RELATÓRIO ANUAL

2021

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O FONIF - Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento das entidades filantrópicas que atuam no Brasil, colaborando, de forma pioneira no país, para a defesa de suas demandas em diferentes âmbitos da sociedade.

Constituído legalmente em 2015, a iniciativa que deu origem à fundação do FONIF remete ao ano de 2013, quando cerca de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, tanto de origem confessional como fundações e associações civis, reuniram-se para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades, cujo trabalho contribui de forma fundamental para o país nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF a fim de evidenciar a relevância do segmento para o país foi a realização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners, com auditoria da Audisa. A primeira versão da pesquisa, lançada em 2016, representou um marco para as filantrópicas brasileiras, já que pela primeira vez se consolidava no país um estudo organizado e confiável sobre suas atividades, com dados reais sobre sua atuação em todo o Brasil, tornando evidente sua importância para as populações mais carentes.

Em 2019, o FONIF lançou uma versão atualizada da pesquisa, mostrando que a cada R$1,00 investido pelo Estado no setor, a contrapartida real era de R$7,39 em benefícios entregues à população. A terceira edição do estudo vai ser publicada em 2022, trazendo ainda mais visibilidade e transparência dos dados do setor. A partir da relação das instituições identificadas com a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), foi possível aferir o retorno médio da prestação de serviços das instituições filantrópicas em suas respectivas áreas de atuaçāo, no valor R$9,96 para cada R$1,00 de contrapartida à imunidade do pagamento da cota patronal, referente ao ano de 2020.

O FONIF promove de forma permanente uma série de atividades voltadas à defesa e garantia de direitos das instituições filantrópicas, assim como aconteceu em 2019 na discussão em torno da Reforma da Previdência, ocasião da qual o setor saiu vitorioso com a manutenção das imunidades fiscais que permitem a continuidade de sua missão e, consequentemente, o atendimento a milhões de brasileiros.

Defender as instituições filantrópicas e fortalecer a filantropia no país

Tornar o setor filantrópico reconhecido e respeitado pela sociedade e pelo poder público.

Ética
Credibilidade
Defesa e união do setor filantrópico
Compromisso com a sociedade

Unidos por uma causa comum, em defesa da filantropia.

Cursos online de formação atraem profissionais do setor filantrópico

As Universidades Corporativas do FONIF e do Semesp se uniram para oferecer dois programas de formação online ao longo de 2021. O curso "Governança Corporativa em Organizações Sem Fins Lucrativos" contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, e atraiu profissionais do setor dispostos a atualizar seus conhecimentos na área para uma gestão com transparência, equidade e prestação responsável de suas contas. Devido à alta demanda, uma segunda turma foi ofertada no segundo semestre com a parceria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Outro programa inédito foi o de "Fundraising - Captação de Recursos para Organizações sem fins de lucro e filantrópicas". Destinado a presidentes, diretores e gestores das áreas de Captação de Recursos ou Desenvolvimento, assim como voluntários e profissionais das áreas educação, saúde e assistência social, o curso também contou com o apoio institucional da ANEC. "Aprender a pedir para quem está disposto a doar ainda é um grande desafio para instituições sem fins lucrativos, portanto o assunto sempre é prioridade para profissionais do setor", reforça Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Em 2022, além dos cursos de Governança e Fundraising, as Universidades Corporativas vão ofertar o programa "Comunicação para o Terceiro Setor". Carmem Murara, diretora de Comunicaçāo do FONIF e de Relações institucionais do Grupo Marista, antecipa que o novo curso pretende oferecer um mix de conteúdos que apoiem o profissional do terceiro setor a encontrar novas formas de comunicação capazes de gerar resultados para a sustentabilidade financeira, construção da imagem, reputação e marca das organizações.

 

 

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Webinar - debate ciberataques e segurança digital

 

Uma das principais habilidades do século XXI é saber navegar com segurança em um mundo cada vez mais digital. Segundo dados da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, mais de 3,4 bilhões tentativas de ataques cibernéticos aconteceram no Brasil entre janeiro e setembro de 2020, de um total de 20 bilhões em toda a América Latina e Caribe. Diante desse cenário, o FONIF realizou o webinar "Ciberataques - o papel das pessoas na segurança digital" para debater as principais técnicas utilizadas nos ataques, casos que ganharam repercussāo internacional, além de dicas de como pessoas e as empresas podem evitar serem vítimas de um crime digital.

Mediado por Custódio Pereira, o webinar contou com a participação de Pedro Ivo, CEO & Co-Founder da PhishX, empresa que está ajudando a popularizar o conhecimento de segurança digital e compliance em mais 90 países; e Adriano Filadoro Ribeiro, CEO da Online Data Cloud, com sólida vivência em Tecnologia da Informação e mais de 20 anos de atuação na área de segurança, virtualização e infraestrutura.

O evento faz parte da programação de atividades da Universidade Corporativa que oferece atividades de formação para profissionais do setor filantrópico, visando seu desenvolvimento e aprimoramento.

Apesar dos obstáculos e incertezas de 2021, é inspirador ver como a comunidade filantrópica aproveitou a urgência do momento e acelerou o mundo em direção ao próximo normal.

Como as organizações sem fins lucrativos inspiraram a transformação nas comunidades que atendem, muitas perceberam que, para manter e aumentar seu impacto neste novo mundo, elas precisavam se transformar – principalmente quando se trata de tecnologia.

De acordo com o relatório da Salesforce, em um mundo cada vez mais digital, as organizações sem fins lucrativos precisam aproveitar os dados para informar a tomada de decisões, alcançar novos públicos, personalizar as comunicações e prever a receita de captação de recursos.

No FONIF, a comunicação digital continuou sendo um fator fundamental na missão de defender a causa filantrópica e difundir na sociedade informações a respeito da importância do setor para o país. Cinco destaques positivos de comunicaçāo em 2021 foram:

 

  1. O fortalecimento da presença digital (com conteúdos periódicos nas redes sociais e no site) e eventos sobre filantropia tiveram um impacto positivo na ampliação da base de leads (+218%), novos seguidores no Instagram (+283) e novos inscritos no canal do Youtube (+205).
  2. Ampliação da presença do FONIF na imprensa, com pautas em CBN, TV Aparecida, Rádio Trianon, TV Senado, etc, além da diversificação dos porta-vozes.
  3. Aproximação com associados: troca de experiências, compartilhamento de conteúdos e eventos, ações em conjunto.
  4. Avaliação positiva do Encontro de Comunicação, o que mostra a demanda por conteúdos de filantropia.
  5. Um mix de ferramentas foram utilizadas durante o ano, como inbound marketing, newsletters, monitoramento diário de notícias, transmissão de webinars no Youtube, além da atualização periódica de conteúdo nos canais digitais da instituição, como site e redes sociais - Facebook, Linkedin e Instagram.

"Em 2022, três das principais estratégias de comunicaçāo do FONIF sāo ampliar a compreensão pública sobre o trabalho das instituições filantrópicas no Brasil; engajar formadores de opinião capazes de ecoar por diferentes meios as mensagens do setor filantrópico e nutrir relacionamentos com stakeholders internos e externos"

Carmem Murara, diretora de Comunicação do FONIF

Youtube

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Novos Inscritos

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Pessoas atingidas

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Novos Fãs

371000

Alcance

Instagram

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73000

Alcance

283

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LinkedIn

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Seguidores

50

% em São Paulo

40

% de Nivel Sênior

Website

4161

Visualizações

60

Seg. de Permanência Média

2496

Novos Seguidores

FONIF MANTÉM PRESENÇA NA MÍDIA EM 2021

O trabalho voluntário é a força que move o FONIF. Toda a Diretoria, membros dos Conselhos e Comitês são voluntários que contribuem diariamente com as atividades do Fórum.
Em 2021, foram mais de 2.000 horas dedicadas às reuniões, eventos e demandas do setor filantrópico. Nosso profundo agradecimento a todos que dedicaram esse tempo precioso em prol da filantropia.

Antonio Tabosa Gomes (Padre)
Argemiro Severiano
Caio Eduardo Thomas
Carmem Regina Murara
Custódio Pereira
Dora Silvia Cunha Bueno
Ednilson Guioti
Edson Rogatti
Euler Pereira Bahia

Fabio Aparecido Oliveira dos Santos
Francisco Solano Portela Neto
José Inácio Ramos
Marcelo Olaia
Marcos Paulo Fracasso
Marcelo Monello
Thiago Ferreira Cabral
Vanderlei Vianna