O Hospital Sírio-Libanês é uma organização filantrópica centenária, comandada exclusivamente por mulheres. Com gestão definida em estatuto, catorze mulheres ligadas à comunidade sírio-libanesa compõem a chamada Diretoria de Senhoras, eleitas a cada três anos. Este grupo – que atua sempre de forma voluntária – tem como missão aplicar os conceitos e os valores da instituição, fazendo com que eles estejam presentes no dia a dia do hospital, a exemplo da própria filantropia. Elas também participam das discussões de planejamento estratégico, de orçamento e de definições dos regimentos internos, entre outras atividades.

O começo de um sonho

Para entender um pouco melhor esta estrutura é importante conhecer um pouco da história: tudo começou na casa de dona Adma Jafet em novembro de 1921, a partir da ideia dela e de outras mulheres da comunidade sírio-libanesa em São Paulo. Em mãos apenas algumas dezenas de contos de réis e um grande sonho: construir um hospital à altura da cidade, como forma de retribuir o acolhimento que aqui encontraram.

O grupo recrutou voluntárias, organizou eventos beneficentes e visitou escritórios de empresários para conseguir doações. Mais de um século depois, a instituição continua trabalhando diariamente para oferecer e compartilhar uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado em mais de 60 especialidades.

Atualmente, o Sírio-Libanês está presente com dois hospitais e cinco unidades em São Paulo e Brasília. Um trabalho reconhecido desde 2007 com o selo da Joint Commission International (JCI), o órgão mais importante do mundo em controle da qualidade hospitalar.

O Sírio-Libanês foi pioneiro na criação de programas de Saúde Populacional, que unem empresas, operadoras e time de Atenção Primária no cuidado qualificado e acompanhamento da saúde, ajudando na gestão do benefício do plano de saúde e melhorando a qualidade de vida e a produtividade de profissionais.

Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa

Desde 2003, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, a instituição contribui para o desenvolvimento de profissionais da saúde regidos pela ética e capacitados para prestar um atendimento baseado em boas práticas, além de contribuir com o desenvolvimento científico por meio de parcerias, estudos e pesquisas nacionais e internacionais.

Atualmente, a instituição oferece programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, programas de residências médicas e multiprofissionais, cursos de atualização (continuados e de curta duração), Ensino à Distância (EAD), estágios, seminários e reuniões científicas.

Trabalho filantrópico

Desde sua concepção o Sírio-Libanês já nasceu com seu caráter filantrópico claro de formar um hospital que tivesse pobres e ricos, gratuitos e pagantes, para que os pagantes pudessem também pagar as despesas dos menos favorecidos.
Passado mais de 100 anos, a filantropia continua sendo o DNA da instituição e hoje se manifesta de formas distintas:
Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS)

Programa do Ministério da Saúde formado pelo Sírio-Libanês e outros cinco hospitais de referência no Brasil. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o Sistema Único de Saúde por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo próprio Ministério da Saúde.

Os projetos executados por meio do PROADI-SUS são geridos com recursos dos próprios hospitais participantes que se encaixam na definição de imunidade fiscal, no qual as instituições desembolsam os valores correspondentes a determinados tributos (PIS, COFINS e cota patronal do INSS) e aplicam no desenvolvimento de projetos que impactam efetivamente no desenvolvimento do SUS.

Os projetos PROADI-SUS são construídos pelos hospitais em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), áreas técnicas, entidades de classe e demais interessados. As iniciativas buscam abrangência nacional, garantindo que os recursos empregados resultem em benefícios para o desenvolvimento do SUS em todas as regiões do País.

Atualmente o Sírio-Libanês executa 21 projetos por meio do programa que estão espalhados por todo o país. Para mais informações sobre o PROADI, clique aqui.

 

“Num país de dimensão continental e com múltiplas carências é fundamental que as organizações que atuam de forma filantrópica estejam unidas e com um discurso alinhado. Isso facilita o pleito de questões transversais, bem como da possibilidade de darmos robustez a ações que seriam impossíveis se cada filantrópica tentasse a executar de forma isolada”. 

Vânia Bezerra, Diretora de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês

 

 

 

  • Abrace seu Bairro

Criado em 2001, o projeto desenvolve atividades relacionadas à promoção da saúde, cultura, educação, qualificação profissional e geração de renda, com foco em ações que favoreçam o desenvolvimento biopsicossocial de indivíduos e famílias.

Em 20 anos de atuação, foram atendidas:
+ 27 mil pessoas
+ 137 mil visualizações das atividades online só durante a pandemia.

Umas das iniciativas recente de destaque realizada pelo projeto é o curso de Articuladores Locais, que formou a primeira turma de novembro último com o objetivo de potencializar a qualificação de líderes comunitários que são engajados e realizam diversas ações em suas comunidades a fim de impactar ainda mais as regiões nas quais atuam. ​No conteúdo temas como Elaboração de projetos, Metodologia Ágil, Captação de Recursos, Mediação de Conflitos, entre outros. ​

  • Ambulatórios de Filantropia

Por meio de parceria com a gestão municipal e estadual de saúde em São Paulo (SP), o Sírio-Libanês realiza o atendimento de pacientes encaminhados por Unidade Básicas de Saúde (UBSs) da região central da Capital Paulista nas especialidades de oncomastologia e pediatria (para tratamento de obesidade e otorrinolaringologia), além da oferta de exames de ultrassonografia em ambulatórios próprios também localizados no complexo da Bela Vista, sede da instituição.

Uma fração significativa dos recursos é proveniente do próprio Hospital Sírio-Libanês, sendo também complementada pelo convênio com a prefeitura municipal de São Paulo.

  • IRSSL

Além disso, o Sírio-Libanês é também o mantenedor do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), por meio do qual faz a gestão de equipamentos públicos de saúde no estado de SP com atendimento 100% via SUS. São eles: Hospital Geral do Grajaú, Hospital Infantil Menino Jesus, Ambulatório Médico de Especialidades Interlagos, Ambulatório Multiassistencial (AMAS) no bairro de Santa Cecília, Hospital Regional de Jundiaí, Ambulatório Médico de Especialidades Jundiaí e um Núcleo de Saúde na região de Campos do Jordão.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.