No dia 28 de outubro, o FONIF realizou mais uma edição do Filantropia Conecta, evento voltado ao networking entre seus associados, que sempre traz um tema atual e relevante para ser aprofundado por um especialista.

Nesta edição, o palestrante convidado foi Bruno Peres, que apresentou o tema “A Nova Era da Comunicação Institucional: Inteligência Artificial, Reputação e Engajamento”. Doutorando e Mestre pela USP, com 23 anos de experiência na área digital e passagens por organizações como UNICEF, ONU Refugiados e Greenpeace, Peres destacou que a Inteligência Artificial (IA) é uma aliada estratégica para ampliar o alcance e a eficiência da comunicação, transformando dados em conteúdos engajadores e otimizando as estratégias de captação de recursos.

O evento aconteceu no restaurante Corrientes 348 Jardins, em São Paulo, e reuniu profissionais de diversas instituições associadas, entre elas ASA – Associação Santo Agostinho, Colégio Visconde de Porto Seguro, Espro, FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem, Grupo Marista, Hospital Israelita Albert Einstein, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Sociedade Beneficente Rosália Castro, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e Unibes.

Carmem Murara, diretora de Comunicação do FONIF, abriu o encontro e, em seguida, Peres iniciou sua palestra abordando o desafio de se comunicar com um público “cada vez mais bombardeado por estímulos”. Ele citou dados expressivos, como a média de meio bilhão de rolagens por dia no Instagram e um tempo médio de atenção de apenas quatro segundos a uma informação. Nesse cenário de “guerra por atenção”, a captação de recursos e a construção de reputação das instituições tornam-se tarefas complexas.

“Em um cenário em que a atenção é uma mercadoria escassa, as instituições do terceiro setor precisam urgentemente de novas estratégias. A Inteligência Artificial ajuda a vencer essa ‘guerra por atenção’, permitindo que a mensagem de impacto chegue ao doador”, destacou o palestrante.

O “momento zero da verdade” e a jornada do doador

A transformação digital, impulsionada pelo lançamento do primeiro iPhone em 2007, criou o que se chama de “momento zero da verdade”. Hoje, antes de qualquer decisão, as pessoas pesquisam. No terceiro setor, isso significa que o potencial doador percorre uma jornada complexa, que pode incluir até 140 pontos de contato, antes de decidir contribuir.

Esse cenário torna-se ainda mais desafiador diante de estudos como a Pesquisa Doação Brasil, do IDIS, que mostra que a maior dúvida do brasileiro que vai doar pela primeira vez é se o dinheiro realmente chegará ao destino. Nesse contexto, Peres reforçou a importância de as organizações facilitarem o acesso a informações claras e confiáveis durante os “micromomentos” de pesquisa do doador.

Como exemplo, explicou que a IA pode adaptar e desdobrar conteúdos densos, como Relatórios de Atividades ou Balanços Sociais – muitas vezes acessados pouquíssimas vezes ao longo do ano – em posts e informações mais diretas e acessíveis, que apareçam nesses micromomentos de busca.

A Inteligência Artificial como ferramenta de análise e automação

No marketing e na comunicação, a IA pode trazer automação de processos e ganho de eficiência. A ressalva, segundo o palestrante, é que a tecnologia deve ser usada como ferramenta, e não como “terceirização do cérebro”. “A Inteligência Artificial deve ser nossa aliada para substituir o suor, e não o coração nem a mente”, afirmou.

Durante a palestra, ele apresentou diversas ferramentas que auxiliam na criação de textos, carrosséis, e-mail marketings e vídeos, além de recursos que apoiam pesquisadores e estudantes de pós-graduação em suas produções acadêmicas.

Peres encerrou reforçando que a Inteligência Artificial oferece o poder de transformar dados complexos em histórias acessíveis e de desdobrar balanços sociais em conteúdos engajadores que se conectam com o público nos micromomentos de pesquisa do doador. Ao integrar tecnologia e propósito, ela permite que as instituições concentrem seus esforços no que realmente importa: amplificar causas e compartilhar histórias humanas que inspiram impacto social.

 

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2026   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.