O Proadi-SUS acaba de publicar seu Relatório Anual 2025, trazendo um panorama completo sobre as contribuições do programa para o fortalecimento do SUS e os avanços alcançados a partir da atuação dos hospitais de excelência que integram essa iniciativa.
O programa é uma das mais relevantes parcerias público-privadas em saúde no Brasil, reunindo hospitais filantrópicos de excelência com o propósito de fortalecer o SUS por meio de projetos estruturantes que ampliam o acesso, aprimoram a qualidade da gestão e promovem avanços em pesquisa, inovação e capacitação.
Todos os hospitais que integram o Proadi-SUS são associados ao FONIF: A.C.Camargo Cancer Center, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Juntas, essas instituições compartilham sua expertise com a saúde pública, contribuindo para qualificar e modernizar serviços, especialmente em regiões que enfrentam maiores desafios.
As áreas de atuação do programa abrangem pesquisas de interesse público, avaliação e incorporação de tecnologias, assistência em alta complexidade, desenvolvimento de gestão em saúde e capacitação de profissionais do SUS. Desde 2009, já foram destinados mais de R$ 10,6 bilhões em recursos para iniciativas que impactam diretamente a saúde pública, com mais de 900 projetos executados até o fim do triênio 2024-2026.
Entre os resultados, destacam-se a ampliação do acesso a serviços especializados, a capacitação de milhares de profissionais, o fortalecimento das UTIs e serviços de alta complexidade e o desenvolvimento de pesquisas que subsidiam a formulação de políticas públicas mais eficientes e inovadoras.
Todas essas informações estão reunidas no Relatório Anual 2025, disponível aqui.

