No dia 20 de outubro, o Auditório do MackGraphe, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, foi palco da celebração do Dia Nacional da Filantropia. O encontro reuniu autoridades e entusiastas da filantropia para lançar o “Filantropia na Cidade” e debater a cultura do voluntariado e o poder da filantropia como agentes de mudança no Brasil.

Dentre os tópicos discutidos, destaque para a importância do voluntariado como um projeto pessoal, o poder de pequenos atos de bondade e atenção, e a necessidade de enfrentar desafios, como a falta de cultura de doação no Brasil e a resistência institucional, para promover uma sociedade mais solidária e engajada.

O Deputado Federal Antônio Brito (PSD-BA), líder do PSD na Câmara, co-autor do projeto de lei que estabeleceu o Dia Nacional da Filantropia, reforçou que o dia 20 de outubro nasceu como uma data para reflexão.

“Em nosso cotidiano, estamos acostumados com desafios, metas e ações, mas não podemos esquecer da realidade que nos cerca. Através da filantropia, demonstramos que estamos dispostos a apoiar uns aos outros, a compartilhar e a fazer a diferença na vida daqueles que mais necessitam”, completou.

O evento foi organizado pelo FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, em parceria com o Mackenzie, da Prefeitura Municipal de São Paulo e do Semesp. Estiveram presentes, além do Dep. Antônio Brito: Custódio Pereira, presidente do FONIF, dirigentes do Instituto e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, assim como associados do Fonif, organizações representativas e convidados, lotando o auditório.

 

Desenvolver uma cultura de voluntariado ainda é um desafio no Brasil

O debate sobre o poder transformador do trabalho voluntário e os desafios em engajar as pessoas, coordenado pela Carmem Murara, Diretora de Comunicação do FONIF, reuniu Daniel Morais, fundador da plataforma Atados, e Joer Batista, gerente de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

Daniel destacou como a sua experiência pessoal como voluntário foi fundamental na criação do Atados, uma plataforma online que conecta de forma gratuita pessoas às oportunidades de voluntariado em causas sociais. Um dos objetivos da iniciativa é

Joer, que lidera o projeto Mackenzie Voluntário, que em 2023 completa 20 anos mobilizando dezenas de milhares de voluntários em todo o Brasil, acredita que o voluntariado é um esforço coletivo poderoso que deve ser visto como uma responsabilidade pessoal, conduzindo a uma mudança cultural onde ajudar os outros se torna parte da nossa vida cotidiana.

Os palestrantes destacaram também que a falta de uma cultura de doação e voluntariado forte no Brasil exige esforços contínuos para engajar as pessoas por meio de projetos impactantes e políticas públicas. Credibilidade e confiança nas ações filantrópicas foram identificadas como essenciais, sendo necessário ser transparente durante todo o processo.

A importância da educação desde a infância foi ressaltada para incutir um senso de responsabilidade social nas futuras gerações. Superar barreiras internas e a resistência das instituições à compreensão do voluntariado também foi mencionado como um desafio a ser enfrentado.

A formação de vínculos pessoais e o trabalho em equipe foram destacados como fatores-chave para o sucesso de projetos de voluntariado, além da importância do planejamento estratégico e da expansão de redes.

 

Lançamento do “Filantropia na Cidade”

Custódio Pereira, presidente do FONIF, apresentou o lançamento do “Filantropia na Cidade”, uma iniciativa com o propósito de promover a cultura do voluntariado e filantropia na cidade de São Paulo, estabelecendo conexões entre setores empresariais, governo, universidades e escolas. O projeto “Filantropia na Cidade” foi estruturado com um modelo de Governança e critérios que poderão ser utilizados e aprimorados por outras cidades na sua implementação.

As inscrições para o Filantropia na Cidade vão de 1 de março a 28 de junho de 2024, no site do Filantropia na Cidade. Os projetos poderão ser realizados entre 6 e 20 de outubro de 2024. Mais informações no site, clicando aqui

Educação para a cidadania

Durante a abertura do evento, representantes do Mackenzie conduziram as palavras de boas-vindas, e reforçaram o protagonismo da instituição em educar e cuidar para o exercício pleno da cidadania. Participaram do encontro o Capelão Rev. Carlos Alberto Henrique; do Reitor em exercício Prof. Dr. Cleverson Pereira de Almeida; e do Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Dr. Milton Flávio Moura.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.