A diretoria do FONIF se reuniu no dia 1º de agosto na sala de reuniões do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O objetivo foi a apresentação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O Fórum foi muito bem recebido na reunião.
O programa é uma forma alternativa para determinados hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) através da realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.
Participam deste Programa cinco hospitais de excelência: Albert Einstein, HCor, Oswaldo Cruz, Sírio Libanês e Moinhos de Vento (RGS). Os projetos do PROADI-SUS envolvem mais especificamente as áreas: capacitação de recursos humanos, pesquisa de interesse público, estudos de avaliação e incorporação de tecnologias, desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde e projetos assistenciais.
O PROADI-SUS é mantido com os recursos gerados pelos próprios hospitais participantes. Vários projetos do Hospital Einstein foram apresentados, entre eles o de Anemia Falciforme, gestão hospitalar, UBS Paraisópolis, entre outros.
Estavam presentes na reunião: Marcelo Monello, Suli de Moura, Dora Silvia Cunha Bueno, Euler Bahia, Guilherme Schettino (Diretor Superintendente do Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Albert Einstein), Custodio Pereira, Thiago Ferreira Cabral e Luiz Eduardo Soares Martins.