No último dia 15 de agosto, o FONIF, representado pelo presidente Custódio Pereira e pelo vice-presidente Edson Rogatti, estiveram presentes na sessão solene em homenagem ao Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia e aos 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, realizada no Plenário Ulysses Guimarães na Câmara dos Deputados em Brasília – DF.
Durante o encontro, foi informado aos presentes que a Câmara dos Deputados aprovaria o Projeto de Lei 1435/22, do deputado Antonio Brito (PSD-BA), que determina a revisão anual dos valores para a remuneração de serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta agora segue para o Senado.
A CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas) é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos, composta por 19 Federações estaduais e que representa 1.804 hospitais em todo o País. Os hospitais filantrópicos e as Santa Casas, atendem mais da metade da demanda do SUS, o que comprova a importância desse trabalho e o fortalecimento do setor filantrópico de saúde no país.
Participaram da cerimônia o deputado federal Antonio Brito, presidente da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas e autor da proposta de realização da solenidade; Mirocles Veras, presidente da CMB; além da ministra da Saúde, Nísia Trindade e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.