No último dia 18 de abril, na sede da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, aconteceu a reunião da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do FONIF. O encontro reuniu diversas entidades representativas e instituições associadas ao Fórum, com o propósito de apresentar as atividades desenvolvidas ao longo de 2022.
“O ano de 2022 foi marcado por um trabalho intenso para defender os direitos das instituições filantrópicas e dar visibilidade ao impacto dos serviços prestados pelo setor”, destacou Custódio Pereira, presidente do FONIF, em sua fala inicial.
O evento mostrou importantes iniciativas do FONIF, como o lançamento da terceira edição da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico no Brasil”, a longa batalha para derrubar o Veto 66 à Lei Complementar 187/2021, a “Carta aos Presidenciáveis”, um compilado das prioridades do setor filantrópico nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, o Dia Nacional da Filantropia, o concurso fotográfico “Olhares da Filantropia”, e os cursos da Universidades Corporativa do FONIF.
Os resultados das ações de Comunicação foram apresentados por Carmem Murara, diretora de Comunicação do FONIF, que destacou o investimento no digital como uma estratégia importante para dar visibilidade à causa filantrópica. A iniciativa que teve o maior impacto nos resultados positivos foi o lançamento da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico no Brasil”, que alcançou mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil.
Thiago Ferreira Cabral, diretor jurídico do FONIF, apresentou os destaques da área jurídica, que ao longo do ano tratou de temas estratégicos para o setor, como a regulamentação da Lei Complementar 187, embate sobre os temas da Socioaprendizagem e do piso da Enfermagem, e o conflito legislativo do Prouni.
Caio Eduardo Thomas, vice-presidente do FONIF, apresentou os demonstrativos fiscais sem ressalvas pela Auditoria externa – Audisa; e o Orçamento para 2023. Os demonstrativos e o orçamento foram aprovados sem ressalvas pelos associados. Por fim, Pedro Mello, consultor da DOM Strategy, apresentou os resultados da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico no Brasil”, e a criação da plataforma online com os dados atualizados do estudo.
Confira as fotos da AGO neste link.