A Universidade Corporativa do FONIF visa o desenvolvimento e aprimoramento das entidades filantrópicas brasileiras e a capacitação dos recursos humanos destas instituições, com o objetivo de tornar o setor mais profissional, eficiente e competitivo.

As instituições filantrópicas ocupam um importante papel na sociedade, gerando mais de 2,3 milhões de empregos e possuem uma série de peculiaridades em função de terem objetivos, modelos de gestão, de contabilização, de prestação de contas e de governança diferentes das organizações empresariais, além de se submeterem a um processo regulatório específico e complexo. Assim, desenvolvemos cursos específicos para as instituições, com corpo docente profissional e certificação própria e reconhecida.

 

 

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O objetivo do curso é apresentar os conceitos, o papel e o modus operandi do Comitê de Auditoria, além de seu relacionamento com as auditorias internas e independentes, compliance, controladoria e orçamento, bem como sua contribuição para o aprimoramento da gestão e das boas práticas de Governança Corporativa.

TEMAS DAS AULAS

História do Comitê de Auditoria
Papel do Comitê de Auditoria
Relacionamento com a Auditoria Interna
Intervalo
Relacionamento com a Auditoria Independente
Relacionamento com Compliance e Controles Internos
Relacionamento com a Controladoria
Regimento do Comitê de Auditoria
Canal de denúncias
Agenda anual de reuniões
Orçamento anual do Comitê de Auditoria

PROFESSOR

Guy Almeida Andrade
Contador formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA USP e Administrador de Empresas formado pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 40 anos de experiência em auditoria, contabilidade, sistemas de controles internos, sistemas de custeio, avaliação de empresas, impostos e governança corporativa, com treinamento em auditoria em Toronto, Canadá, na firma Dunwoody & Co. – 1984. É presidente da Magalhães Andrade S/S Auditores Independentes. É membro de Conselhos de Administração, Comitês de Auditoria e Conselho Fiscal de companhias de capital aberto e fechado. Foi membro de órgãos de administração e de governança de entidades da profissão, no Brasil e no exterior. Agraciado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON com o título Destaque Profissional de 2014. Agraciado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo com o título de Contabilista Emérito de 2007. Agraciado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo com a Medalha de Mérito Profissional Joaquim Monteiro de Carvalho. Autor de artigos sobre auditoria, contabilidade, controles, finanças e governança corporativa. É, ainda, autor e coautor de trabalhos em diversos certames da profissão, tendo apresentado diversas palestras técnicas em eventos profissionais e culturais, no Brasil e no exterior.

INFORMAÇÕES GERAIS

Transmissão ao vivo via Zoom
19 e 26 de outubro de 2023, das 17h às 20h (mais 1 hora de atividades)

Investimento:
Associados Semesp, Fonif e IBGC: R$ 1.000,00
Não associados: R$ 1.500,00

 

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Apresentar o papel, a composição e o modus operandi do Comitê de Pessoas e sua contribuição para o aprimoramento da gestão e das boas práticas de Governança Corporativa nas Instituições filantrópicas e/ou sem fins lucrativos das áreas da educação, saúde e assistência social.

TEMAS DAS AULAS

Modelos empresariais: mercado, familiar, misto, confessional;
A estrutura de governança, os comitês de apoio ao conselho e relações com a gestão;
As pessoas na organização;
Cultura empresarial, as pessoas e a liderança;
Componentes, processos e práticas de gestão de pessoas;
O papel do Conselho na gestão de pessoas;
Relacionamento do Presidente do Conselho com o CoP;
O Comitê de Pessoas – papel, composição, modus operandi;
Regimento Interno do Comitê de Pessoas;
Depoimento de membro do conselho e do CoP;
Temas em pauta para a área de RH e o CoP: saúde mental ou integral, ESG, diversidade e inclusão , marca empregadora, sucessão e remuneração , modelo de trabalho, LGPD, people analytcs;
O CoP, a integridade e a ética na organização;
Dinâmica de reuniões do CoP;
O papel da área de gestão de pessoas e sua interação com o CoP;
Depoimento de um líder de gestão de pessoas;
Interação do CoP com o CEO e o corpo executivo;
O papel do CEO junto ao CoP; e
Interação do CoP com o Conselhos

PROFESSORES

Elizabeth Leonetti
Desenvolveu-se como executiva e consultora em gestão de pessoas com forte atuação na reestruturação organizacional, governança, liderança de processos de transformação cultural e formulação de planos estratégicos em diferentes segmentos. Liderou áreas de gestão de pessoas na Associação Congregação de Santa Catarina (saúde, educação e obras sociais), Pro-Saúde (gestora de hospitais privados e públicos), Clínica Fares (clínicas populares), NET Serviços (telecom); Moore Formulários, (impressos de segurança) e FNAC (varejo). Foi responsável pela gestão de todos os subsistemas de recursos humanos, gestão da mudança, redesenho de processos, , comunicação interna e externa. suporte à estruturação de planejamento estratégico. Na NET foi responsável pela criação e implantação da Escola de Líderes e Escola Técnica, consolidando essas práticas às atividades do negócio. Atua como Coordenadora de Comitê de Pessoas. Pós-graduada em administração de RH pela FAAP e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de SP, docente para os cursos de administração, gestão estratégica na saúde e recursos humanos.

José Luiz Bichuetti

Desenvolveu sua carreira como executivo e como consultor em empresas brasileiras e internacionais. Foi Superintendente/CEO da Associação Congregação de Santa Catarina (saúde e educação); VP Desenvolvimento de Negócios América Latina para o grupo inglês Compass (alimentação); Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Antares Acoplamentos (equipamentos industriais), Diretor Geral da consultoria  Arthur D. Little no Brasil e na Argentina, CEO do Grupo Interclínicas (saúde), da Sodexo do Brasil (alimentação), da Coel Controles Elétricos (automação industrial), e Principal da consultoria Booz, Allen & Hamilton. Viveu e trabalhou nos Estados Unidos, Itália, França, Argentina e Mexico. Atua como presidente e membro de conselhos de administração e consultivos. É instrutor nos cursos de governança, estratégia e liderança para o IBGC, FGV Saúde, FONIF e Legado e Família. Autor dos livros “Governança, Gestão e Sucessão – passo a passo”, e “Gestão de pessoas não é com o RH”. Engenheiro Eletrônico pelo ITA, MBA pela University of Hartford nos Estados Unidos,  e cursou o OPM-Owners/Presidents Management Program da Harvard Business School, tendo sido membro de seu conselho consultivo. 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Transmissão ao vivo via Zoom
22 e 29 de novembro de 2023, das 17h às 20h (mais 1 hora de atividades)

Investimento:
Associados Semesp, Fonif e IBGC: R$ 1.000,00
Não associados: R$ 1.500,00

 

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