O Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), e por consequência todo o Setor Filantrópico, com mais de 27 mil, instituições em todas as regiões do Brasil, está representado na posse de seu presidente, Custódio Pereira, como membro titular do Conselho Nacional de Fomento e Colaboração (CONFOCO) no dia 18 de dezembro de 2023. Thiago Cabral, Diretor Jurídico do FONIF, participa do Conselho como suplente. A nomeação representa mais um marco importante para o FONIF, destacando e reconhecendo o seu papel fundamental no fortalecimento do diálogo entre as Instituições Filantrópicas, organizações da sociedade civil e a administração pública federal.

O CONFOCO, estabelecido pela Lei nº 13.019 de 2014, é uma entidade chave na promoção de parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. Criado pelo Decreto nº 8.726 de 2016 e com sua estrutura e funções atualizadas pelo Decreto nº 11.661 de 2023, o conselho representa um marco significativo na governança pública e na cooperação civil, ampliando os atores que colaboram diretamente com o Governo.

Com 20 órgãos públicos representados e 20 da sociedade civil — o CONFOCO é uma plataforma diversa e inclusiva. O conselho inclui representantes de vários ministérios e órgãos federais, além de instituições dedicadas a múltiplas causas sociais e educacionais.

“A participação no CONFOCO reforça nossa missão de contribuir com políticas públicas, para a filantropia, em educação, saúde e assistência social, expandindo nosso impacto na sociedade brasileira”, enfatiza Custódio Pereira.

Primeira Reunião: Estabelecendo Diretrizes e Objetivos

A primeira reunião do CONFOCO, teve início no período da tarde, mesmo dia da posse, e se prolongará até o dia 19 no fim do dia em Brasília, para entre outros temas da agenda, o planejamento dos trabalhos, diretrizes e estratégias para o cumprimento da missão do CONFOCO para 2024!!

Participaram da posse e reunião, os representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União, da Controladoria Geral da União, dos 15 Ministérios, e também da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, e do IPEA – Instituto de Pesquisa Aplicada, além dos representantes da Sociedade Civil, redes e movimentos sociais.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.