DIRETORIA

Economista, pós-graduado em Finanças na Faculdade de Administração Armando Álvares Penteado-FAAP; Especialista em Ensino Superior e Mestre em Administração, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie ; Doutor em História Econômica na Universidade de São Paulo-USP. Possui Cursos de Extensão nas Universidades de Salamanca na Espanha; da Universidade da Califórnia em Berkeley; da School of Business and International Studies da Dominican University na Califórnia e da Robins School of Business do Management Institute da University of Richmond, na Virginia.

Foi Diretor Geral da Associação Santa Marcelina, mantenedora dos Colégios e das Faculdades Santa Marcelina. Conselheiro do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior do Estado de São Paulo. Diretor da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Integrante do Conselho Superior de Responsabilidade Social – CONSOCIAL, da FIESP. Presidente-Fundador da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). Conselheiro Independente do Conselho de Administração do Grupo Santa Catarina, mantenedor de Colégios, Organizações de Assistência Social e Hospitais.

Ocupou vários cargos na gerência geral em bancos de porte e instituições financeiras, bem como de Diretor Administrativo e Financeiro na multinacional Gotaverken Industria e Comércio SA, Controller do Grupo A. Araújo S/A Engenharia e Montagens, Sócio e Diretor Administrativo Financeiro da Gasa Gurgel Araújo S/A. Diretor Financeiro e Diretor-Presidente do Instituto Mackenzie, mantenedor dos Colégios Mackenzie e da Universidade Mackenzie (1997 a 2005). Diretor-Geral das Faculdades Integradas Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo (2005 a 2010). Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE), da Câmara de Educação Superior e Presidente da Comissão de Planejamento do CEE (2005 a 2011). Membro do Conselho Fiscal da Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP (2008 e 2012). Foi também Membro do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV Cultura (2013 a 2019).

Foi por três mandatos (9 anos) do Conselho Diretor da ACM – Associação Cristã de Moços de São Paulo.

Primeiro professor em fundraising no Brasil, credenciado internacionalmente pela Association of Fundraising Professionals Faculty Training Academy- Master Teacher, USA.

É autor dos livros “Captação de Recursos (Fund Raising): Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem”, Editora Mackenzie e “Sustentabilidade e Captação de Recursos na Educação Superior no Brasil”, Editora Saraiva em co-edição com a Editora Mackenzie, ambos primeiros livros sobre o assunto publicados no Brasil. É co-autor dos livros “Nos Bastidores da Educação Brasileira”, Editora Humus e “Empreendedorismo e Inovação no Ensino Superior”, Editora de Cultura – Semesp.

Diretor Geral Executivo da Fundação Visconde de Porto de Seguro, rede de colégios Visconde de Porto Seguro e mantenedora do Instituto Martius-Staden de cultura alemã.

Com formação em Administração, possui MBA em Finanças (FIA-USP) e diversos cursos de especialização: Management Living (Instituto Maalik, na Alemanha, e Saint Gallen University, na Suíça); MGL – Making Great Leaders (Hay Group); Gestão de Conflitos e Negociação (Fundação Dom Cabral); Comunicação Institucional (FIA-USP) e Planejamento Orçamentário (FGV).

Durante 25 anos ocupou vários cargos em empresas multinacionais: Diretor Financeiro na Nobel Biocare, Diretor Administrativo-Financeiro na Drager Medical do Brasil, Coordenador Financeiro na Pepsico do Brasil e auditor na KPMG Peat Marwick.

Presidente da Diretoria Executiva da Associação Paulista de Fundações – APF – São Paulo/SP (2004 a 2025). Vice-Presidente do Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas – FONIF – São Paulo/SP (2015 a 2024). Presidente da Confederação Brasileira de Fundações – CEBRAF – Brasília/DF (2007 a 2019) e Vice-Presidente (2019 a 2022 / 2023 a 2025). Diretora Secretária Adjunta da FEBRAEDA – Federação Brasileira de Associações Sócio Educacionais de Adolescentes – São Paulo/SP (2019 a 2025). Diretora da Fundação de Rotarianos de São Paulo – São Paulo/SP (1997 a 2004) e Assessora de Assuntos Fundacionais (2004 a 2025). Representante como Diretora da Fundação de Rotarianos de São Paulo São Paulo/SP – Conselho da Comunidade Solidária: na Comissão I – Recursos e Financiamentos, e Comissão 3 – Sistema Classificatório e Auto Regulação, da Reforma do Marco Legal do 3º Setor – Brasília/DF (1997). Representante como membro do Rotary Club de São Paulo - Oeste – D. 4610 de RI - Conselho da Comunidade Solidária: na 6ª Rodada de Interlocução Política – tema: “Marco Legal do 3º. Setor”; na 7ª Rodada de Interlocução Política – tema: “Síntese Preliminar da Agenda Social” – Brasília/DF (1997). Membro do Conselho Superior do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo – São Paulo/SP (2013 a 2025). Vice Coordenadora do Fórum Municipal de Entidades Beneficentes de Assistência Social de São Paulo – FEBAS - São Paulo/SP (desde 2008). Conselheira do Consocial – Conselho Superior de Responsabilidade Social/FIESP – São Paulo/SP (2012 a 2021). Membro do Conselho Curador da FUNADESP – Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Brasília/DF (2002-2006 / 2006-2010). Diretora Presidente da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria – São Paulo/SP (2004-2006-2008). Membro suplente do Conselho Fiscal da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – Brasília/DF (2004 a 2007). Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social – Brasília/DF (Conselheira suplente representando a Confederação Israelita do Brasil – CONIB – São Paulo/SP (1995); Conselheira suplente representando a Federação Brasileira de Patrulheirismo – São Paulo/SP (1996/2000); Conselheira titular representando a Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços – São Paulo/SP (2000/2002). Membro titular do Conselho Nacional de Serviço Social – CNSS, vinculado ao Ministério da Educação e Cultura e Ministério do Bem-Estar Social – Brasília/DF (1982 a 1994). Membro titular do Comitê da Família da Secretaria Municipal da Família e Bem-Estar Social – São Paulo/SP (1995). Fundadora e Presidente da Casa da Criança Santa Elisabeth – Avaré/SP (1966 a 1988). Fundadora Presidente da Diretoria Executiva do Conselho de Obras Sociais de Avaré – COSA – Avaré/SP (1976 a 1982).

Diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), presidente da Santa Casa de Misericórdia de Palmital, pós-graduado em Administração Hospitalar, Presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) (2014 a 2020), ex-secretário e vereador da Câmara Municipal de Palmital, ex-chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Palmital.

Matemático. Iniciou sua carreira acadêmica na Rede Educacional Adventista, como docente, em Petrópolis, RJ. Atuou numa Instituição da mesma rede em Hortolândia, SP, como Docente, Diretor para Assuntos Estudantis e Diretor de Marketing. Diretor da Faculdade de Ciências, Diretor do Departamento de Extensão Cultural e Universitária e Diretor Geral de Campus. Atuou como Reitor do UNASP de 2001 a 2016, quando, a partir de então, assumiu a função de Chanceler do UNASP exercendo-a até 2018.

Foi Presidente da ABIEE - Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas por dois mandatos e atualmente é um dos Vice-Presidentes da ABIEE. É Presidente do Conselho de Associados Constituintes da ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. Membro do Conselho Fiscal da ABRUC - Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior.

Atuou também como Secretário da ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários, e Conselheiro da FUNADESP - Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular.

Superintendente Geral da Fundação Zerrenner
Instituição Responsável pela assistência de 70 mil beneficiários em saúde e mantenedora de 02 Colégios de Ensino Fundamental e Médio que atendem 4 mil crianças e jovens em educação.

Bacharel em Direito/Advogado - Pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Especialista em Direito Constitucional e Tributário – Pela Escola Superior de Direito Constitucional
Especialista em Processo Tributário – Pelo CEU Law School
MBA Gestão Empresarial pela FIA/USP
Módulo de MBA - Pela Columbia University
Módulo de MBA – Pelo Illinois Institute of Technology

Formado em Filosofia e Teologia pela FAJE (Faculdade Jesuíta) e MBA Gestão Empresarial – FGV. Foi Diretor do Colégio Santo Inácio (Fortaleza), Diretor do Mosteiro dos Jesuítas (Baturité-CE), Administrador Paroquial (Capim Grosso-BA), Superior da Plataforma Apostólica do Nordeste II, Superior da Plataforma Apostólica do Centro Oeste. Atualmente é Superior do Núcleo Apostólico dos Jesuítas em Brasília, Diretor do Centro Cultural de Brasília e Diretor-Presidente da Fundação Fé e Alegria.

