O setor filantrópico desempenha hoje um papel fundamental para viabilizar o acesso de milhões de brasileiros a serviços de saúde, educação e assistência social. A operação do segmento é bastante ampla, com mais de 11 mil entidades em atuação em todo o país, que empregam 2,3 milhões de pessoas. Outra característica importante do setor é a heterogeneidade, uma vez que essas milhares de entidades possuem diferentes características no que diz respeito à gestão e governança, sendo comum entre todas elas a necessidade de manter suas equipes atualizadas e capacitadas para lidar com os complexos processos regulatórios e de prestação de contas a que são submetidas.
Diante isso, o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF, acaba de lançar a Universidade Corporativa FONIF, que oferece palestras e cursos voltados à realidade do setor filantrópico brasileiro, visando assim seu desenvolvimento e aprimoramento, além de torná-lo cada vez mais profissional, eficiente e competitivo.
“O setor filantrópico representa muito para o nosso país, por isso queremos desenvolver valores que são considerados fundamentais para o sucesso das instituições, além de promover a capacitação contínua de seus colaboradores, parceiros, associados e apoiadores. O FONIF tem cumprido um papel estratégico no fortalecimento da filantropia brasileira, mobilizando cada vez mais o setor, e a Universidade Corporativa é mais um passo que damos com esse objetivo. O projeto veio para trazer mais conhecimento e qualificação ao nosso segmento”, esclarece Custódio Pereira, presidente do FONIF.
Os cursos, workshops, seminários e palestras serão ministrados à distância e as inscrições poderão ser realizadas no site do FONIF, voltado para dirigentes, gestores, assessores jurídicos, fornecedores e parceiros, profissionais da área técnica e administrativa, além de voluntários.
A Universidade Corporativa FONIF fará no dia 9 de junho, às 17h, o webinário “Reflexos dos julgamentos do STF (ADIs 2028, 4891, 4480) na certificação das filantrópicas”, que contará com a participação do Dr. Thiago Ferreira Cabral, diretor jurídico do FONIF, e Dr. Vanderlei Vianna, relator do Comitê de Relações Institucionais e membro do Comitê Jurídico da instituição, além da Dra. Cláudia Pavan, mestre em direito constitucional e consultora do escritório do Dr. Ives Gandra. A participação no webinário é gratuita e pode ser feita neste link https://fonif.org.br/inscricoes-webinar/.