Dia-da-Filantropia_post-face-13_10_2017Após aprovação no Congresso Nacional, o Dia Nacional da Filantropia foi promulgado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (05/12). Com isso, a data passa a constar no calendário oficial brasileiro e será comemorada anualmente no dia 20 de outubro. A iniciativa de instituição deste marco para o setor surgiu a partir de esforços do FONIF, que pleiteou junto ao poder público este reconhecimento às mais de onze mil entidades filantrópicas que atuam no país e cujo trabalho impacta a vida de milhões de brasileiros.

O pedido do FONIF para a criação da data foi acolhido em 2017 pelos deputados federais Antonio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG), que conduziram audiências públicas e debates sobre o tema na Câmara dos Deputados, em Brasília, visando sua aprovação. Na justificativa do projeto, os autores afirmaram que a iniciativa pretendia dar visibilidade à filantropia e à participação do cidadão na sociedade.

Apoiador da causa filantrópica, o deputado Antonio Brito lembrou em um dos debates públicos relacionados à data a importância da união do setor, convocando-o inclusive a iniciar as comemorações do Dia Nacional da Filantropia antes mesmo de sua promulgação oficial. “Vamos nos unir e mostrar a força da filantropia para o país e para o mundo”, defendeu o deputado.

Para o deputado Eduardo Barbosa, a instituição da data contribui para disseminar mais amplamente na sociedade a relevância das entidades filantrópicas. “Dia Nacional da Filantropia: fortalecer e transmitir às futuras gerações os princípios de compaixão e altruísmo como base das ações sociais em benefício do próximo”, declarou.

O presidente do FONIF, Custódio Pereira, reforça a fala dos parlamentares e lembra a importância de o setor manter-se alinhado para conquistar cada vez mais o reconhecimento da sociedade. “Nossas entidades beneficiam todos os anos mais de 160 milhões de pessoas com atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, educação e assistência social. Precisamos ter o reconhecimento, dar visibilidade e valorizar este setor, que tanto faz pela população brasileira”, declara Pereira.

Antes de ser promulgada pela Presidência da República, o projeto que originou o Dia Nacional da Filantropia foi aprovado na Câmara dos Deputados em dezembro de 2018, e no Senado Federal em outubro de 2019. Para conferir o documento de promulgação da lei, clique aqui.

Portal do DNF

Motivado pela fala do deputado Antonio Brito sobre antecipar as comemorações do Dia Nacional da Filantropia antes mesmo de sua aprovação oficial, o FONIF lançou em 2018 o Portal do Dia Nacional da Filantropia, espaço que visa estimular organizações, empresas e sociedade para a geração de ações relacionadas ao setor filantrópico, onde os visitantes podem cadastrar atividades filantrópicas realizadas em todo o Brasil, incluindo fotos, vídeos e testemunhos, contribuindo para a consolidação de um grande mapa da filantropia e da solidariedade no Brasil.

“Nosso objetivo é que esse portal se torne a principal referência sobre filantropia no País. Ele será construído a partir da contribuição de todos que que praticam a filantropia Brasil afora e esse conceito, de colaboração coletiva, dialoga perfeitamente com o cerne da nossa missão, que é cuidar do outro”, comenta Custódio Pereira, presidente do FONIF.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.