6.1 Uso da plataforma Google for Education para EAD

Enquanto participava da capacitação dos docentes, na plataforma G Suite, da Google for Education, antes do início das aulas, o professor Eduardo Clímaco, do curso de Ciências Farmacêuticas, tinha duas preocupações: insegurança em lidar com uma ferramenta nova, repleta de recursos e opções de comunicação e a possibilidade de uma baixa adesão por parte dos alunos.

 

A resposta a todos esses questionamentos veio na manhã do último dia 13-04 e não poderia ser mais positiva, já que ministrou aula para uma classroom com 45 alunos. “Apesar de ser uma plataforma muito abrangente, o Google for Education é muito intuitivo e fácil de se trabalhar. O Hangout Meet se mostrou estável, mantendo conexão com vídeo e aula por 4h30 ininterruptas. Os alunos estão participativos e comprometidos”, comemora.

 

Embora a ferramenta escolhida pela Unaerp, para dar suporte as aulas mediadas por tecnologia, seja rápida, leve, eficiente e intuitiva, toda a comunidade acadêmica precisou se adaptar a uma nova realidade. Nesse momento, professores estão voltando às salas de aulas como mestres e aprendizes.

 

Para a coordenadora do curso de Psicologia, professora Mariana Araujo Noce, os docentes se uniram ainda mais para trabalhar de modo colaborativo, aproveitando as experiências e as diferentes habilidades de cada um. “Essa nova forma de ensinar e interagir durante as aulas nos desafia a lidar com nossos medos e a aprender novos recursos, ao mesmo tempo que está superando as expectativas e gerando mais aproximação, empatia e cooperação entre discentes e docentes”, afirma.

 

Relação fortalecida em sala de aula – Toda essa sintonia entre os professores, que estão empenhados em tornar essa experiência a melhor possível, foi sentida em sala. Quem garante é a estudante da 5ª etapa de Psicologia, Patrícia Helena. “As aulas que tive já renderam bastante. Os professores foram pontuais, atenciosos e sinceros conosco, aptos a responder todas as nossas perguntas e quando eles não sabiam foram honestos em falar que retornariam com a informação assim que possível. Imagino que quando todo mundo estiver familiarizado o aproveitamento que teremos será ainda maior”.

 

Durante todo o processo de implantação da nova ferramenta de aprendizagem, a Unaerp manteve a preocupação em oferecer conteúdo de qualidade e a excelência de ensino. E por meio dos esforços de Reitoria, diretorias e corpo docente a meta foi atingida. “Consideramos que, dentro da proposta atual, de minimizar as perdas do aluno decorrentes da impossibilidade de se realizar tutorias presenciais na metodologia PBL, os objetivos foram alcançados, percepção partilhada por alunos e docentes”, explica o assistente de coordenação e tutor do curso de Medicina, professor Lucélio Bernardes Couto.

 

Diante de um cenário de tensão e incertezas, a esperança de nossos alunos nos incentiva a seguir. “O primeiro passo foi dado. A Universidade deixou clara a importância que seus alunos têm e mantém uma estrutura de extrema qualidade para nos manter o mais preparados possível. Com toda essa base e carinho, o resto fica nas mãos de cada um, dando seu melhor nos estudos, se dedicando e respeitando o momento presente, que exige muito de nós”, conclui Júlia Nunes Estrela de Carvalho, aluna da 1 ª etapa de Psicologia.

 

As experiências dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, com a plataforma G Suite For Education, também são positivas e os alunos estão conseguindo aproveitar ao máximo os conteúdos ministrados nas aulas virtuais diárias.

 

 

Segundo professor Eduardo Clímaco, do curso de Farmácia, “os alunos, estão participativos e comprometidos com as aulas”

 

 

Júlia Nunes: “A Universidade deixou clara a importância que seus alunos têm e mantém uma estrutura de extrema qualidade para nos manter o mais preparados possível”

 

– Assessoria de imprensa

Campus Ribeirão

E-mail: ebarbi@unaerp.br / tcsouza@unaerp.br / vicarvalho@unaerp.br

Campus Guarujá

E-mail: aoliveira@unaerp.br

ASSOCIE-SE
Atuantes no setor filantrópico nas áreas de educação, saúde e assistência social, podem se associar. Saiba como.
QUEM SOMOS
Uma associação sem fins lucrativos, com objetivo de garantir os direitos e interesses das instituições filantrópicas. Saiba como.
CONTATO
Tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho. Envie suas sugestões e comentários através do nosso Formulário.

Cadastre-se

Fonif 2024   |   Política de privacidade

Conforme Política de Privacidade e Proteção de Dados recentemente atualizada, o FONIF utiliza cookies e tecnologia semelhante para melhorar a sua experiência no site e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Recomendamos a leitura da nossa Política.