RELATÓRIO ANUAL

2020

fonif-logo

O Fonif - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento das entidades filantrópicas que atuam no Brasil, colaborando, de forma pioneira no país, para a defesa de suas demandas em diferentes âmbitos da sociedade.

Constituído legalmente em 2015, a iniciativa que deu origem à fundação do FONIF remete ao ano de 2013, quando cerca de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, tanto de origem confessional como fundações e associações civis, reuniram-se para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades, cujo trabalho contribui de forma fundamental para o país nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF a fim de evidenciar a relevância do segmento para país foi a realização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners, com auditoria da Audisa. A primeira versão da pesquisa, lançada em 2016, representou um marco para as filantrópicas brasileiras, já que pela primeira vez se consolidava no país um estudo organizado e confiável sobre suas atividades, com dados reais sobre sua atuação em todo o Brasil, tornando evidente sua importância para as populações mais carentes. Em 2019 o FONIF lançou uma versão atualizada da pesquisa que, assim como o primeiro levantamento, deixou clara a representatividade do setor filantrópico para o país e o seu retorno para a sociedade frente às imunidades tributárias que lhes são garantidas na Constituição Federal: a cada R$1,00 investido pelo Estado no setor, a contrapartida real é de R$7,39 em benefícios entregues à população, mostrou o estudo. Fortalecido pela clareza que tais dados trazem ao debate sobre a atividade filantrópica, o FONIF promove de forma permanente uma série de atividades voltadas à defesa e garantia de direitos das instituições filantrópicas, assim como aconteceu em 2019 na discussão em torno da Reforma da Previdência, ocasião da qual o setor saiu vitorioso com a manutenção das imunidades fiscais que permitem a continuidade de sua missão e, consequentemente, o atendimento a milhões de brasileiros.

Atuar em defesa dos interesses das entidades beneficentes de assistência social, de educação e de saúde, promovendo sinergia e fortalecimento do setor e visando à plena garantia de seus direitos constitucionais.

Ser reconhecido nacionalmente pela sua atuação em prol das entidades filantrópicas.

Unidos por uma causa comum, acolhendo a riqueza da pluralidade.

Ética
Credibilidade
Pluralidade
Solidariedade
União

FONIF MANTÉM PRESENÇA
NA MÍDIA EM 2020

OS DESAFIOS EM SE RELACIONAR COM A IMPRENSA E PAUTAR A FILANTROPIA EM 2020

A exemplo dos últimos anos, a comunicação continuou sendo um fator fundamental na missão do FONIF de defender a causa filantrópica e difundir na sociedade informações a respeito da importância do setor para o país.

Além das ações de assessoria de imprensa, que mais uma vez contribuíram para ampliar a visibilidade das atividades do FONIF junto à sociedade, a instituição seguiu investindo no marketing digital como parte do planejamento estratégico de relacionamento com seus principais públicos. Um mix de ferramentas foram utilizadas durante o ano, como inbound marketing, newsletters, monitoramento diário de notícias, transmissão de webinars no Youtube, além da atualização periódica de conteúdo nos canais digitais da instituição, como site e redes sociais - Facebook, Linkedin e Instagram.

498

novos Inscritos

no Youtube
2255000

pessoas alcançadas

no Facebook e Instagram
49871

páginas visualizadas

no site do Fonif
5839

fãs e seguidores

no Instagram e Facebook

Redes Sociais

Em 2020, o Fonif investiu na comunicação digital, com foco no Facebook e Instagram. As redes sociais foram o foco da campanha "Proteja quem sempre cuidou de você", que acabou sendo responsável por 73% de todo o alcance dos posts. Mas também foram um importante canal de comunicação com novos seguidores, divulgação de eventos e conexão com os associados.

Site

Em 2020, o site do Fonif foi remodelado com objetivo de melhorar a acessibilidade e a segurança para os usuários. Outra novidade foi o lançamento do site institucional em três línguas: espanhol, inglês e alemão, o que contribui para que organizações e universidades interessadas no setor filantrópico possam conhecer o trabalho inédito desenvolvido. "A internacionalização do conteúdo digital pode alavancar parcerias, o que é uma das metas do Fonif", reforça Custódio Pereira, presidente do Fórum.

