Natal-01-topo-email-D

Caros associados e parceiros,

Chegamos ao final de mais um ano de grandes desafios, mas também muitas vitórias conquistadas pela união do nosso setor filantrópico. Iniciamos 2019 com boas notícias para o setor, colhidas por meio da atualização da nossa pesquisa, que revelou uma vez mais a relevante contrapartida que nossas entidades entregam à sociedade. Os dados revelaram de forma incontestável a nossa importância para o país, mostrando que a cada R$ 1 investido pelo Estado por meio das imunidades tributárias, o setor devolve R$ 7,39 em serviços de saúde, educação e assistência social para quem mais precisa. Também divulgamos o Mapa da Filantropia, importante trabalho que levantou as Instituições Filantrópicas por estado e que nos ajudou nas ações seguintes.

De posse destes novos dados, conseguimos trilhar o caminho pelos gabinetes dos deputados federais e senadores em Brasília, durante a nossa Caravana da Filantropia. Foi uma agenda intensa de conversas durante três dias e que trouxe cada vez mais parceiros para o nosso lado. Os parlamentares puderam entender em profundidade todo o trabalho que fazemos e ganhamos aliados importantes para atuar do nosso lado.

Foram as conquistas da Caravana que também nos fortaleceram para os obstáculos ainda maiores que vieram a seguir. A PEC Paralela da Reforma da Previdência ameaçou a manutenção das imunidades tributárias garantidas na Constituição Federal às nossas entidades. Trabalhamos de forma árdua para vencer esse desafio, com uma forte articulação do setor, que esteve fortemente unido para, junto com o FONIF, pensar e executar estratégias visando preservar não só o setor filantrópico, mas também o Brasil, dos impactos negativos das propostas previstas nesse projeto do senador Tasso Jereissati. Conseguimos mostrar, depois de inúmeras audiências e reuniões com ele e sua equipe técnica, a importância do setor e os riscos para os que mais necessitam. O resultado positivo foi a alteração do texto final.

Foram semanas e mais semanas de trabalho, dezenas de encontros realizados com parlamentares, levantamentos de dados regionais para orientar as conversas com o senadores, envio de cartas e documentos, participações em audiências públicas, enfim, um intenso corpo a corpo realizado por uma equipe pequena, porém, competente, motivada e extremamente engajada com a finalidade desse movimento. Graças a essa união e disponibilidade de todos conseguimos barrar as decisões da PEC referentes à filantropia e fazer com que a causa filantrópica não fosse impactada no texto final que tramitou no Parlamento.

Certamente entendemos esse resultado como uma vitória, mas sabemos que ainda há muitos desafios que nos esperam em 2020, como a Reforma Tributária, as discussões em torno de uma nova lei complementar para o setor, entre outros temas sobre os quais precisamos manter um posicionamento bem estruturado e alinhado, pois infelizmente, nem a sociedade, nem o poder público, tem a dimensão do quanto a atividade filantrópica é imprescindível para o País e nós, que conhecemos isso como ninguém e respiramos essa missão, precisamos continuar a postos, fortes e prontos para defender a nossa causa.

Obrigado a todos que estiveram junto com o FONIF nessa luta esse ano, vocês foram fundamentais para o sucesso de nossas iniciativas. Que continuemos juntos em 2020!

Boas Festas e um Feliz Ano Novo!

Custódio Pereira
Presidente

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.