão em saúde, sócia da Agência Predicado Comunicação atuando como assessora de imprensa e relações públicas há 20 anos, especialmente no setor de saúde e filantropia.
Relações Públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em Gestão de Negócios pela USP.
Atua em comunicação corporativa desde 2002 e tem passagens por grandes empresas e agências de comunicação. Já atendeu organizações como Petrobras, BASF, Braskem, Danone, Fundação Dom Cabral, Grupo Cruzeiro do Sul, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, dentre outras.
No Sírio-Libanês atua como RP da área de filantropia, incluindo atividades de endomarketing e engajamento, relações com mídia, eventos, crises, mídias sociais e marketing.
Com mais de quinze anos de experiência nas áreas de captação de recursos, gestão de projetos, comunicação, relacionamento com a imprensa e articulação com as esferas de governo, atua na implantação de processos e desenvolvimento de ações estratégicas para organizações do terceiro setor.
Atualmente, é Diretora de Relações Institucionais da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Roberta Mira é gerente de comunicação, marketing e experiência no Espro. Intraempreendedora social com vasta experiência em marketing, comunicação e UX. Em 2021, foi responsável pela criação da nova área de marketing do Espro e pela Implementação dos canais digitais, relacionamento, branded contend e automação. Hoje, lidera as seguintes áreas da instituição: Institucional, Digital, Insights de Mercado (Pesquisas), PR, Eventos e Telemarketing (Central de Experiências). Tem mais de 25 anos de carreira, atuando em organizações de diferentes segmentos, tamanhos e culturas, desde tradicionais até startups. Formada em Publicidade e Propaganda na FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas, com pós-graduação em Administração de Marketing pela FAAP e MBA em Gestão de Negócios na Business School. Roberta Mira faz a diferença em sua área de atuação por promover mudanças positivas na sociedade, especialmente no que diz respeito à inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Possui Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1975), Especialização/MBA em Gestão Universitária pela Universidade São Marcos, UNIMARCO (2004), Especialização em Avaliação a Distância pela Universidade de Brasília - UnB (1999), Especialização em Gestão Universitária pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1993) e Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela Faculdade Claretiano (1992).
Atualmente, é Coordenadora de Graduação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão – Graduação e Coordenadora da Divisão de Marketing e Comunicação da Universidade de Ribeirão Preto da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.
Jornalista, especialista em Jornalismo Institucional pela PUC-SP. Gerente de Comunicação do Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, atuando na organização desde 1991.
Comitê de Relações Institucionais
Advogado em Brasília é consultor jurídico da IRLA – Associação Internacional de Liberdade Religiosa para a América do Sul - International Religious Liberty Association
Cristiane Claro é Coordenadora de Relacionamentos Institucionais na FIDI - Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem. Também é responsável pelas ações sociais realizadas na instituição, como campanhas de conscientização e implantação do projeto de humanização em hospitais do sistema público de saúde. Graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia, atua há 15 anos na área de projetos sociais e programas institucionais.
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente atua como Diretor Corporativo de Relações Institucionais da Associação Congregação Santa Marcelina, além pesquisador convidado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e colaborador ad-hoc do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Educação com foco na Gestão de Áreas estratégicas no Ensino Superior.
Engenheiro de Produção (UFRJ), com especialização na Harvard Law School (Negociação), London Business School (Inovação & Liderança) e George Washington University (Business in a Political Age). Doutorando em Administração (DBA) pela École Superieure de Commerce de Rennes, França. Autor de artigos publicados Brasil e no exterior, além dos livros Estratégia de Empresas e Relações Governamentais Estratégicas. Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o idealizador e coordenador em Brasília e no Rio de Janeiro do primeiro MBA em Relações Governamentais do Brasil. Membro da Diretoria da ABRIG (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais).
Comitê Internacional
Comitê de Ética
Matemático. Iniciou sua carreira acadêmica na Rede Educacional Adventista, como docente, em Petrópolis, RJ. Atuou numa Instituição da mesma rede em Hortolândia, SP, como Docente, Diretor para Assuntos Estudantis e Diretor de Marketing. Diretor da Faculdade de Ciências, Diretor do Departamento de Extensão Cultural e Universitária e Diretor Geral de Campus. Atuou como Reitor do UNASP de 2001 a 2016, quando, a partir de então, assumiu a função de Chanceler do UNASP exercendo-a até 2018.
Foi Presidente da ABIEE - Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas por dois mandatos e atualmente é um dos Vice-Presidentes da ABIEE. É Presidente do Conselho de Associados Constituintes da ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. Membro do Conselho Fiscal da ABRUC - Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior.
Atuou também como Secretário da ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários, e Conselheiro da FUNADESP - Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.
Economista, pós-graduado em Finanças na Faculdade de Administração Armando Álvares Penteado-FAAP; Especialista em Ensino Superior e Mestre em Administração, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie ; Doutor em História Econômica na Universidade de São Paulo-USP. Possui Cursos de Extensão nas Universidades de Salamanca na Espanha; da Universidade da Califórnia em Berkeley; da School of Business and International Studies da Dominican University na Califórnia e da Robins School of Business do Management Institute da University of Richmond, na Virginia.
É Diretor Geral da Associação Santa Marcelina, mantenedora dos Colégios e das Faculdades Santa Marcelina. Conselheiro do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Diretor da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Integrante do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, da FIESP. Presidente-Fundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Conselheiro Independente do Conselho de Administração do Grupo Santa Catarina, mantenedor de Colégios, Organizações de Assistência Social e Hospitais.
Ocupou vários cargos na gerência geral em bancos de porte e instituições financeiras, bem como de Diretor Administrativo e Financeiro na multinacional Gotaverken Industria e Comércio SA, Controller do Grupo A. Araújo S/A Engenharia e Montagens, Sócio e Diretor Administrativo Financeiro da Gasa Gurgel Araújo S/A. Diretor Financeiro e Diretor-Presidente do Instituto Mackenzie, mantenedor dos Colégios Mackenzie e da Universidade Mackenzie (1997 a 2005). Diretor-Geral das Faculdades Integradas Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo (2005 a 2010). Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE), da Câmara de Educação Superior e Presidente da Comissão de Planejamento do CEE (2005 a 2011). Membro do Conselho Fiscal da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP (2008 e 2012). Foi também Membro do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV Cultura (2013 a 2019).
Foi por três mandatos (9 anos) do Conselho Diretor da ACM – Associação Cristã de Moços de São Paulo.
Primeiro professor em fundraising no Brasil, credenciado internacionalmente pela Association of Fundraising Professionals Faculty Training Academy- Master Teacher, USA.
É autor dos livros “Captação de Recursos (Fund Raising): Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem”, Editora Mackenzie e “Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil”, Editora Saraiva em co-edição com a Editora Mackenzie, ambos primeiros livros sobre o assunto publicados no Brasil. É co-autor dos livros “Nos Bastidores da Educação Brasileira”, Editora Humus e “Empreendedorismo e Inovação no Ensino Superior”, Editora de Cultura – Semesp.
Regulamentos e Regimentos internos
Regulamento
Regulamento de Funcionamento dos Comitês do Fonif
Jurídico
Regimento interno do comitê jurídico
Comunicação
Regimento interno do comitê de comunicação