Comemoramos mais um avanço na área da educação superior, no campo da saúde, com a aprovação de dois novos cursos de Medicina vinculados a instituições associadas ao FONIF: o Grupo Marista, com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e a Sociedade Beneficente de Senhoras – Hospital Sírio-Libanês.
No dia 31 de março, a PUCPR inaugurou oficialmente seu curso de Medicina no câmpus de Toledo, no oeste do Paraná, após receber a autorização do Ministério da Educação em dezembro de 2024. Com mais de seis décadas de tradição na formação médica, a PUCPR alcançou nota máxima na avaliação do MEC quanto à infraestrutura e proposta curricular. A nova unidade já firmou parcerias com instituições locais de saúde como o Hospital Bom Jesus, Unidades Básicas de Saúde de Toledo, CAPS, CISCOPAR e SAMU, reforçando seu compromisso com a qualidade da formação e com o fortalecimento da saúde regional.
O curso também se destaca pela metodologia inovadora no ensino de anatomia, com o uso da “The Visible Human Table”, tecnologia interativa desenvolvida pela própria universidade que combina inteligência artificial e imagens ultrarrealistas. As inscrições para a segunda turma do curso já estão abertas.
“Realizar a inauguração do curso de Medicina no Câmpus Toledo é ver materializada a dedicação de muitas pessoas, essas que agradecemos profundamente. Essa conquista beneficia não somente a cidade, mas todos os municípios da região”, destaca Ricardo Lopes, diretor da PUCPR Câmpus Toledo.
Já o Hospital Sírio-Libanês celebrou, em 7 de abril, a aprovação oficial do MEC para oferecer seu novo curso de graduação em Medicina. A formação será realizada no câmpus da Rua Martiniano de Carvalho, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, com 100 vagas anuais — 10% delas destinadas a bolsas integrais. A proposta pedagógica alia teoria e prática desde o início, abordando temas como inovação, experiência do paciente, mindfulness, pensamento computacional e empreendedorismo.
Os alunos terão acesso à estrutura do Hospital Sírio-Libanês e atuarão também em hospitais do SUS, incluindo o Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
“O lançamento do curso de Medicina da Faculdade Sírio-Libanês é um marco histórico que reforça nosso legado centenário e materializa o compromisso genuíno com a formação de profissionais que buscam excelência no cuidado, no ensino e na pesquisa. Aprovado com nota máxima pelo MEC e com corpo docente altamente qualificado, nosso curso traduz o propósito institucional de promover saúde de qualidade, gerando impacto positivo e ampliando o acesso a uma medicina humanizada, inovadora e sustentável”, explica Denise Jafet, presidente do Sírio-Libanês.
O FONIF parabeniza o Grupo Marista e o Hospital Sírio-Libanês por essas conquistas que reforçam o compromisso das instituições filantrópicas com a educação de excelência e com o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.
Fontes: