No último dia 25 de julho, em São Paulo, representantes de instituições cristãs do setor filantrópico de saúde brasileiro,  assinaram uma carta aberta aos candidatos à cargos executivos em 2022, governadores e presidenciáveis. O documento é um alerta sobre as dificuldades que os hospitais filantrópicos enfrentam para se manterem abertos, em razão do desequilíbrio financeiro com os contratos com o Sistema único de Saúde (SUS).

Além do FONIF, assinam a carta a Associação Brasileira das Instituições Católicas de Saúde, Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), Fazenda da Esperança, Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Fundação Pio XII (Hospital do Amor), Hospital Frei Galvão, Obras Sociais Irmã Dulce, GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer, Santa Marcelina Saúde, Sociedade Beneficente São Camilo e SINDHOSFIL (Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo).

De acordo com a Fehosp, a população brasileira conta com mais de 214 milhões de pessoas, das quais mais de 76% dependem exclusivamente do SUS, sistema prestes a completar 33 anos e que está com sua tabela (lista de valores pagos pelo governo por procedimento) desajustada há duas décadas. Atualmente, a defasagem é de seis vezes abaixo do valor de mercado. Assim, o atual modelo de financiamento culminou com o déficit médio entre o custo na assistência SUS e a receita proveniente desses atendimentos, superior a 65%, conforme observação da CMB.

 

 

 

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2022   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.