O Movimento Filantropia na Cidade, realização do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) com apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie e do Semesp, anuncia a criação do seu Conselho Consultivo, instância estratégica que passa a integrar a governança do movimento a partir de sua 3ª edição, em 2026. A novidade chega em um momento de expansão significativa: o Filantropia na Cidade consolidou, em apenas duas edições, uma rede que já mobilizou mais de 6 mil voluntários, 21 instituições participantes e beneficiou direta e indiretamente mais de 40 mil pessoas, com mais de 80 iniciativas sociais realizadas. Em 2025, com a participação do Mackenzie Voluntário, o movimento alcançou 12 estados brasileiros, deixando de ser uma iniciativa concentrada em São Paulo para assumir presença nacional.
O Conselho será composto por três profissionais com trajetórias complementares e amplamente reconhecidas em suas áreas de atuação:
Daniela Barone Soares — Conselheira Não Executiva da Tribe Impact Capital. Executiva reconhecida internacionalmente por sua atuação na interseção entre mercado e impacto social, com quase 20 anos de experiência em nível de conselho, tendo liderado processos de transformação estratégica que conectam capital, governança e propósito. Foi a primeira CEO da Snowball, fundo de investimento dedicado a gerar impacto positivo para pessoas e planeta com retorno financeiro consistente. Atua como non-executive director da Bunzl Plc e como trustee da Toniic e do Institute for the Future of Work. MBA pela Harvard Business School e graduada em Economia pela Unicamp, foi condecorada com a OBE (Order of the British Empire) em 2024 por serviços ao setor de negócios e investimento de impacto.
Fabiana Prianti — Head da B3 Social. Executiva com 20 anos de atuação no terceiro setor, com foco na garantia do direito à educação pública de qualidade. Atualmente lidera a B3 Social, organização responsável pela gestão dos investimentos sociais privados da B3, a bolsa do Brasil. Possui especializações em ESG, gestão de projetos, inovação e liderança, e é referência na estruturação de estratégias de filantropia corporativa, voluntariado empresarial e articulação entre setor privado e impacto social.
Vânia Bezerra — Diretora Executiva do Comitê Paralímpico Brasileiro. Executiva com atuação estratégica em projetos sociais, governança e impacto social, liderando organizações e portfólios complexos na interseção entre setor público, iniciativa privada e terceiro setor. Especialista em articulação institucional, políticas públicas e modelos sustentáveis de impacto com alto nível de accountability e compliance, atua com foco em estratégia institucional, gestão de riscos, ESG e liderança de equipes multidisciplinares em ambientes de alta complexidade política e organizacional. Defende uma liderança orientada por rigor técnico, ética e transformação estrutural.
"A criação do Conselho Consultivo reflete o amadurecimento do Filantropia na Cidade e o compromisso de elevar continuamente o patamar de ambição do movimento. Contar com a experiência dessas três profissionais é um privilégio e uma responsabilidade", destaca Custodio Pereira, presidente do FONIF.
Objetivos do Conselho Consultivo
O Conselho terá caráter estratégico e atuará em frentes que combinam visão de longo prazo, articulação institucional e qualificação técnica. Entre seus principais objetivos estão:
- Orientar a estratégia do movimento, contribuindo com visão de longo prazo, refinamento da tese de impacto e definição de prioridades para a expansão nacional e latino-americana.
- Ampliar conexões e parcerias, mobilizando redes do mercado financeiro, da filantropia nacional e internacional, do setor empresarial e do terceiro setor.
- Fortalecer a governança, trazendo boas práticas de gestão, transparência e prestação de contas.
- Apoiar a mobilização de recursos, conectando o movimento a empresas, investidores sociais e fundações alinhadas à agenda ESG e ao investimento social privado.
- Qualificar a mensuração de impacto, avançando de indicadores de participação para métricas que capturem transformações concretas nas comunidades atendidas.
- Provocar reflexões estratégicas, estimulando o movimento a se reinventar continuamente e a manter sua ambição de transformação social.
Uma edição mais ambiciosa em 2026
A 3ª edição do Filantropia na Cidade traz mudanças importantes em relação aos anos anteriores. As ações poderão acontecer ao longo de todo o mês de outubro de 2026 (entre os dias 1 e 31), e não mais em uma semana específica, ampliando a flexibilidade para que instituições de diferentes portes e regiões possam participar. As inscrições estão abertas entre 1º de abril e 18 de setembro de 2026, e o movimento se estende, pela primeira vez, a cidades da América Latina.
Podem inscrever projetos instituições de ensino públicas e privadas, organizações da sociedade civil, associações, fundações, cooperativas, organizações religiosas, empresas privadas com projetos sociais e grupos representados por pessoa jurídica. Os projetos devem ter objetivo claro de impacto social, possibilitar a participação de voluntários — especialmente crianças e jovens — e estar alinhados a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sobre o Filantropia na Cidade
Criado em 2024 pelo FONIF, com apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie e do Semesp, o Filantropia na Cidade nasceu para dar visibilidade ao setor filantrópico e celebrar o Dia Nacional da Filantropia, instituído pela Lei nº 13.925/2019. O movimento mobiliza organizações, universidades, escolas, empresas e cidadãos em ações de responsabilidade social em suas comunidades — atuando em frentes como saúde, educação e cidadania, assistência social, geração de renda e empregabilidade, direitos humanos, sustentabilidade ambiental, cultura e esporte.
Ao longo de suas duas primeiras edições, o movimento alcançou públicos prioritários como crianças e adolescentes, gestantes, mulheres e famílias, pessoas com deficiência, pacientes da rede de saúde e comunidades em situação de vulnerabilidade. As ações ocuparam escolas, universidades, hospitais, centros comunitários, territórios indígenas, espaços públicos e o ambiente digital.
Com a chegada do Conselho Consultivo e a expansão para todo o mês de outubro e para a América Latina, o Filantropia na Cidade reforça sua aspiração de se tornar uma plataforma permanente de mobilização e transformação social, capaz de traduzir solidariedade em impacto mensurável.
Mais informações e inscrições: www.fonif.org.br/filantropia-na-cidade

