Iniciativa celebra a data, comemorada em 20 de outubro, e mostra à sociedade a contribuição das instituições filantrópicas

Capa - Portal DNF

A causa filantrópica ganha mais um aliado: o portal “Dia Nacional da Filantropia”. O website, cujo nome faz referência à data comemorada em 20 de outubro, vai reunir iniciativas solidárias realizadas por diferentes atores: instituições filantrópicas, sociedade civil e empresas. Funcionando como uma grande corrente do bem, acessível a todos, o portal foi lançado no evento ‘FONIF em Ação’, no dia 21 de setembro, em São Paulo.

A iniciativa do FONIF (Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas) de criar um site que ajude na divulgação da causa é inovadora.

O portal foi estruturado em três eixos: Voluntariado, Conhecimento e Transparência. No primeiro, serão disponibilizados ações e projetos sociais feitos pelas filantrópicas. Nessa aba já constam iniciativas como, por exemplo, o Dia Mackenzie Voluntário, que reúne 50 mil voluntários e já atendeu mais de 500 mil pessoas.

No eixo do Conhecimento serão divulgados tanto cursos quanto palestras, seminários e outras atividades que ajudem no entendimento do que é a filantropia e de como ela auxilia a sociedade. Nessa seção do portal, a sociedade poderá ter acesso gratuito aos eventos presenciais e online, ampliando o debate e aprendizado sobre o setor.

Já o terceiro eixo, o da Transparência, vai incentivar as filantrópicas a contarem à sociedade o que elas fazem, mostrando a transformação que as causas beneficentes geram na vida dos indivíduos. O FONIF pensou em duas formas de mostrar essas ações: a primeira é divulgando os cases de sucesso, como a Unaerp, a Unasp e outras filantrópicas já estão fazendo; e a segunda é por meio da divulgação dos relatórios de atividades dessas instituições.

Com a união desses três eixos, o público poderá acessar o portal para obter conhecimento sobre filantropia e o trabalho das instituições filantrópicas e se engajar em projetos solidários.

“Nós temos que divulgar o que fazemos, pois é nossa obrigação moral inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Temos que criar essa rede do bem para mudar nosso país”, reforça Liliane Pellegrini, diretora de Comunicação do FONIF.

Disponível para ser acessado através do link dnf.org.br, o portal agora precisa da contribuição das instituições do setor. “O próximo passo será incluir os cases de sucesso das ações e trabalhos das filantrópicas, em vídeo e outros formatos. Assim, vamos juntos alimentar o site com o trabalho dessas instituições e criar uma espécie de rede do bem”, explicou Dr. Custódio Pereira, diretor do FONIF. O FONIF criou um espaço para o storytelling da filantropia. A partir de agora, basta preenchê-lo!

DNF - Liliane Pellegrini

Contribuição do portal “Dia Nacional da Filantropia”

O portal chega em um momento de desafios significativos enfrentados pelo setor. “Existe uma percepção equivocada em relação às filantrópicas por parte da sociedade justamente por desconhecerem nosso trabalho e contribuição. E, quando existe esse conhecimento, ainda resta uma falta de clareza sobre o nosso papel”, conta Liliane Pellegrini.

Diante desse desafio, o portal “Dia Nacional da Filantropia” vai ajudar na mobilização da sociedade, revertendo essa percepção negativa e estimulando os setores a incentivarem ações solidárias em parceria com as instituições beneficentes.

Dia Nacional da Filantropia

O Dia Nacional da Filantropia, 20 de outubro, busca conscientizar a sociedade sobre a importância da contribuição das filantrópicas para o desenvolvimento do país. Assim como o portal, ele é importante para lembrar as pessoas que a filantropia deve ser considerada uma ferramenta de transformação social, e não apenas um ato de caridade, já que ela é fundamental na execução de políticas públicas em parceria com o Estado.

O Dia Nacional da Filantropia surgiu por meio do projeto de lei (PL 8691/2017) que está tramitando no Senado. A proposta dos deputados Antonio Brito e Eduardo Barbosa, apesar de ainda não ter sido aprovada, previa que o dia 20 de outubro de 2018 já fosse marcado com iniciativas e ações das entidades filantrópicas para que a data seja legitimada, enquanto aguarda a formalização do Congresso.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.