A B3 – Bolsa de Valores de São Paulo reuniu, nesta segunda-feira (20), lideranças empresariais e referências do setor de investimento social privado para celebrar o Dia Nacional da Filantropia, data criada a partir de uma mobilização liderada pelo FONIF.
O evento, realizado em parceria com a Comunitas e o GIFE, promoveu o tradicional “Toque da Campainha da Filantropia”, um gesto simbólico que, nas palavras da head da B3 Social, Fabiana Prianti, “reforça o papel do investimento social privado na construção de um Brasil mais justo”.
Carmem Murara, diretora de Comunicação, e José Luis Turiani, secretário executivo do FONIF, participaram da cerimônia, que reuniu executivos e líderes do setor para debater o papel transformador da filantropia corporativa.
Entre os destaques do evento, Neca Setubal, da Fundação Tide Setubal, destacou que governança e transparência são pilares essenciais para a inclusão e a redução das desigualdades, reforçando que não há desenvolvimento sem equidade.
Aron Zylberman, da Cyrela, lembrou que dedicar-se à sociedade gera felicidade e propôs que todas as empresas listadas na B3 adotem o “compromisso 1%”, destinando parte do lucro líquido ao investimento social.
Patrícia Loyola, da Comunitas, celebrou o crescimento do investimento social privado, com 75% dos recursos vindos diretamente das empresas, sendo a Educação a principal causa apoiada.
O GIFE, que há 30 anos reunia 17 organizações e hoje representa mais de 170, contabiliza um investimento anual de R$ 5 bilhões, dos quais R$ 3,7 bilhões provenientes da iniciativa privada.
O toque da campainha representa mais do que um ato simbólico: é um chamado coletivo à união e à confiança, lembrando que a filantropia é parte essencial de um país desenvolvido e sustentável.
Em seu perfil de LinkedIn, Carmem lembrou uma citação de Santo Agostinho perfeita para a ocasião:
“A esperança tem duas filhas lindas: indignação e coragem.”
E concluiu: “Que tenhamos ambas, para transformar a indignação em ação e a coragem em compromisso”.