É Diretor de Relações Institucionais do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Foi Diretor-Geral do Colégio e Faculdade Presbiteriana Mackenzie (Brasília) e ex Diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura do IPM. Membro do Conselho de Educação do Distrito Federal, de 2018 a 2021, do qual foi Presidente da Câmara de Educação Básica, reconduzido à Presidência por unanimidade dos conselheiros, por três mandatos. Conselheiro do Conselho de Administração do Banco do Brasil, do qual é o Vice-Presidente. Ocupou diversos cargos gerenciais, executivos e de Assessoria da Presidência no Banco do Brasil por mais de 30 anos. Foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, em trabalhos como a Elaboração e aplicação de Curso de Resolução não Adversarial de Conflitos (Mediação e Conciliação), para juízes e servidores do TJDFT. Mestre em Administração e Doutorado (não-concluído), nas áreas de concentração Estratégia Empresarial com foco em Marketing e Recursos Humanos. É Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Possui Pós-graduações Lato Sensu Gestão Educacional (Universidade Católica de Brasília - UCB); MBA Controller (FIPECAFI/Universidade de São Paulo - USP); e curso de extensão de Formação de Conselheiros - Governança Corporativa (Fundação Dom Cabral - MG). Professor Universitário há mais de 30 anos, tendo ministrado aulas de graduação e pós-graduação em instituições como a UnB, FGV, FIPECAFI-USP, UCB e INESC/CNEC. CONSULTOR e palestrante em instituições públicas e privadas (Brasil e Exterior), especialmente relacionadas a Educação, Estratégia Empresarial, Planejamento Estratégico, Comunicação e Negociação, Liderança, Gestão Organizacional, Gestão de Projetos e de Processos, Criatividade e Inovação. Condecorações: Medalha da Vitória, 2014 (Exército Brasileiro) | Medalha Amigo da Marinha, 2016 (Marinha do Brasil) | Medalha Mérito Tamandaré, 2019 (Marinha do Brasil); | Comenda Exército Brasileiro, 2020 (Exército Brasileiro). Medalha do Mérito Naval, 2021 (Marinha do Brasil).

Advogado, especialista em Direito do Terceiro Setor, Administrativo e Civil. Presta assessoria jurídica para entidades de educação, assistência social e em direito público, no Brasil e no exterior.

Conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – COMAS –SP, como membro eleito pelos Segmentos Entidades e Organizações de Assistência Social, (2010 a 2012). Presidente do COMAS – SP pelo segmento das entidades (2013), Conselheiro do CONSEAS – SP (2013). Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2012 a 2014) segmento trabalhadores. Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2014 a 2016) segmento Entidades. Presidente da Sociedade Beneficente Rosália de Castro (2009 a 2013).

Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista. É especialista em Comunicação Corporativa e mestre em Marketing Internacional pela Universidade de Ciências Econômicas de La Plata (Argentina). É graduada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É pós-graduada em Filosofia Política (UFPR) e tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Universidade Positivo), Gestão Executiva pela Dom Cabral e Gestão para Lideranças (Iesde). Já atuou como professora convidada para cursos de pós-graduação e MBA em Comunicação Corporativa para universidades paranaenses. Foi jornalista em veículos de imprensa como a Rádio CBN e o jornal Folha de Londrina. Desde 2002 atua na gestão de Comunicação e Relações Institucionais na iniciativa privada, tendo atuado nas empresas TIM, GRPCOM e, atualmente, Grupo Marista.

José Luis de Melo Turiani - Turiani.  Graduado em Administração de Empresas, Pós-graduado em Marketing - ESPM, Especialista em Pesquisa Quantitativa de Mercados - USP e com Mestrado em Educação e História da Cultura - Mackenzie.
Foi Diretor Geral de Mídias no Grupo Santander e Analista de Gestão e Marketing. Coordenador de cursos de graduação nas Faculdades Rio Branco, da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Foi Vice-Diretor Acadêmico na Faculdade Santa Marcelina de onze cursos de graduação sendo um deles o curso de medicina e de quinze cursos de Pós-graduação. Foi professor no curso de Pós-graduação em Marketing-Mídias na USCS – Universidade de São Caetano do Sul e Coordenador no curso EaD de formação em Mídias na Educação - Educomunicação na USP.