Valdesir] (1)

A AACD foi fundada em agosto de 1950, pelo médico brasileiro Dr. Renato da Costa Bomfim. Ele tinha como objetivo trazer para o Brasil a mesma excelência dos centros de reabilitação que havia conhecido no exterior, para tratar crianças e jovens com deficiência física e reinserir essas pessoas na sociedade, com uma vida justa e digna. Na ocasião, o Brasil e boa parte do mundo enfrentavam um grave surto de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, que acometia boa parte das crianças. A AACD ajudou no tratamento e reabilitação de muitas delas.

Os obstáculos foram muitos ao longo desses quase 70 anos de história. Valdesir Galvan, CEO da AACD conta que um dos desafios enfrentados ao longo dos anos foi a captação de recursos junto à comunidade, que foi feita por voluntários desde a fundação da AACD na década de 50. Ao longo do tempo surgiu o SUS, que passou a financiar parte dos atendimentos, mas, como há muitos anos os valores não são reajustados, isso tem tornado ainda mais difícil o dia a dia da AACD, necessitando ainda mais das doações de pessoas físicas e empresas. Graças a pessoas que acreditam na causa, a organização tem conseguido superar as dificuldades, pois, como entidade filantrópica, faz a maior parte dos nossos atendimentos via SUS, sem nenhum custo direto aos pacientes.

Valdesir explica que o propósito da AACD é trabalhar nas frentes necessárias para que as pessoas com deficiência física possam atingir seu máximo potencial, evoluindo além de suas limitações e contribuindo para uma sociedade que acolhe melhor a diversidade. Por isso, além do processo de reabilitação física que é trabalhado diariamente, a entidade se empenha em assegurar a plena integração social aos pacientes, promovendo melhorias por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada.

Hoje, a AACD é uma das maiores referências em ortopedia e reabilitação física do Brasil, atendendo pessoas de todas as idades. Conta com uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas – um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, são realizados cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, sendo aproximadamente 80 % via SUS. Existem ainda as áreas de Ensino e Pesquisa, que disseminam os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e a AACD Esporte e AACD Escolar, que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.