Recentemente, O FONIF, cumprindo seu objetivo de realizar parcerias que ofereçam oportunidades de gestão aos seus associados, fechou um convênio com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Conversamos com sua superintendente geral, Heloisa Belotti Bedicks, sobre o que significou para eles, este convênio.

“Trata-se de uma parceria de grande importância, já que une as expertises das duas entidades, com representatividade em seus respectivos campos de atuação”, explica Heloisa.  “Para o IBGC, significa ampliar nossa capacidade de dialogar com as instituições sem fins lucrativos no sentido de cooperar na disseminação e melhoria das práticas de governança dessas organizações. Com certeza, Fonif e IBGC terão um relevante intercâmbio de conhecimentos e cooperação técnica entre as partes”.

Para a direção do FONIF, é fundamental que seus membros se preocupem com sua governança, pois ela é uma garantia de boas práticas de gestão, o que assegura a longevidade, transparência e a credibilidade das entidades. Em relação a isso, Heloisa concorda, ao afirmar que as organizações sem fins lucrativos devem também se preocupar com sua governança, tanto quanto as que visam lucro, pois transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa são três princípios básicos que norteiam as boas práticas de governança, e são aplicáveis a qualquer organização, independentemente do tipo de controle, porte, ou estágio de maturidade. Segundo Heloisa, “a estrutura do sistema de governança corporativa pode e deve ser adaptada à realidade de cada entidade, considerando o seu contexto, ou seja, o estágio geracional da instituição, a sua personalidade jurídica, o seu direcionamento estratégico e a modelagem de sua gestão de riscos”. Para a superintendente geral do IBGC, “o objetivo da adoção das boas práticas de governança corporativa deve ser a preservação e criação de valor de longo prazo para as organizações, de modo que os seus interesses e objetivos estatutários abranjam diversas formas de promover a assistência social ou interesse público, sempre em sintonia com a busca do bem comum”.

Heloisa Belotti Bendicks finaliza afirmando que “o foco da governança corporativa está, portanto, direcionado ao aprimoramento da administração das organizações e equacionamento de conflitos entre os atores envolvidos, contribuindo para o seu sucesso e desempenho sustentável de longo prazo.”

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.