Na edição do Relatório Anual de 2022, o FONIF apresenta os destaques de um ano que foi marcado, entre outras conquistas, pelo lançamento da terceira edição da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico no Brasil”. O estudo, uma iniciativa do FONIF, conduzido pela DOM Strategy Partners e auditado pela AUDISA, mostra que as instituições filantrópicas retornam à sociedade quase dez vezes mais do que recebem de imunidade tributária.
A estratégia de articulação política liderada pelo FONIF incluiu vários eventos, muitas reuniões e uma grande mobilização para sensibilizar os parlamentares e a sociedade sobre o tema. Trabalhamos também em parceria para construir a “Carta aos Presidenciáveis”, um compilado das prioridades do setor filantrópico nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. No final do ano, a carta foi entregue em mãos ao Senador Randolfe Rodrigues e ao Deputado Antonio Brito, que entregaria o documento ao presidente eleito Lula.
Comemoramos mais um Dia Nacional da Filantropia, em 20 de outubro, em um evento presencial que contou com a presença de Preto Zezé, Wellington Nogueira e Letícia Vidica para discutir o papel da filantropia em diminuir as desigualdades do nosso país. No mesmo dia, lançamos o concurso “Olhares da Filantropia”, que busca premiar os melhores registros fotográficos de ações solidárias em todo o Brasil.
Outra conquista é o sucesso dos três cursos realizados pela Universidade Corporativa do FONIF em parceria com o IBGC e o apoio do SEMESP e da ANEC. Tem sido gratificante oferecer qualificação profissional de qualidade aos colaboradores de instituições do setor, nas áreas de Governança Corporativa, Captação de Recursos e Comunicação.