Dando continuidade à agenda de aproximação com instituições associadas, o presidente do FONIF, Custódio Pereira, realizou, em julho, uma visita institucional ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. A reunião contou com a participação do diretor-presidente da instituição, José Marcelo de Oliveira, e da diretora executiva de Pessoas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Carol Gomes.

O encontro foi marcado por um amplo diálogo sobre os desafios e as oportunidades para o fortalecimento da filantropia em saúde no Brasil. Entre os temas discutidos estiveram a atuação da Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados (AHFIP), a participação de instituições brasileiras na conferência da Association for Healthcare Philanthropy (AHP) e iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura da doação e do investimento social no setor hospitalar.

Outro destaque da reunião foi o movimento Filantropia na Cidade, criado pelo FONIF para mobilizar instituições beneficentes, empresas, universidades e voluntários em ações de impacto social realizadas em comemoração ao Dia Nacional da Filantropia. Os participantes compartilharam experiências e discutiram possibilidades de ampliar a participação de hospitais filantrópicos na iniciativa, fortalecendo ainda mais a integração entre diferentes organizações.

Ao longo da conversa, também foram abordados os desafios enfrentados pelas instituições filantrópicas diante das mudanças regulatórias em curso, especialmente no contexto da Reforma Tributária. O diálogo reforçou a importância da atuação coordenada entre as organizações para defender condições que garantam a continuidade dos serviços prestados à população.

A visita reafirma a estratégia do FONIF de estreitar o relacionamento com suas associadas, fortalecer o intercâmbio de experiências e construir soluções conjuntas capazes de ampliar o impacto social da filantropia em saúde. Em um cenário de profundas transformações para o setor, iniciativas como essa contribuem para consolidar uma atuação cada vez mais integrada entre as instituições beneficentes brasileiras.

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2026   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.