Youtube

A plataforma passou a ser utilizada pelo Fonif em 2020 para transmitir os webinars da Universidade Corporativa, o que atraiu uma grande audiência: 8,5 mil visualizações e 498 inscritos no canal.

POR QUE É ESSENCIAL INVESTIR EM COMUNICAÇÃO?

BATE-PAPO COM CARMEM MURARA, DIRETORA DE COMUNICAÇÃO DO FONIF 

PANORAMA JURÍDICO EM 2020

BATE-PAPO COM THIAGO CABRAL, DIRETOR JURÍDICO DO FONIF

Universidade Corporativa nasce para contribuir com formação dos profissionais do setor filantrópico

O setor filantrópico desempenha hoje um papel fundamental para viabilizar o acesso de milhões de brasileiros a serviços de saúde, educação e assistência social. A operação do segmento é bastante ampla, com mais de 11 mil entidades em atuação em todo o país, que empregam 2,3 milhões de pessoas. Outra característica importante do setor é a heterogeneidade, uma vez que as entidades possuem diferentes características no que diz respeito à gestão e governança, sendo comum entre todas elas a necessidade de manter suas equipes atualizadas e capacitadas para lidar com os complexos processos regulatórios e de prestação de contas a que são submetidas. Diante isso, o Fonif lançou em 2020 sua Universidade Corporativa, com objetivo de oferecer palestras e cursos voltados à realidade do setor filantrópico brasileiro, visando seu desenvolvimento e aprimoramento, além de torná-lo cada vez mais profissional, eficiente e competitivo. “O setor filantrópico representa muito para o nosso país, por isso queremos desenvolver valores que são considerados fundamentais para o sucesso das instituições, além de promover a capacitação contínua de seus colaboradores, parceiros, associados e apoiadores. Temos cumprido um papel estratégico no fortalecimento da filantropia brasileira, mobilizando cada vez mais o setor, e a Universidade Corporativa é mais um passo que damos com esse objetivo. O projeto veio para trazer mais conhecimento e qualificação ao nosso segmento”, esclarece o presidente Custódio Pereira. Em 2020, a Universidade promoveu diversos webinars no canal do Youtube do Fonif com atividades de formação para profissionais do setor. Nos últimos meses, temas como Branding, Formação de equipes de alto desempenho e as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) atraíram uma grande audiência. 

WEBINARS ALCANÇAM MILHARES DE PESSOAS E ABORDAM ASSUNTOS ESTRATÉGICOS PARA FILANTRÓPICAS

BATE-PAPO COM CUSTÓDIO PEREIRA

Para o presidente do Fonif, 2021 será o ano de consolidar a oferta de cursos, workshops, seminários e palestras para dirigentes, gestores, assessores jurídicos, fornecedores e parceiros, profissionais da área técnica e administrativa e voluntários, nas áreas de atendimento, finanças, recursos humanos, governança corporativa, entre outras. Outra meta da Universidade Corporativa é estabelecer parcerias para o desenvolvimento dos conteúdos, como a que já foi realizada com o Semesp e IBGC para o curso de Governança Corporativa.
Confira mais detalhes no vídeo.

Os voluntários que apoiam o FONIF desempenham um papel determinante na defesa da filantropia e nas conquistas do setor.
Ao longo de sua história, o Fórum sempre contou com a contribuição e engejamento de voluntários de diversas áreas - e em 2020 não foi diferente!
além dos diretres estatutários, conselheiros, especialistas e colaboradores já mencionados, registramos mais alguns nomes de dedicados voluntários que fizeram o FONIF mais forte ao longo do último ano.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente colaboraram conosco em nossa importante missão em defesa das filantrópicas.

Miro Severiano da Silva - Gerente Financeiro
Marcelo Olaia - Gerente de Controladoria
Mirna Pagamissi - Gerente Administrativo
Débora Carnezi
Luiz Kawakami
Wilians Coan