Há 160 anos, em uma São Paulo muito diferente da nossa atual metrópole de ares cosmopolitas, a comunidade luso-brasileira se uniu por um ideal de ajuda mútua e também de auxílio àqueles que mais necessitavam e, desde então, nunca mais deixou de trabalhar para concretizá-lo e sempre renová-lo.
Apesar de todas as crises e tensões pelas quais o País passou desde então, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo sempre se preocupou em entregar assistência à saúde com qualidade a todos os segmentos da sociedade, o que inclui o atendimento assistencial aos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de outras iniciativas voltadas para a saúde da população.
Hoje, a instituição possui atuação ampla e conta com serviços hospitalares privados para diferentes perfis de clientes, medicina diagnóstica, clínicas de especialidades, uma área de formação com educação e pesquisa, além de uma equipe formada por profissionais apaixonados pelo que fazem. E tudo isso mantendo íntegro o caráter filantrópico que permeia a atuação da BP desde os primórdios.
Promover saúde, de forma integral, levando a experiência adquirida em todos esses anos também para fora dos muros é o que propõe o novo modelo de filantropia da instituição. “Isso significa conduzir, inclusive por meio de parcerias com empresas do setor privado e com o poder público, projetos e ações sociais que ultrapassem nossas fronteiras físicas para além da nossa já reconhecida assistência”, afirma Arnaldo Bartalo Júnior, diretor-executivo de Filantropia da BP.
Saúde para a BP é uma condição diretamente relacionada às determinantes sociais de saúde (DSS), que são os fatores socioeconômicos e as práticas comportamentais e culturais que influenciam a ocorrência ou não de problemas de saúde. “Atuar nesse novo modelo é um desafio que a BP se propõe de forma a fazer efetivamente a diferença no contexto social em que estamos inseridos”, afirma Arnaldo. “Dessa forma, poderão ser testados novos modelos de atuação social, reforçando esse componente tão presente no DNA da BP: o compromisso com a sociedade”, conclui o executivo.
A instituição quer ser reconhecida como um verdadeiro polo de saúde, oferecendo soluções de saúde em todos os momentos da vida, desde a prevenção até a plena reabilitação daqueles que usufruem dos serviços oferecidos. E deseja que os próximos 160 anos sejam tão frutíferos quanto foram esses primeiros, fazendo a diferença no meio em que está inserida e levando saúde de qualidade para quem mais precisa.