A partir de 1º de janeiro de 2019, o Brasil começa a escrever um novo capítulo de sua história. No comando dessa nova fase estará Jair Messias Bolsonaro, 38º presidente brasileiro eleito, a quem o Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF parabeniza e deseja todo sucesso nessa importante missão de governar nosso país e conduzi-lo a um futuro melhor.
Em seu primeiro discurso após as eleições, e também nas comemorações pelos 30 anos da Constituição de 1988, realizadas em 06 de novembro em Brasília, o presidente reforçou seu compromisso com a Carta Magna brasileira, indicando que a mesma será o norte para a defesa do povo e da democracia durante seu mandato.
O setor filantrópico brasileiro, que tem previstos na Constituição direitos que garantem a perpetuação de suas atividades, pois é um braço relevante do Estado, espera que esse direcionamento do novo Governo favoreça um cenário de maior valorização e fortalecimento da atividade filantrópica no País que, anualmente, beneficia mais de 160 milhões de pessoas com atendimento gratuitos e de qualidade nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Na saúde, a filantropia concentra hoje 53% dos atendimentos SUS; na educação, o setor abre oportunidades de estudo a mais de 600 mil são bolsistas; já na assistência social, o segmento é responsável por 62,7% das vagas privadas ofertadas com 100% de gratuidade. O retorno que as instituições filantrópicas entregam à sociedade é seis vezes maior em relação às imunidades tributárias que lhes são garantidas constitucionalmente.
O compromisso das filantrópicas com o Brasil é histórico e elas estão prontas para continuar exercendo esse importante papel de parceria e colaboração com o Estado em favor da população brasileira. Esperamos que o novo Governo volte seu olhar para essa causa tão fundamental e conte com a filantropia para construir o Brasil mais forte, com mais justiça e dignidade para todo o povo.
Custódio Pereira
Presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas