O Movimento Filantropia na Cidade 2025 ampliou significativamente seu impacto em comparação à primeira edição, reafirmando a força e a diversidade da atuação filantrópica no Brasil. Entre os dias 10 e 20 de outubro, instituições de diferentes áreas mobilizaram seus times, expandiram suas ações nos territórios e beneficiaram direta e indiretamente mais de 31 mil pessoas.
Ao todo, 64 projetos foram inscritos por 17 instituições participantes. O movimento contou ainda com o engajamento de mais de 5 mil voluntários, que prestaram apoio a diversos públicos, incluindo crianças, adolescentes, gestantes, pais e familiares, pessoas com deficiência visual, pacientes de unidades de saúde e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
As iniciativas envolveram uma ampla variedade de ações, entre elas atendimentos de saúde, como checagens básicas, consultas e orientações; acolhimento psicológico e rodas de conversa sobre saúde mental; atividades de prevenção do câncer de mama e de próstata; aulas de yoga e sessões de meditação; ações de higiene oral; distribuição de kits de higiene e absorventes, promovendo dignidade menstrual; e iniciativas de sustentabilidade aplicadas ao cuidado e à promoção da saúde.
O Movimento Filantropia na Cidade 2025 teve 64 projetos inscritos de 17 instituições participantes. Ao todo, beneficiou mais de 31 mil pessoas e mobilizou mais de 5 mil voluntários.
Também foram realizadas palestras sobre cidadania, direitos e deveres de crianças e adolescentes; ações de prevenção à violência contra a mulher; educação para uso consciente de celulares, redes sociais e internet; conteúdos sobre direitos reprodutivos e autonomia feminina; além de apresentações culturais, contação de histórias, rodas de música, oficinas de costura, sustentabilidade e criação com materiais recicláveis.
Diversas iniciativas de distribuição de doações – como brinquedos, roupas, enxovais, kits educativos – e oferta de alimentação, incluindo cafés solidários, lanches e refeições coletivas, contribuíram para fortalecer laços comunitários e reduzir vulnerabilidades.
Participaram do Filantropia na Cidade 2025: AFIP, Anhanguera, APAS, Associação Beneficente Kairós, Centro Universitário FIG-Unimesp, Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO, Centro Universitário São Camilo, Colégio Emilie de Villeneuve, Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo, FUNSAI, Instituto ELA, Mackenzie Voluntário, PUCPR, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Solar Meninos de Luz e UNAERP.
O Filantropia na Cidade reforça o que o setor filantrópico tem de mais valioso: a capacidade de unir pessoas, causas e instituições em torno de um compromisso comum – transformar realidades e ampliar oportunidades para quem precisa.

